Como investir com um salário mínimo
É possível investir com um salário mínimo! Há várias estratégias que podes implementar, que te ajudarão a conseguir fazer isto. No artigo de hoje, vou-vos mostrar que fazendo uma boa análise das tuas finanças pessoais, é possível investir, mesmo ganhando um salário mínimo.
Se gastas todo o teu salário para pagar as tuas contas, não te sobra nada para investir. Nesse caso podes pensar que para ti, não é mesmo possível investir. Mas, trago boas notícias, porque isso não tem que ser uma verdade absoluta.
Há estratégias para conseguir que sobre dinheiro ao final do mês. E mais… Apesar de poderes pensar que só consegues investir com dinheiro, a verdade é que há outra coisa que podes investir sem ser dinheiro, mas que te pode render dinheiro, nomeadamente, tempo!
Podes investir o teu tempo e neste caso, isto significa que não precisa que sobre dinheiro do teu salário. Desde que sobre tempo no teu dia, vais conseguir investir à mesma. Mas já lá vamos. Vamos começar por perceber como podes investir dinheiro, se recebes o salário mínimo.
Organiza as tuas finanças
A primeira coisa que deves fazer é olhar com uma lupa para as tuas finanças pessoais. Para onde vai o teu dinheiro? Se não me souberes dizer para onde vai cada cêntimo, há trabalho para fazer. Eu sei que é um trabalho muito chato, mas vais ter de o fazer. Vais ter de registar todos os teus gastos. Tudo o que sai da carteira ou da conta, tem que ficar registado.
Vais olhar para os teus registos e vais categorizar os gastos. Neste caso, divide as tuas despesas em duas categorias principais: a categoria dos gastos essenciais, ou seja, contas que tenhas para pagar que não consegues mesmo deixar de ter: renda da casa, despesas de água, electricidade, gás, telemóvel, comida, transportes e pouco mais. E a categoria dos gastos não essenciais: gastos que podes deixar de ter, apesar de se calhar não quereres deixar.
No caso das contas fixas, que estão na categoria dos gastos essenciais, o que consegues renegociar ou mudar para poupar? Consegues mudar de fornecedor de eletricidade? Mudar de banco para pagar menos custos associados à conta à ordem? O seguro automóvel? Mudar de operador de telefone? Se nunca olhaste para estas contas, é bem possível que aqui consigas poupar algum dinheiro.
Dá uma vista de olhos no site ComparaJa, que faz a simulação para ver qual a melhor opção para o tarifário de telemóvel, internet e televisão. No site da Deco Proteste podes fazer a simulação para ver a opção mais em conta de eletricidade e gás, (só disponível no site para subscritores). Ou faz uma pesquisa na internet, para encontrar as informações de preços e depois podes comparar.
Para conseguir sempre o melhor preço nos serviços que uso, uso uma estratégia muito eficaz, que revelei noutro artigo. Se ainda não leste, aproveita para fazê-lo aqui: O meu segredo para poupar muito dinheiro
Outra coisa onde podes poupar muito dinheiro no que diz respeito à alimentação (neste caso, compras de supermercado) é mais uma vez, comparar preços, porque podem variar muito de supermercado, para supermercado.
Podes também optar por comprar marcas brancas que sai muito mais barato. Ou ainda comprar em quantidades maiores, se tiveres essa possibilidade. Pode compensar.
Ou seja, mesmo nas despesas fixas, por vezes conseguimos surpreender-nos, e poupar algum dinheiro, se fizermos uma boa preparação e um bom estudo de mercado. Além de tentar poupar ao máximo nas despesas fixas, precisas de definir bem como vais dividir as outras despesas. Para fazer isso, deves aprender a fazer um orçamento financeiro pessoal.
Ler sobre: Como criar um orçamento financeiro para a gestão das finanças pessoais
Se não sobra dinheiro, faz com que sobre!
Já aplicas todas estas estratégias que referi e pensas que está tudo perdido? Não está tudo perdido! Tenho uma solução para ti! E a solução é: Cria uma renda extra. Ou seja, além da tua fonte de rendimento principal, o teu emprego, cria um pequeno negócio que te possa render dinheiro extra. Dinheiro esse que vais usar para investir. Vamos dividir esta estratégias em duas fases.
Numa primeira fase, tens de criar fontes de rendimento, para começar a entrar dinheiro extra. Algumas ideias para criar renda extra: Podes arrendar um quarto na tua casa. Podes criar alguma coisa e vender. Montar um pequeno negócio vendendo um serviço ou um produto.
Mais ideias de negócios: 7 ideias de negócio para ganhar dinheiro em Portugal
Depois numa segunda fase, começas a investir o dinheiro que ganhaste. E esse dinheiro, vai gerar mais dinheiro, porque já sabes, com dinheiro dá para fazer mais dinheiro.
Quando já tiveres algum dinheiro de parte, podes investir e receber dividendos. Ou seja, investir algum dinheiro na bolsa por exemplo, e receber dividendos, uma pequena percentagem dos lucros da empresa na qual estás a investir.
Ou, se juntares dinheiro suficiente, podes fazer um investimento imobiliário, comprar uma casa ou um apartamento e arrendá-lo. Tens de juntar dinheiro suficiente para dar de entrada para o banco te dar um crédito.
Como investir sem dinheiro
Há pouco dividi a estratégia de criar mais fontes de rendimento em dois. Numa primeira fase criar algo do zero, que te possa começar a render dinheiro. Tal como eu fiz com o projeto Finanças com Ella. E numa segunda fase, começar a investir esse dinheiro, e rentabilizá-lo através dos investimentos.
Se olharmos para estas estratégias, ambas são estratégias de investimento, porque podem nos vais gerar lucro. A diferença é que na primeira, investes apenas o teu tempo, o teu trabalho. E na segunda, investes dinheiro.
E portanto, é possível investir sem dinheiro, se investires o teu tempo. Se dedicares o teu tempo em criar um negócio, por exemplo um negócio de entrega de comida caseira, esse tempo investido, resulta em dinheiro. Investir tempo, demora é mais até se ver resultados, mas é uma opção muito válida para quem não tem dinheiro para investir.
Ler sobre: Como investir sem dinheiro
Passos para investir com um salário mínimo:
Espero que isto te dê a motivação que precisas para começar a investir. Ajuda se pensares nisto por passos:
- O primeiro passo é fazer um orçamento financeiro pessoal e ver onde consegues poupar.
- O segundo passo é tentar perceber que formas há para ganhar mais dinheiro.
- E terceiro, depois de já teres dinheiro para investir, dás os primeiros passos no mundo dos investimentos. Para conseguir uma mudança sustentável, precisas de fazer as coisas aos poucos e com uma estratégia bem definida. O primeiro passo já deste, adquirir conhecimento, por isso já estás de parabéns.
Ler também: 4 dicas para ganhar dinheiro para investir
Bons investimentos!