Como colocar o dinheiro a trabalhar para ti | Rendimento passivo

Hoje acordaste e não te apeteceu ir trabalhar. Levantaste-te à mesma, porque se não fores trabalhar não ganhas dinheiro. Isto acontece porque trocas o teu tempo por dinheiro. E se, mesmo quando estiveres a dormir, há dinheiro a entrar? Assim já podias dormir até mais tarde. Ou ir passear. Ou viajar.

É possível sabias?

Neste artigo explico-te como podes deixar de trocar o teu tempo por dinheiro e colocar o teu dinheiro a trabalhar para ti, criando rendimento passivo.

Rendimento passivo vs rendimento activo

Pôr o dinheiro a trabalhar por ti é possível se criares fontes de rendimento passivas. A diferença entre rendimento passivo e activo é que no rendimento activo o mesmo é gerado através da realização de um trabalho. E neste caso trocas tempo por dinheiro. Este tipo de rendimento é o mais comum.

O problema é que se deixares de trabalhar, não entra dinheiro. Por outro lado, o rendimento passivo faz com que entre dinheiro mesmo que estejas a dormir, a viajar, de férias. Como fizeste um investimento inicial que fica a render, não importa se estás a trabalhar ou não, o dinheiro entra.

Retorno contínuo

Criar rendimento passivo, principalmente no caso de rendimentos mais elevados, não se concretiza de um dia para o outro e antes de gerar rendimento passivo, precisas de investir tempo, trabalho e por vezes dinheiro. A ideia é que depois de um esforço inicial e temporário, haja um retorno contínuo e passivo. Daí o nome, rendimento passivo.

Por exemplo, se escreveres um livro, o mesmo pode ser vendido ilimitadamente. A mesma coisa se criares um curso online e o colocares à venda em plataformas de e-learning. Podes vendê-lo várias vezes. Escreves o livro ou crias o curso uma vez, o que implica um esforço activo e um investimento do teu tempo, para depois usufuires do rendimento passivo das vendas do mesmo.

Ficaste com vontade de criar rendimento passivo? Então seguem algumas ideias que podes implementar para colocar o dinheiro a trabalhar para ti:

Juros

Ao colocares o teu dinheiro num depósitos a prazo, apesar de hoje em dia os juros não serem muito elevados, sempre se ganha algum, sem fazer praticamente nada. Os juros que ganhas são um rendimento passivo.

Vending Machines

As máquinas de venda de produtos (comida, bebidas ou outros produtos) estão em todo o lado. São um bom exemplo de rendimento passivo porque funcionam 24 horas. Se tiveres várias máquinas, melhor ainda.

Lavandarias self-service

Outro exemplo de rendimento passivo são as lavandarias self-service. Não precisas de lá estar para ela funcional. Tal como as vending machines, as lavandarias self-service precisam de manutenção. Para isso podes sempre contratar alguém, mas tem em conta esses custos.

Vender produtos digitais

Existem sites como a Etsy que permite a venda deste tipo de produtos. Pensa por exemplo em agendas digitais, planos de alimentação, planos de treino, etc.

Arrendar uma casa

Apesar de não ser tão passivo como os anteriores, também colocaria nesta categoria. Considero que seja menos passivo, porque tens que ter em conta a gestão dos inquilinos e da propriedade no geral.

Investir em acções

Considero fundos de índice como sendo um rendimento passivo, porque a gestão é passiva. Provavelmente é um dos rendimentos mais passivos e rentáveis que há, porque a ideia é colocares lá o dinheiro e só 10 ou 20 anos voltar a olhar para ele.

Criar um canal de youtube

Quando crias um vídeo, o mesmo pode ser visto ilimitadamente. Aqui podes ganhar dinheiro com publicidade e parcerias com marcas, por exemplo. Aproveita para dar uma vista de olhos no meu canal Finanças com Ella.

Blog

A mesma coisa que num canal de youtube. Há pessoas que vivem só do seu blog. Lê este artigo caso queiras saber como começar um blog.

Affiliate links

Ou seja, recomendar produtos através de um blog, instagram ou canal de youtube, e receber uma comissão quando usam o link para comprar o produto.

Vender fotografias ou música

A venda de fotografias ou música da tua autoria online para uso comercial é um bom modelo de rendimento passivo, porque, mais uma vez, podes vender ilimitadamente, enquanto que só tiveste o trabalha de tirar e editar e fotografia ou produzir a música uma vez.

Estas foram algumas ideias de rendimento passivo em que podes colocar o dinheiro a trabalhar para ti. Qual delas escolherias? Partilha nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *