Como ganhar dinheiro com o teu tempo
Hoje vamos falar sobre investir tempo para ganhar dinheiro. É algo que me fascina e quero partilhar com vocês. Como ganhar dinheiro com o teu tempo? Fica a saber as minhas três estratégias!
Tempo é a nova moeda. Valorizamos cada vez mais e nosso tempo. Mais do que o dinheiro. Isto é algo que vamos ouvindo cada vez mais à nossa volta. O livro 4 horas por semana, ou the four hour work week de Tim Ferris fala precisamente sobre isto: como podemos gerir melhor o trabalho que temos para fazer e o nosso tempo, de forma a podermos trabalhar apenas quatro horas por semana e conseguir ganhar o mesmo dinheiro do que se trabalhássemos as 40 horas por semana.
Este é o sonho e eu acredito que seja possível! Eu ainda não estou lá, mas já estou mais perto do que estava antes e do que alguma vez imaginava estar. Depois de me despedir do meu trabalho corporativo, há uns anos, decidi que não queria voltar a trabalhar 5 dias por semana. Então procurei alternativas. Tinha de arranjar forma de fazer valer mais o meu tempo. Não com um salário melhor, pedindo um aumento, mas sim, alocando as minhas horas de forma mais inteligente e assim trabalhar menos horas. Estou no meio desse processo e partilho o meu percurso através do meu projeto finanças com Ella.
Ler sobre: Como deixei de trabalhar das 9h às 18h
Mas bom, neste artigo quero então mostrar que é possível investir o nosso tempo para gerar dinheiro. E vou partilhar 3 formas que eu atualmente tenho em prática:
Negócio próprio
Criar um negócio próprio é uma forma de investimento, mas em vez de investir dinheiro para ganhar mais dinheiro, investes maioritariamente tempo. Quando crias um negócio próprio, podes ter de investir dinheiro ou não, dependendo da situação. Agora tempo, tens garantidamente que investir.
O ideal é criar um negócio de modo a ter uma ou várias fontes de rendimento passivas. O negócio tem de gerar fontes de rendimento passivas, para poderes reduzir o tempo que precisas de te dedicar ao mesmo. A ideia das fontes de rendimento passivas é que te permitem ganhar dinheiro, sem dedicar muito do teu tempo.
Vou dar algumas dicas caso tenhas interesse em criar fontes de rendimento passivas, porque é preciso ter algumas coisas em conta se queres criar um negócio sem dedicar todo o teu tempo nele.
O que fazer para criar uma boa fonte de rendimento:
- Primeiro, a fonte de rendimento que criares, ou o negócio, têm que ser flexível para poderes gerí-lo de onde quiseres. Por exemplo, se abrires uma loja física, precisas de estar no espaço para poder receber clientes. Ou mesmo uma loja online de produtos, precisas de ter a possibilidade de enviar os produtos aos clientes, logo, não és tão flexível. Claro que se o teu negócio crescer, podes contratar serviços ou pessoas que façam este trabalho por ti. Mas isso será sempre numa fase mais avançada do negócio, porque primeiro tens de garantir clientes e ter vendas. Agora, se logo de início escolheres um negócio flexível, é mais fácil.
- Depois, tem que ser escalável, para não depender só de ti. Ou seja, se tu dás workshops presenciais, e só tu é que os podes dar, então vai ser difícil escalar. Mas se tu fizeres webinars gravados online, por exemplo, já é escalável. Já consegues vender ilimitadamente, porque a tua presença não é obrigatória.
- Tem que ser sustentável, ou seja, tem que ter longevidade no mercado, mas também a nível de horas futuras que gastas dedicadas ao teu projeto. É um negócio que no futuro vai dar mais trabalho? Por exemplo, se o teu negócio for restaurar equipamentos eletrónicos, quantos consegues restaurar por dia? Em quanto tempo? Quando tiveres mais clientes, como vais gerir o workload? Em comparação com um produto digital online, por exemplo um Ebook de receitas, que podes vender mais ou menos, mas o teu trabalho dedicado a isso não muda muito.
- Tens ter paixão pela área do negócio e tens de gostar do que fazes. Nem sempre vais ter motivação para fazer o que tens para fazer, mas quando gostas do que fazes, ganhas motivação mais facilmente.
- Tenta ter gastos baixos, pelo menos no início enquanto ainda não tens rendimento com o negócio.
- Tem que acrescentar valor para o mercado, ou resolver um problema. Idealmente algo que não exista ainda. Faz um estudo de mercado, junto de amigos e família para perceber se eles comprariam o teu produto.
Se conseguires garantir tudo isto, a probabilidade de conseguir ter sucesso com a tua fonte de rendimento passiva é maior.
Ler sobre: Como nunca ficar sem rendimento
Juro composto
Com dinheiro dá para fazer mais dinheiro e uma forma de o fazer, é beneficiando do juro composto. O juro composto é portanto, uma excelente forma de ganhar dinheiro com o teu tempo. Se tiveres uma filosofia de investimento de longo prazo e passiva em que pouco fazes e deixas o tempo fazer o seu trabalho, consegues realmente ganhar dinheiro com o tempo.
O juro composto é o juro sobre juro, ou seja, em vez de só ganhar juros sobre o teu capital investido, ganhas também juros sobre os juros. Exemplificando com números: ao investires 1000 euros e ganhares 5% de juros ao ano, no final do ano terás 1050 euros. Se no ano seguinte também ganhares 5% de juros, já será sobre os 1050, ou seja ficas com 1052,50 euros. Ganhaste 2,5 sem fazer nada e o teu capital cresce de forma exponencial.
Isto é uma excelente forma de usar o tempo a nosso favor e ganhar dinheiro de forma passiva. Podemos dizer que isto é uma fonte de rendimento passiva, que irás usar no futuro, por exemplo para a tua reforma.
Ler sobre: 6 produtos financeiros para beneficiar do efeito do juro composto
Aprendizagem
Outra forma de ganhar dinheiro com o teu tempo é com a aprendizagem. Neste vídeo eu indiquei que em 7 anos aumentei os meus rendimentos em 300% e foi maioritariamente graças a duas coisas: ao desenvolvimento de novas competências e adquirir mais conhecimento, e à negociação.
Ler sobre: O segredo para ganhar mais dinheiro – Aprender a negociar
Qualquer que seja a tua situação (a trabalhar por conta de outrem ou por conta própria) a aprendizagem ajuda-te a chegar mais longe. Desde o início da minha carreira até ao dia de hoje, aprendi imenso e essa aprendizagem fez com que chegasse onde estou hoje. Esses anos foram super importantes. Mesmo nos primeiros anos não ganhando muito, serviu para aprender imenso ou seja, esses anos acabaram por ser um investimento, porque graças a essa aprendizagem, estou onde estou hoje.
Podes usar a aprendizagem ou a formação para criar mais valor. Quanto mais sabes de um determinado assunto, mais especialista serás, logo mais valor tens. Quanto mais valor, mais podes pedir pelo teu trabalho. Ou seja, se adquirires novas competências, mais facilmente poderás pedir um aumento.
Ler sobre: Como pedir um aumento de salário em 5 passos
Acho que a negociação é outra disciplina que devia haver na escola. Saber negociar é tão importante. E não só para questões financeiras, mas no geral. No meu caso, hoje em dia trabalho apenas 3 dias por semana por conta de outrem, em vez de 5 graças à minha negociação. Cheguei a um ponto na minha carreira, que já tinha competências, conhecimento e experiência suficientes para poder ditar os meus termos.
O segredo da Ella
Para ganhar dinheiro com o teu tempo com sucesso, precisas de ter algumas características importantes. Posso-vos dizer o que eu acho que é o segredo para o sucesso e a independência financeira: consistência, persistência e paciência.
Consistência porque não basta fazer uma vez. É preciso dedicação consistente, trabalho consistente, aprendizagem consistente, todos os dias.
Persistência porque não basta ser consistente durante uma semana ou um mês. Tem que ser durante anos. Sabem ao fim de quanto tempo é que o meu canal de youtube começou a render? Um ano e meio depois de fazer pelo menos um vídeo por semana. É muito trabalho, durante muito tempo sem retorno financeiro. É realmente preciso ser persistente para começar a ver resultados. A mesma coisa quando fazemos uma dieta ou vamos ao ginásio. Não se consegue resultados duradouros de um dia para o outro. É preciso seguir a dieta e ir ao ginásio muito regularmente e durante muito tempo, até aquilo se tornar um estilo de vida.
E por fim a paciência. Esta é muito importante, porque acho que é uma característica que as pessoas desvalorizam. É preciso saber esperar até ver resultados. No caso dos investimentos, a maior parte das pessoas quer ver resultados já e não consegue ter a visão de longo prazo. Isso faz com que façam escolhas menos benéficas. Eu não acredito no ditado quem espera sempre alcança. Mas nalguns casos sim e a paciência é um dos segredos para o sucesso. Podes ser consistente e persistente e teres uma ideia de negócio excelente por exemplo, mas tens de dar tempo para o negócio arrancar, ou para as pessoas conhecerem o negócio ou mesmo crescer.
Disclaimer: Não sou consultora financeira. O conteúdo deste vídeo é baseado em experiências e opiniões pessoais. As decisões tomadas em consequência deste vídeo são da inteira responsabilidade do espectador. Os vídeos do Finanças com Ella não são uma recomendação de produto.