A decisão que transformou a minha vida financeira | Finanças Pessoais
Quando eu era mais nova nunca pensei muito sobre finanças pessoais e dinheiro. Mais tarde isto veio a ter um papel importante na minha vida. Esta mudança aconteceu devido a uma decisão que eu tomei a uma certa altura da minha vida. Esta decisão fez-me ver as coisas de forma diferente e quase que diria, garantir o meu sucesso financeiro.
Na verdade houver várias decisões que transformaram a minha vida financeira pela positiva e neste artigo vou partilhá-las contigo. Podem também optar por ver o vídeo.
O antes
Desde criança recebi educação financeira dos meus pais. Aprendi a gerir o meu próprio dinheiro desde muito cedo. Quando fui para a universidade e tinha um budget (limitado) para gerir, tive alguma dificuldade em me controlar para não gasto tudo. No final do mês nunca tinha dinheiro e poupar estava fora de questão. Não porque tinha pouco dinheiro, mas não o sabia gerir.
Um dia, estava numa livraria à procura de um livro e deparei-me com um livro de finanças pessoais chamado Segredos da Mente Milionária de T. Harv Eker. Chamou-me logo à atenção e decidi comprar. Li o livro nesse mesmo dia e fiquei completamente motivada para pôr em prática tudo o que tinha aprendido no livro. A verdade é que para isso tinha de ter dinheiro poupado e eu não tinha. E assim, o assunto ficou esquecido.
Uma mudança
Foi quando comecei a trabalhar que a minha vida financeira mudou. De repente recebia um valor mensal bem mais elevado. Mas os meus gastos não subiram assim tanto. Ou seja, sobrava-me dinheiro todos os meses. Deixava o dinheiro estar na conta e não olhava muito para aquilo. Um ano depois, olhei para as minhas poupanças e vi que tinha juntado um valor bastante considerável.
Aquilo deu-me uma sensação de poder. Como consegui juntar esse dinheiro sem grande sacrifício, sentia-me poderosa. Como se dinheiro me desse poder. Senta-me uma máquina de fazer dinheiro. Na verdade não sei porque é que ficava com essa sensação de poder, porque dinheiro não dá necessariamente poder, muito menos se não fizermos nada com ele.
Lembrei-me do livro que tinha lido porque agora que já tinha poupanças, já poderia aplicar as estratégias da mente milionária!
O potencial do dinheiro
Quando percebi que com dinheiro dá para fazer mais dinheiro um novo mundo se abriu para mim. A primeira coisa que tinha de fazer era poupar. Depois tinha de investí-lo para rentabilizar. Quando comecei a pesquisar mais sobre finanças pessoais apercebi-me de que não sabia nada. Senti-me ignorante e queria muito saber mais.
A decisão que tomei nessa altura foi que ia deixar de ser ignorante e iria estudar o máximo possível sobre o tema finanças pessoais. Esta decisão mudou a minha vida porque com isto aprendi que ia conseguir ser financeiramente independente se aplicasse as estratégias certas.
Na verdade foram duas decisões que transformaram a minha vida financeira: aprender tudo o que conseguia de finanças pessoais e que um dia ia ser financeiramente independente.
Aprender sobre finanças pessoais
Desde que li o livro do T. Harv Eker a minha paixão pelas finanças pessoais cresceu e acho que por ser uma paixão, toda esta aprendizagem não me custa nada. Por vezes aprender coisas novas pode ser chato. Mas neste caso, para mim não o é, por ser um assunto que adoro.
Foi por isso que decidi começar a Finanças com Ella, porque além de ser a minha paixão, quero ajudar outras pessoas na sua educação financeira e tornar o tema das finanças pessoais acessível a todos.
Aprendizagem é um dos melhores investimentos que podes fazer. Por isso é que eu leio muito, oiço muitos audiobooks, tiro cursos com alguma regularidade. Nunca fico parada quanto diz respeito à aprendizagem.
Ser financeiramente independente
Há um tempo atrás defini para mim mesma que ia ser financeiramente independente. Que ia chegar um dia que eu não precisava mais de trabalhar para o meu dinheiro e que o dinheiro trabalhava por mim. Esta decisão foi muito importante para as minhas finanças pessoais e a minha vida financeira.
Foi esta decisão que levou a um plano estratégico e mudanças no meu dia a dia. Poupar rigorosamente. Investir. Focar no meu objectivo todos os dias. Qualquer decisão que tomasse, tinha em conta o meu objectivo de ficar financeiramente independente.
Esta decisão mudou e muito a minha situação financeira. Deixei de viver mês a mês. Sei que todo o esforço e algum sacrifício é para atingir esse objectivo. Consigo poupar muito mais. Deixei de fazer compras por impulso. Comecei a ganhar muito mais dinheiro.
Se também queres atingir a independência financeira é fundamental ter foco, uma estratégia bem definida e nunca deixar de aprender. Se não sabes por onde começar aproveito para partilhar o artigo e vídeo com 10 passos para melhorar as finanças pessoais.