FAQs

QUE LIVROS RECOMENDAS PARA QUEM QUER SABER MAIS SOBRE FINANÇAS PESSOAIS?

Pai Rico Pai Pobre, de Robert Kiyosaki, para entender o conceito deixar de trabalhar por dinheiro e fazer o dinheiro trabalhar para ti. Este livro explica de forma simples algumas bases das finanças pessoais e como conseguirás atingir a independência financeira. É um dos meus livros preferidos 🙂

Segredos da mente milionária, de T. Harv Eker. Este livro fala no motivo pelo qual algumas pessoas estão destinadas à riqueza e outras a uma vida mais dura. Isto tem muito a ver com mindset e este livro ajuda a mudar esse mindset.

4 Horas por Semana, de Tim Ferris. Este livro é para quem procura viver mais e trabalhar menos. Hoje em dia valoriza-se mais ter tempo e mobilidade, e Tim explica como podemos usar o outsourcing como meio de fazer o dinheiro trabalhar por nós e assim podermos trabalhar apenas quatro horas por semana. 

The Millionaire Next Door – The Surprising Secrets Of America’S Wealthy, de Thomas J. Ph.D. Stanley e William D. Danko. Os hábitos dos milionários são diferentes dos que imaginamos. Quais as suas profissões e ocupações? Onde fazem suas compras? Como fazem seus investimentos? Como ficaram ricos? Será que algum dia eu também poderei ser milionário? São algumas das perguntas respondidas neste livro.


QUERO COMEÇAR A INVESTIR. POR ONDE DEVO COMEÇAR?

Antes de começar a investir, precisas de organizar as tuas finanças pessoais e te preparar devidamente.

Precisas de saber:

– qual é teu perfil de investidor
– qual é o risco que estás disposto a correr
– quanto dinheiro tens para investir
– quais os teus objetivos ao investir 
– se queres retorno a curto, médio, longo prazo
– precisas de adquirir conhecimento sobre investimentos

Escrevi um Ebook que te ajuda a preparar-te para começar a investir. Podes fazer download grátis aqui: EBOOK – Guia de Investimento para Iniciantes.


ONDE POSSO GUARDAR O MEU FUNDO DE EMERGÊNCIA?

O fundo de emergência deve ser guardado num sítio com elevada ou total liquidez. Isto é, que possas resgatar o capital a qualquer momento. O objetivo principal é que o montante esteja seguro e idealmente não perca valor. 

Algumas opções onde guardar o fundo de emergência são: numa conta poupança ou em certificados de aforro. Na conta a ordem, ou em casa não é aconselhável visto estar garantidamente a perder valor para a inflação.

Aqui podes ler mais sobre o fundo de emergência.


QUE PODCASTS SOBRE FINANÇAS PESSOAIS RECOMENDAS?

Moneybar, da Bárbara Barroso e o Contas Poupança do Pedro Andersson.


COMO SEI SE É UMA BOA ALTURA PARA INVESTIR?

Mais importante que definir qual a melhor altura para começar, é começar. Quanto mais tempo esperas, mais tempo demoras a receber rendimento dos teus investimentos. Podes optar por uma estratégia chamada Timing the Market, onde compras e vendes com base em previsões do mercado. Muitos especialistas defendem que isso é muito difícil e os potenciais ganhos poderão não compensar o tempo investido. Na minha opinião, é mais importante estarmos bem preparados para começar a investir e começar o quanto antes. 


DEVO INVESTIR NESTE PRODUTO FINANCEIRO?

Há muitas pessoas que me perguntam o que eu acho de um determinado produto. Se recomendo ou não investir no mesmo.  Não sendo consultora financeira, não devo fazer recomendações. O que eu faço, é dar as ferramentas para tu conseguires escolher o melhor produto para a tua situação financeira pessoal.

A decisão de investir ou não num determinado produto é muito pessoal e eu não consigo dar uma opinião porque, esta decisão irá sempre depende de várias fatores, nomeadamente:

– do perfil de investidor
– dos objetivos financeiros
– do teu horizonte temporal
– da tua estratégia e filosofia de investimento
– dos outros produtos que já tenhas na carteira de investimentos (para saber se este produto complementa bem o teu portfólio e se ajuda na diversificação)
– que liquidez pretendes
– etc…

Se souberes isto tudo, será mais fácil saber se deves ou não investir num determinado produto.