Como ficar Rico | Sacrifícios necessários

Todos já sonhámos sobre como seria ser milionário. Mas ficar rico de um dia para o outro não é possível sem ser ganhando a lotaria. Para atingir a independência financeira é preciso estratégia, dedicação, disciplina, paciência e muito trabalho.

Se consegues ou não depende da tua real vontade de atingir este objectivo. Se já decidiste que este é o teu objectivo, eu mostro-te quais os sacrifícios necessários para atingires a independência financeira. Queres saber quais são estes sacrifícios? Então continua a ler este artigo, ou vê o meu vídeo no youtube.

Que recursos precisas para atingir a riqueza?

Dinheiro para investir, uma boa rentabilidade do(s) investimento(s) e tempo.

Quanto mais dinheiro investires melhor e quanto antes o investires melhor ainda. Desta forma tiras proveito do juro composto.

Para ter dinheiro precisas de o ganhar e depois poupar. Isto implica trabalho e idealmente adotar um estilo de vida simples, com poucos gastos, para conseguires poupar o máximo possível. Para ler mais sobre como ganhar dinheiro de forma inteligente vê este artigo e para aprenderes a poupar vê este.

Investimentos com uma boa rentabilidade é uma questão de fazer uma boa pesquisa.

Tempo já tens. Quanto mais novo começares mais tempo tens e mais rapidamente consegues atingir a independência financeira, como podes ler aqui no ponto 3.

Para conseguires maximizar e/ou obter estes recursos e atingir a independência financeira precisas de quatro coisas: adotar hábitos financeiros, eliminar o consumismo, viver abaixo das tuas possibilidades e investir a diferença.

Adotar bons hábitos financeiros

Há muitas pessoas que já o fazem, e se for o caso, podes saltar este passo. Adotar hábitos financeiros é essencial para atingir a independência financeira. Bons hábitos financeiros incluem:

  • Definir objetivos financeiros;
  • Poupar mensalmente;
  • Elaborar um orçamento pessoal;
  • Controlar os gastos;
  • Criar uma reserva de emergência.

Só é possível atingir a independência financeira e ficar rico ao teres a tua vida financeira sob controlo e bem organizada.

Eliminar o consumismo da sua vida

O valor que precisas para atingir a independência financeira depende do teu estilo de vida. Quanto menos consumista fores, menos gastas e menos precisas. Queres saber qual é valor que tu precisas? Então lê este artigo, onde te ensino a calcular o teu valor.

O consumismo está dentro de nós porque nos é induzido sem darmos conta através das publicidades. Somos escravos do consumismo, porque para alimentar o nosso estilo de vida, muitas vezes sacrificamos outras coisas mais importantes, como por exemplo poupar.

O consumismo dá-nos uma satisfação temporária. Senti-mo-nos bem durante um tempo, e depois essa sensação desaparece. Quando compramos alguma coisa, normalmente não pensamos nas consequências a longo prazo.

Precisas de deixar de fazer compras por impulso e pensar a longo prazo. Podes sentir isso como um sacrifício, mas será um benefício a longo prazo.

Viver abaixo das tuas possibilidades

Para ficar rico é preciso sacrificar nalgumas coisas, como por exemplo viver com poucos luxos. Há poucas pessoas dispostas a viver abaixo das possibilidades. Normalmente quanto mais as pessoas começam a ganhar, mais gastam. Adaptam o seu estilo de vida às suas capacidades económicas.

Isto traz dois problemas: se por algum motivo fores despedido, ou de repente ganharem menos, vai ser muito complicado voltar a ter um estilo de vida mais frugal. E ainda: podes ganhar mais, mas se também gastas mais, não sobra mais e não consegues poupar tanto quanto devias.

Viver abaixo das possibilidades não significa fazer sacrifícios desnecessários. Significa não adotar luxos desnecessários e continuar a ter atenção aos gastos. Quando recebemos um aumento, é muito fácil deixar de olhar aos gastos ou ir jantar fora as vezes que nos apetecer, sem olhar para os preços. Mas isto vai nos fazer mais feliz a longo prazo?

A ideia é, quando há oportunidade para poupares, mesmo que não precises porque tens possibilidades, aproveitas para poupar.

Investir a diferença

Só consegues chegar a este passo se cumprires os anteriores, porque precisas de dinheiro para o poderes investir. Muitas pessoas pensam que o segredo para ficar rico está nos investimentos escolhidos, mas nada é menos verdade. O sucesso financeira está nos três passos anteriores.

Ao teres capital, podes investi-lo a tirar proveito da rentabilidade, conseguindo assim criar rendimento passivo. Investir implica sempre risco. Podes é optar por investimentos de baixo risco.

Pessoalmente recomendo Fundos de Índice e investimentos imobiliários. Quanto mais diversificados forem os teus investimentos, menor o risco.

Não consegues controlar o nem o tempo nem aumentar a rentabilidade dos seus investimentos sem correr riscos. O que controlas é a quantidade que investes mensalmente.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *