É preciso sacrificar para ficar rico?

É preciso sacrificar para ficar rico? Será que é mesmo preciso abdicar do conforto e de luxos para atingir a independência financeira? Neste artigo vou explicar porque é que eu considero que não precisas abdicar do teu conforto nem contar tostões para atingir a independência financeira.

Poupar é ganhar ou perder?

Fala-se muito (e eu inclusive) da importância de poupar. Mas, quando ouvimos a palavra poupar, associamos a abdicar ou restringir. Focamos naquilo que não podemos ter, em vez de focar naquilo que queremos e podemos ter. E isso não é bom. Eu não quero viver numa casa pequeníssima. Não quero ter de dizer aos meus amigos que não vou jantar fora com eles para não gastar dinheiro. Ou deixar de ir de férias. Não me quero limitar.

Não quero estar focada naquilo que não posso ter ou fazer. Ter certos confortos, ou luxos se quiseres, funciona muitas vezes como inspiração e motivação. Já ouviste esta de certeza “Junta-te aos bons e serás como eles.” Tens que te rodear de pessoas que te inspirem, mas também de coisas, sítios, estilos de vida, que te inspirem e que te façam estar motivado para atingir os teus objectivos.

Vi no outro dia uma entrevista muito antiga entre o Robert Kiyosaki (autor do livro Pai Rico Pai Pobre) e o Donald Trump, em que o Kiyosaki perguntava a Trump se ele como investidor que é, abdicava de certos luxos para poder poupar mais e investir mais. Ao que ele respondeu que não, claro.

E disse que tinha um amigo que ia ainda mais longe. Que voava sempre first class, mesmo que não tivesse muito dinheiro. Porque para ele voar first class era prioridade, porque o faz sentir como ele um dia deseja ser. Relembra-o para o que está a trabalhar e está rodeado de pessoas que têm outro tipo de mentalidade e muito possivelmente, objectivos idênticos. É um pouco fake it until you make it. E eu acredito que isso funciona mesmo.

Pára de poupar

Pára de poupar. Sim, é mesmo isso. E porquê? Porque dinheiro poupado desvaloriza. Com a inflação, perdes poder de compra. Portanto, o dinheiro que poupaste há um ano atrás já não compra a mesma coisa, ou a mesma quantidade hoje, do que que há um ano atrás.

O que fazer em vez de poupar?

Investir. Tens de investir o dinheiro, nem que seja só para não ficar a perder. Onde tens o teu dinheiro poupado neste momento? Numa conta à ordem? Numa conta poupança? E não há formas de rentabilizar esse dinheiro? Que opções tens?

Já escrevi vários artigos sobre este tema, que podes aceder aqui:

Qual é a solução?

Para poder deixar de abdicar do conforto e dos luxos que queres, tens de ter dinheiro. É verdade. Então o que tens de fazer é ganhar dinheiro suficiente para que o café que compras todos os dias não faça diferença no final do mês.

Foca-te em ganhar mais, em vez de focar em gastar menos. Até porque gastar menos, ou poupar nos gastos, tem sempre um limite. Ganhar mais não. Mesmo que um dia só tenha 24h, podes criar fontes de rendimento passivas e fazer dinheiro enquanto dormes.

É preciso sacrificar para ficar rico?

Não necessariamente! Foca-te naquilo que podes ter e não naquilo que não podes ter. Foca-te em ganhar mais, em vez de focar em poupar mais. Cria condições na tua vida onde te possas inspirar e motivar para fazer mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *