Como investir sem dinheiro
No artigo de hoje vamos falar sobre como investir sem dinheiro, e mesmo assim obter rendimento financeiro. Queres investir mas não tens dinheiro para o fazer? Fica a saber como!
Há uma forma de investir sem dinheiro. Há mesmo! Apesar de parecer que não é possível. É. Mas já lá vamos. Agora, também sabemos que com dinheiro dá para fazer mais dinheiro. Como? Investindo o nosso dinheiro. Mas, e se não tiveres dinheiro? Como vais investir dinheiro?
Se não tens dinheiro neste preciso momento para investir só tens duas opções: reduzir as tuas atuais despesas e começar a poupar, ou aumentar os teus rendimentos. Vamos começar por estes passos e depois vamos ver como podemos investir sem dinheiro. Ou seja, não investir dinheiro, mas ter retornos financeiros à mesma.
Reduzir as despesas
Se queres que sobre dinheiro, reduzir as despesas é uma opção. Já dei exemplos de poupança noutros artigo aqui no meu site. Podes procurar no blog pelos artigo com a categoria “poupar“. De qualquer forma, e de forma resumida, as minhas estratégias preferidas de poupança são:
- Comparar preços online, para garantir que compramos a um preço justo e o mais em conta possível. Para fazer isso uso o site kuantokusta.
- Renegociar o crédito de habitação.
- Renegociar o contrato com o fornecedor de electricidade, de televisão, internet, telefone.
- Comprar produtos de marca branca, que são por norma mais baratos e igualmente bons.
- Comprar produtos em segunda mão: roupa, carros, eletrodomésticos, móveis, etc.
Um método que te ajuda a garantir a poupança e não gastar tudo, caso tenhas dificuldade em te controlar nos gastos, é o método paga-te primeiro. Assim que recebes o salário, colocas a poupança de lado, e só depois é que começas a gastar o teu dinheiro noutras coisas.
Agora, o problema de poupar é que há um limite na poupança que podes fazer. Podes conseguir poupar ao comprar um detergente da roupa mais barato, mas continuas a ter de lavar roupa. Se te mudares para uma casa mais pequena, podes poupar na renda, mas vais sempre ter de pagar para ter um teto sobre a cabeça. Ou seja, reduzir os gastos ajuda-te a que sobre dinheiro, mas é limitativo.
Se já poupas em tudo o que podes e não tens mesmo maneira de poupar mais, porque tens aqueles gastos fixos que não há volta a dar, então também há uma solução para ti. Vamos ver qual é….
Aumentar os teus rendimentos
Se não ganhas o suficiente para sobrar dinheiro e poupar, a única solução que tens, é aumentar os teus rendimentos. Podes pedir um aumento, podes mudar de emprego, podes arranjar mais um emprego part-time talvez, ou podes criar fontes de rendimento adicionais.
Se reduzir nas despesas é limitativo, aumentar os rendimentos não é. No entanto, pedir um aumento, não depende só de ti. E arranjar mais um emprego até pode depender de ti em grande parte, mas vai exigir mais do teu tempo. E por isso, eu gosto muito da opção, criar fontes de rendimento passivas, em que pões o teu dinheiro a trabalhar para ti e deixas de trabalhar ativamente para ter dinheiro.
Existem imensos pequenos negócios que podes fazer além do teu trabalho principal, que te podem render mais dinheiro. Podes criar produtos digitais, ou podes começar um canal de youtube, podes ser revendedor online, ou seja, vender produtos através de dropshipping. Há muitas opções diferentes. Basta pensar fora da caixa e te comprometeres com o teu projecto.
Agora vamos saber como investir sem gastar dinheiro!
Investir o teu tempo
Pois é, nem todos os investimentos são feitos com dinheiro. Podes também optar por investir… o teu tempo! Hoje em dia, cada vez mais, damos grande valor ao nosso tempo. Acho que com a crise atual que estamos a viver, e a necessidade de fazer teletrabalho, quem experienciou o trabalho remoto, não quer voltar atrás e ter de ir 5 dias por semana ao escritório, porque realmente se poupa muito tempo em deslocações e dá para organizar a vida de outra forma, sobrando mais tempo para nós. Então, como é que conseguimos investir o nosso tempo, e obter rendimento financeiro disso? Vamos ver algumas opções.
Sabes qual é o investimento que tem maior retorno? Investir em conhecimento. Há imensos cursos gratuitos online que podes fazer para aumentar o teu conhecimento. E ao aumentar o teu conhecimento, consegues criar novas skills e com isso diferenciar-te do mercado. Podes aprender algo e de seguida ensinar isso online, através de webinars ou cursos online. E com novas skills, podes tentar procurar um emprego que pague melhor.
E depois outra opção que eu gosto muito, é investir o teu tempo para criar um negócio que te possa render dinheiro. Por exemplo, criar conteúdo online relacionado com desporto, com nutrição, com moda.
Por vezes pode não parecer tão atrativo investir o nosso tempo, porque se calhar se investires em ações, possivelmente recebes dividendos, ou seja, vês logo resultados. Investindo tempo, não. Os resultados demoram mais tempo a surgir, mas os retornos podem são mais contínuos e mais dependentes de ti e não tanto de outros fatores externos.
Investir sem gastar dinheiro
A verdade é que se queres mesmo investir, há forma de o fazer. Seja, reduzindo as despesas, seja aumentando os teus ganhos, ou investindo tempo em vez de dinheiro. Mas mais importante que arranjar tempo ou dinheiro para investir é te preparar devidamente para te tornar um verdadeiro investidor.
Se calhar é mais difícil investir de forma inteligente e reduzindo, dentro dos possíveis, os riscos de perda total, do que arranjar o dinheiro para o fazer. E não te esqueças, não vale de nada fazer um esforço grande para conseguir arranjar dinheiro ou tempo para investir, se depois não sabes bem como o investir.
Se ainda não tiveres muitos conhecimentos sobre investimentos, aproveito para ler o meu Ebook: Guia de Investimento para Iniciantes disponível gratuitamente.