O meu segredo para poupar muito dinheiro

Neste artigo vou partilhar a estratégia que eu uso que me faz poupar muito dinheiro! Se ainda não usas esta estratégia, vai ser certamente muito útil. 

Se calhar alguns de vocês já aplicam esta estratégia e se for o caso, partilha nos comentários a dizer que já usas a estratégia e quanto poupas mensalmente ou anualmente. Para os que nunca tentaram, espero mesmo que seja útil e que vos faça poupar muito dinheiro, dinheiro esse que depois podem usar para investir (#dica).

O segredo

Quando quero aderir a um novo serviço, ou mudar para outro serviço ou fornecedor, ou simplesmente pagar menos, em qualquer uma destas situações, faço uma coisa que me ajuda a conseguir um preço mais baixo. Por exemplo, com o telemóvel. Eu pago mensalmente para ter um certo tarifário. Agora vamos imaginar que quero poder fazer chamadas ilimitadas e ter mais Gb de internet móvel para gastar, sem pagar mais por isso, ou até pagando menos.

Hoje em dia tenho um certo tarifário com um determinado fornecedor, e o que eu faço é ligar a alguns fornecedores a dizer o que condições tenho atualmente, quanto estou a pagar e o que eu quero. Eles depois à partida dão-me um preço mais interessante do que o meu fornecedor atual ou dão me melhores condições pelo mesmo preço. Se pedisse diretamente ao meu atual fornecedor, normalmente o que acontece é dizerem que tenho de pagar mais se quiser ter melhores condições. 

Portanto, em vez de ligar primeiro ao meu atual fornecedor, vou pedir preços em vários fornecedores diferentes e eles dão-me um preço mais em conta ou melhores condições, para ver se eu mudo para eles e assim ganham um novo cliente (que é o objetivo dos comerciais).

Depois, com essa informação, ligo ao meu fornecedor atual a dizer que estou a pensar mudar, porque o concorrente me dá um preço melhor, mas que liguei para ele primeiro para saber o que podem fazer, porque gostava de ficar com o meu fornecedor atual.

Diria que em 90% dos casos, consigo que me baixem o preço e consigo poupar muito dinheiro. Se não baixarem, mudo mesmo de fornecedor e poupa à mesma. 

Ler sobre: 5 estratégias para eliminar gastos desnecessários

Aproveitar a concorrência

Fiquei na dúvida se devia partilhar isto convosco por dois motivos. Se calhar toda a gente faz isto, e porque podem achar que não é muito correto, ou leal, o que eu também compreendo. Mas por outro lado, existe concorrência mesmo para que os consumidores paguem um preço justo. Se não houvesse concorrência, a única empresa que fornecesse o serviço conseguira pôr o preço que bem entendesse.

A concorrência protege os consumidores. A verdade é que muitas vezes não aproveitamos isso, e acabamos por ficar a pagar um valor que nem sempre é justo, por não conhecermos bem o mercado. Cabe-nos a nós decidir se queremos explorar isso ou não. 

Onde já apliquei esta estratégia

Já fui bem sucedida a usar esta estratégia com o tarifário do meu telemóvel (acho que antes pagava 15 euros por mês e agora pago 10, pelos mesmas condições). Também apliquei esta estratégia na internet em casa, e com o crédito de habitação.

No caso do crédito de habitação estou a conseguir poupar muito dinheiro mesmo. Neste caso o que eu fiz foi, ir a outros bancos para ver se praticavam spreads mais baixos e pedi para fazerem uma simulação para caso transferisse o meu crédito para o banco deles. Fizeram uma simulação e mostraram quanto iria ser a prestação mensal, quanto ia pagar ao todo, etc., que era bem inferior àquilo que eu tinha. Depois enviaram a simulação por email e pude mostrar essa simulação, ao meu banco atual.

Liguei à minha gestora de conta dizendo que tinha visto que havia outros bancos que praticavam melhores condições e o que ela poderia para fazer. Ela depois perguntou quanto ainda me faltava pagar e quanto achava que valia a minha casa agora. Depois pediu se lhe podia enviar a simulação que tinha recebido do outro banco. E pronto, foi assim que consegui baixar muito o meu spread.

Relativamente a créditos de habitação, além do spread, podem ainda olhar para outras condições que o teu banco atual não apresente ou exigências que o outro banco não te pede. Acontece muito que quando pedes inicialmente um empréstimo ao banco, que te dizem que para conseguir um spread mais baixo, tens que ter um cartão de crédito, ter um seguro adicional, ou outras condições. E isto são tudo despesas extra! Se noutro banco eles não te exigirem isso, podes também indicar isso ao teu actual banco para ver se consegues não ter essas obrigações.

Onde aplicar mais esta estratégia?

Podemos ainda aplicar esta estratégia ao seguro do carro ou outros seguros. Temos que estar atentos ao mercado e quando virmos que estamos a pagar valores acima do que se pratica atualmente no mercado, temos de agir.  

Mas esta estratégia não funciona com todos os serviços. Tem que haver concorrência e tem que ser idealmente um seviço onde dê para falar com um comercial. Por exemplo, com uma Netflix, ou HBO, com o contrato da água acredito que seja difícil. Mas eu nunca tente… Nunca digas nunca. 

Boas poupanças!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *