10 resoluções de ano novo para ter mais dinheiro

Vem aí um novo ano! É uma excelente oportunidade para fazer uma lista de resoluções de ano novo. E como não podia deixar de ser, o Finanças com Ella partilha contigo uma lista de 10 resoluções de ano novo para ter mais dinheiro.

Em Dezembro estamos sempre super motivados para planear um ano ainda melhor. Definimos mil objectivos novos e estamos convencidos que é desta que vamos conseguir atingir-los. Mas muitas vezes não conseguimos atingir os nosso objectivos anuais, porque fazer uma previsão de um ano é difícil, por ser longo prazo.

Pensa bem nos objectivos que pretendes atingir e compromete-te a cumpri-los. Se forem realistas, mais facilmente os atinges!

Para veres as 10 resoluções de ano novo para ter mais dinheiro continua a ler o artigo ou vê o vídeo abaixo.

1| Definir objetivos financeiros

A primeira dica na lista das resoluções de ano novo tem a ver com a definição de objectivos. Para poder atingir objectivos é preciso definir-los. O primeiro passo é pensar naquilo que consideras importante e queres melhorar. Se por exemplo queres poupar mais, sê específico. Quanto queres poupar por ano? Quanto precisas de poupar semanalmente ou mensalmente para atingir esse valor? Onde vais colocar o dinheiro poupado? O que vais querer fazer com as poupanças? Quanto mais específico melhor.

Fazer uma previsão de um ano é difícil, porque é longo prazo. Temos tendência a sub-estimar o longo prazo e sobre-estimar o curto prazo. Por exemplo, quando queremos começar a poupar todas as semanas, pensamos em pôr de lado um montante demasiado elevado e acabamos por não conseguir. Mas quando definimos um valor de poupança anual, tendemos a pôr um objectivo baixo e acabamos por superá-lo. Tem isto em conta quando definires os teus objectivos financeiros.

Se queres saber por onde deves começar, recomendo ler o artigo com 10 passos para melhorar as finanças pessoais.

2| Viver abaixo dos rendimentos

Não gastes mais do que ganhes, nem gastes tudo o que ganhes. Precisas que sobre dinheiro para as tuas poupanças. Sem poupanças não consegues investir e se não investires mais dificilmente atinges a independência financeira.

É fácil habitares-te a um estilo de vida com mais luxos, mas se não o fizeres, o mais provável é que nem sintas a diferença. Viver abaixo dos rendimentos não significa necessariamente fazer sacrifícios. Significa não adotar luxos desnecessários e continuar a ter atenção aos gastos. É muito fácil não olhar aos gastos ou ir jantar fora as vezes que nos apetecer, sem olhar para os preços. Mas isto vai nos fazer mais feliz a longo prazo?

Dica: quando receberes um aumento e começares a ganhar mais, mete o valor da diferença nas poupanças em vez de o gastares.

3| Poupar todos os meses

Poupar todos os meses tem que estar obrigatoriamente na tua lista de resoluções de ano novo. Define um valor realista que queiras poupar todos os meses. Tenta que seja no mínimo 10% do teu rendimento mensal. Para evitar que não sobre dinheiro para poupares no final do mês, mete dinheiro de lado no início do mês. Todos os meses, ao receberes o teu salário, mete o valor definido de lado. É fundamental que esse dinheiro vá para um sítio onde não consigas mexer nele, como uma conta poupança.

Há duas formas para poderes poupar dinheiro: fazer mais dinheiro e baixar os teus gastos. Fazer mais dinheiro podes conseguir através de um aumento ou criando outras fontes de rendimento.

Queres saber outras formas para ganhar mais dinheiro? Aproveita para ler: Como ganhar mais dinheiro | 5 estratégias.

Para baixar os teus gastos poderás ter de fazer sacrifícios. Livrares-te do carro e andar de transportes, ir para uma casa mais pequena, não ir almoçar e jantar fora… Queres aprender a poupar? Então lê este artigo: Como poupar dinheiro | 5 dicas práticas.

4| Criar várias fontes de rendimento

Ter várias fontes de rendimento é excelente para ganhar mais dinheiro e criar mais estabilidade. Existem imensos pequenos negócios que podes fazer além do teu trabalho principal, possibilitando-te de ganhar mais dinheiro.

Ter apenas uma fonte de rendimento pode ser limitativo e até arriscado. Se só receberes dinheiro através do teu actual emprego e perderes o mesmo, ficas sem rendimento. Consegues criar mais segurança e estabilidade se criares várias fontes de rendimento.

O ideal é criar fontes de rendimento passivas, ou seja, quando o dinheiro trabalha por ti. Por exemplo, se escreveres um livro e o colocares à venda online, apenas tens o trabalho de o escrever uma vez, mas podes vendê-lo várias vezes.

Pensa que outras fontes de rendimento podes criar: dar formação ou explicações; criar cursos e vendê-los online; fazer trabalhos como freelancer; vender produtos criados por ti; etc

5| Ser mais flexível

Ser mais flexível é uma excelente resolução de ano novo para ter mais dinheiro. Flexibilidade pode permitir-te poupar dinheiro em viagens, como podes ler no artigo Como viajar barato | 6 dicas incríveis. Flexibilidade permitir-te ter mais liberdade e mais dinheiro. Se fores flexível e não te importares de adiar certas coisas, podes ter muito ganhos a longo prazo. Imagina que queres já ter a tua casa perfeita, mas não tens muito dinheiro. Isso provavelmente implicaria viver acima das possibilidade e eventualmente endividares-te.

Ser flexível pode também ser pensar out of the box. Já pensaste em abrir o teu negócio em vez de trabalhar por conta doutrem? Ao fazeres o que gostas e seguir a tua paixão, vais estar mais motivado e a tua possibilidade de vir a ter sucesso aumenta. Apostar em ti mesmo e investir dinheiro num negócio, tem um potencial maior de crescimento e é muito menos arriscado, porque está nas tuas mãos.

Dica: não deixes que a tua mente te limita. Se estiveres perante uma decisão importante, em vez de pensares: “Sim, mas…”, pensa “Sim, e…”. Transforma obstáculos em oportunidades.

6| Reduzir o consumismo

Valoriza poupanças em vez de produtos. O que podes fazer com poupanças? Criar liberdade financeira, viajar, investir, comprar uma casa… E com produtos…? Os produtos dão-nos uma felicidade imediata mas é temporária. Nas poupanças os resultados podem ser bem maiores, mas não são imediatos, logo são muito mais difíceis de visualizar.

Dica: Imagina que um dos teus objectivos é poupar para comprar uma casa. Então quando estiveres perante um acto de consumismo pergunta-te: “esta compra leva-me mais perto do meu objectivo?”.

Queres aprender a controlar compras por impulso? Então lê este artigo.

7| Renegociar para poupar

Todos os anos, analisa os contratos que tens (Ginásio, Seguros, Créditos, serviços de storage como iCloud, Dropbox…). Tens de saber os contratos que tens e quanto pagas por eles. Faz uma análise de mercado para perceber se consegues mudar para algum fornecedor mais barato. Vale a pena perder algum tempo com isso, porque podes vir a poupar muito.

Aproveita para ver as minhas dicas práticas para poupares já a partir de hoje.

8| Investir

Investir é uma das principais formas de chegar à independência financeira. O mais importante é começar o quanto antes para beneficiar do juro composto, assim colocas o dinheiro a trabalhar por ti.

Podes investir de diferentes formas e deves perceber quais os tipos de investimentos que melhor combinam contigo. Eu invisto em acções (eu prefiro fundos de índice) e em investimentos imobiliários. Queres saber onde e como começar a  investir? Lê este artigo.

9| Aprender

O melhor investimento que podes fazer é investir em ti próprio, adquirindo conhecimento. Falo nisto no meu Ebook: Guia para alcançar a independência financeira. Para fazer download gratuito, clica aqui.

Ler livros educativos, ouvir podcasts ou audiobooks, fazer workshops, tirar um curso, assistir a um seminário, é fundamental para desenvolver as tuas habilidades. És tu que geres o teu conhecimento. Quanto mais sabes, mais possibilidades e poder tens. Investir em aprendizagem deve estar na tua de lista de resoluções de ano novo.

10| Gestão de orçamento

Por último, e para completar a lista das 10 resoluções de ano novo, gestão de orçamento. Tens de saber onde gastas o teu dinheiro para depois ajustares os teus gastos. Divide os teus gastos por categorias, por exemplo: restauração, supermercado, casa, vestuário, viagens e passeios, gastos fixos mensais, extras, etc. para analisar onde poderias poupar.

Muitas vezes não são as grandes compras que desequilibram o orçamento pessoal, mas sim as pequenas compras aqui e ali. Além disso podemos estar a comprar coisas que não são assim tão essenciais.

Estas foram 10 resoluções de ano novo que recomendo implementar em 2019. É um excelente começo e se no final do ano fizeres uma retrospectiva, irás notar grandes diferenças!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *