7 ideias de negócio para ganhar dinheiro em Portugal
Estás farto do teu emprego, tens uma veia empreendedora ou queres ganhar dinheiro com um negócio próprio… Mas, não tens ideias nenhumas e precisas de inspiração. Fizeste muito bem, porque eu tenho umas ideias que quero partilhar contigo que, espero eu, te inspirem para te tornares um empreendedor!
As ideias de negócios que vou apresentar neste artigo são negócios que podes ponderar começar este em 2020, porque muito provavelmente há mercado para tal. Neste artigo não vamos falar sobre lojas online, começar um blog, cursos online, youtube, afiliados, mas sim, sobre ideias de negócio diferentes que podes criar em Portugal.
Ideias de negócio que te motivem
Se decides começar o teu próprio negócio, a tua motivação não deverá ser eu ter dito que “este vai ser um bom negócio”. Para ser uma boa ideia de negócio, deve ter duas coisas essenciais: tem que ser algo que sejas bom a fazer e algo que gostes de fazer. Eu acredito mesmo que precisas de sentir paixão por aquilo que fazes, porque isso faz com que não desistas nos momentos mais difíceis. Claro que tens de fazer uma pesquisa de mercado para saber se há sequer mercado para o teu produto o serviço, isso não há volta a dar. Sem clientes, não há vendas, logo não há negócio. Mas havendo mercado, cabe-te a ti fazer o negócio funcionar. E para conseguir construir um negócio do nada, precisas de tempo e persistência.
Um bom exemplo é o meu projecto Finanças com Ella, uma plataforma online sobre finanças pessoais, um blog com conteúdo e vídeos no youtube. Não é de um dia para o outro que se consegue tirar alguma rentabilidade disto. É preciso se calhar uns cinco anos a postar conteúdo regularmente, todas as semanas idealmente, sem falhar. E fazer isso durante muito, sem ver retorno imediato, não é fácil. É meio caminho andado para 90% das pessoas desistirem. Por isso, se gostares de alguma das ideias de negócio que eu vou falar aqui hoje, pensa se conseguirias aguentar trabalhar diariamente nisso, sem ver grandes resultados no imediato.
Queres ler mais sobre como começar um negócio? Lê este artigo: Trabalhar por conta própria | Primeiros passos
1| Apps de fitness e nutrição
A primeira ideia de negócio está ligada à saúde e ao desporto. Acho que todas os negócios ligados à área de saúde e exercício físico vão sempre ter mercado. Por causa da evolução tecnológica, há cada vez mais trabalhos de escritório, onde estás o dia todo à frente de um computador, na mesma posição. Isto é péssimo para a nossa postura, e também não ajuda na actividade física, porque mal nos mexemos durante dia de trabalho. E diria que também muito por causa disso, a oferta de ginásios cross fit boxes, centros de yoga, etc, aumentaram bastante.
Há imensas oportunidades de negócio neste sector, porque toca num ponto sensível: a sua saúde das pessoas, o seu bem-estar, o seu físico. Ginásios e boxes de cross fit já há muitos, e implica um investimento grande para começar. Por isso, porque não criar apps ligadas a fitness ou nutrição. Há muitas apps em inglês, mas em português a oferta é mais reduzida. Uma vantagem grande das apps de fitness é o facto das pessoas poderem fazer exercício quando e onde quiserem. Hoje em dia estamos sempre a correr de um lado para o outro e nem sempre nos dá jeito ir para um ginásio. Com uma app, a barreira para criar um estilo de vida mais saudável é menor.
Ler mais sobre hábitos de pessoas bem sucedidas: 5 hábitos de pessoas bem sucedidas
Outra opção é oferecer serviços ligados à nutrição ou serviços de personal trainer. São duas coisas diferentes e ambas requerem devida formação. A procura para este tipo de especialistas é cada vez maior e a vantagem é que podes definir mais facilmente os teus horários e no caso de negócios ligados à nutrição as opções também são imensas. Podes desenvolver receitas próprias. Outra opção, hoje em dia já há serviços de meal prep, ou seja, contratas uma pessoa que te vai cozinhar as refeições para toda a semana. Podes dar consultas de nutrição por Skype. Há imensas possibilidades para negócios ligados a este tema.
2| Negócios sustentáveis
Adoro este tema e um dia quero muito ter um negócio ligado à área da sustentabilidade. Vemos que cada vez mais, as pessoas se preocupam com o meio ambiente. Já é raro ver alguém que não faça reciclagem em casa. Existe uma preocupação em poupar água, reduzir o uso de plástico, comprar coisas de material reciclado. Substituímos as palhinhas de plástico por palhinhas de metal, sacos de plástico para os legumes e fruta por sacos reutilizáveis, os sacos das compras por sacos de pano.
Há uma grande procura de novos produtos e acredito que ainda vai crescer mais. Uma ideia de negócio pode ser criar sacos de pano personalizados, copos ou garrafas para beber água personalizadas. Podes criar uma marca de produtos sustentáveis e reutilizáveis deste género. Ou mesmo uma marca de roupa sustentável como alternativa às marcas fast fashion.
Mas a preocupação com o meio ambiente não chegou só às pessoas individuais, mas também às empresas. As empresas sentem cada vez mais uma grande responsabilidade de se preocuparem com o tema e investem por exemplo em máquinas menos poluentes ou escritórios auto-sustentáveis. E estas mudanças ou adaptações são muitas vezes acompanhadas por consultores especialistas na área.
Estes consultores avaliam o que a empresa quer e o que é possível implementar e depois propõem soluções e acompanham a sua implementação. Além da implementação de medidas de proteção ambiental, as empresas procuram também muitas vezes consultores de eficiência energética, para reduzir gastos ligados à energia eléctrica por exemplo. Tendo uma formação adequada, podes começar um negócio de consultoria especializada para empresas sobre como conseguir ser mais eficiente, isolar melhor, como reduzir o uso de água, instalar medidores inteligentes, etc.
3| Começar um Cowork
De todas as ideias de negócio neste artigo, esta é das que gosto mais. Um cowork é um espaço onde normalmente há várias pequenas empresas e freelancers a trabalhar num open space ou em pequenos escritórios privados dentro do cowork. Os serviços gerais como recepção, copa, máquina de café, limpezas, impressora, salas de reunião, são partilhados entre todos. É uma forma muito fixe para pequenos empreendedores ou freelancers terem um espaço de escritório e colegas, muito mais acessível e prático. Aqui em Lisboa parece que surgem coworks novos a toda a hora. Tendo andado bastante atenta à oferta de espaços de cowork em Lisboa, e parece que para quem procura um espaço para trabalhar como freelancer, ou mesmo como uma pequena empresa, não é nada fácil. Há muita oferta, mas a procura continua a ser maior e por isso há uma falta gigante de espaços de cowork, logo mercado.
E parece-me que esta procura vai aumentar cada vez mais, porque cada vez mais há empresas que permitem o trabalho remoto. Ou mesmo pessoas que arranjam um trabalho fora, ou seja têm um contrato com uma empresa estrangeira, mas podem trabalhar de portugal, de casa. Mas não querem trabalhar de casa, e então procuram um cowork onde possam fazer o seu trabalho rodeados de mais pessoas na mesma situação. E startups também procuram muitas vezes espaços de cowork, porque é mais flexível, podem crescer mais e não precisam de um grande investimento inicial como no caso de terem de investir num espaço de escritório só deles. Este tipo de negócio não é muito complexo e se alugares um espaço em vez de comprar, o investimento inicial não é tão elevado.
4| Food trucks
Entre todas as ideias de negócio que estudei, esta foi uma das mais engraçadas na minha opinião! Food trucks ou carrinhas de street food, ainda mais se for de comida saudável, ou fast food saudável que já se vai ouvindo cada vez mais, acho que pode ser um negócio bem interessante. Hoje em dia há muitas empresas que fazem entregas de almoço no trabalho. Aproveitamos o facto disto ser mais barato do que ir almoçar a um restaurante, e sempre poupamos algum. Mas a desvantagem disto é que não saímos do escritório. Acabamos se calhar até por comer à frente do computador e nem fazer uma pausa como deve ser. Se tivesses um food truck à frente do teu escritório com comida saudável, com diferentes alternativas, se calhar irias considerar essa opção. Nem que fosse para variar.
Este negócio é prático porque não precisas de alugar um espaço fixo como no caso dos restaurantes e não estás preso a um local só. Abrindo um restaurante, tens de escolher muito bem o local e se o local não funcionar, estás lixado. No caso das food trucks, se vires que um local funciona melhor que outro, tens a flexibilidade de te manter no local que funciona bem ou mudar para o local que funciona melhor. Depois, podes também apostar nos turistas. O turismo continua forte e é sempre um mercado interessante para apostar. Na minha opinião, a grande vantagem das food trucks é mesmo esta flexibilidade, tanto flexibilidade a nível da localização, como também o público alvo. Facilmente te consegues adaptar.
5| Indústria de cosmética masculina
Este nicho de mercado está em grande crescimento. Há um barbeiro hipster em cada rua e os produtos de beleza ocupam cada vez mais espaço na prateleiras do supermercado. Tal como há cabeleireiros ou salões de beleza só para mulheres, faz sentido haver a mesma coisa só para homens. Não porque não possa haver misturas, mas porque tem a ver com especialização. Acho super interessante como estes mercados surgem e acho que é de aproveitar enquanto o mercado ainda não está saturado.
6| Coach de organização pessoal
E se te disser que há pessoas que pagam para alguém lhes organizar as suas casas ou os seus closets? Há muitas pessoas que não têm tempo de organizarem as suas casas e contratam ajuda profissional. No que diz respeito aos roupeiros, para quem tem muita roupa, precisa mesmo de um roupeiro organizado senão perde-se no meio da roupa toda, das malas, dos sapatos, lenços, cintos. E até há métodos específicos que são muito usados (eu própria também uso) para organizar melhor a roupa.
A título de exemplo há um método de organização que se chama Marie Kondo que é muito usado hoje em dia e uma das coisas é dobrar a roupa de forma a criar pequenos montinhos enrolador e depois colocar na vertical, para se tornar muito mais visível as roupas que temos. Mas há muitos outros métodos que ajudam na organização e isto tornou-se uma área de negócio com grande mercado. Portanto, se gosta de organizar, de arrumar, e de aconselhar, isto pode ser uma área de negócio interessante para ti.
7| Organização de eventos
A organização de eventos é uma área onde é relativamente fácil criar um negócio. Não digo que seja fácil, nada disso, mas é um negócio para o qual haverá muito provavelmente sempre mercado, seja para festas de aniversário, festas para crianças, baby showers, festas temáticas, eventos para empresas, palestras, casamentos, etc. Se tens boas skills de organização, se tens olho para detalhe, se tens jeito para multi-tasking, e trabalhas bem sobre pressão, organizar eventos pode ser um negócio interessante para ti. Tenta eventualmente especializar-te numa área, e encontrar o teu mercado de nicho.
Paixão = Sucesso
Estas foram algumas ideias de negócio que considero que tenham potencial. Reforço mais uma vez a importância de te identificares com o negócio e sentires paixão pelo mesmo. Isso é fundamental para a tua motivação e acredito que é uma das chaves do sucesso para empreendedores. Se tiveres outras ideias de negócio interessantes partilha-as nos comentários. E se achaste que estas ideias foram úteis partilha com alguém que quer começar o seu próprio negócio, mas ainda não sabe em quê.
Queres transformar o teu hobby num trabalho? Lês este artigo para saber como fazê-lo: Transformar um hobby num negócio