Investir com pouco dinheiro | Qual o melhor investimento para ti

Tens algum dinheiro de lado e queres investir. Será que é possível investir com pouco dinheiro? Sim, é! Mas e agora? Onde investir? Neste artigo vou apresentar quatro investimentos diferentes que podes fazer com pouco dinheiro.

Depósitos a prazo

Depósitos a prazo é uma boa opção para quem quer investir com pouco dinheiro. Além disso se não gostas de correr riscos, este produto financeiro pode ser uma boa alternativa. Apesar da rentabilidade não ser muito alta, é melhor colocar o dinheiro (ou parte dele) num depósito a prazo do que deixá-lo na conta à ordem.

Importante a ter em conta é o montante do depósito: normalmente quanto maior o valor, maior o retorno. Também deves ter em conta se há possibilidade de reembolso antecipado ou não. E para saberes a rentabilidade que vais ter com o depósito a prazo, olha para a TANL (Taxa Anual Nominal Líquida) que representa o valor dos juros associados ao depósito a prazo após deduzidos os impostos.

Investir em obrigações

Obrigações são valores mobiliários representativos da dívida de uma empresa ou do estado em relação a terceiros. Quando tens obrigações no fundo isso significa ser credor dessas entidades. Este tipo de investimento tem um risco mais baixo, e consequentemente um rendimento mais baixo também.

Portanto, se não gostas muito de correr riscos, investir em obrigações pode ser uma boa opção. Como investir em obrigações? Através de uma correctora. Tens várias: aqui no canal já falei da DeGiro, mas tens também a Invest BTrader, Golden Broker, XTB, Orey. Vê é bem os custos e taxas de comissão, porque podem variar bastante de correctora para correctora.

Investir em acções

O que são acções? Quando tens acções da Coca-Cola por exemplo, no fundo deténs uma pequena parte dessa empresa. Isto significa que és detentor de uma parcela de ativos da empresa e consequentemente dos seus ganhos. Mas também das suas perdas. Nas acções a rentabilidade por norma é maior que nas obrigações, no entanto o risco também é maior. O ideal é conheceres muito bem a empresa onde vais investir.

Tal como nas obrigações, podes investir em acções através de uma correctora. Podes optar por investir de forma activa, ou seja estar sempre atento à bolsa e de acordo com a mesma comprar ou vender acções constantemente. Pessoalmente considero que é muito difícil prever o mercado (da mesma forma que é difícil prever quando a bolha imobiliária vai rebentar) e por isso prefiro investir de forma passiva em fundos de índice.

Invisto um determinado valor todos os meses (usando a técnica chamada dollar cost averaging), e pretendo deixar o dinheiro lá durante muitos anos. É tudo automático e por isso se chama uma gestão passiva. Mesmo se houver uma crise financeira, e a rentabilidade descer drasticamente, o melhor é deixar lá o dinheiro, porque um dia vai voltar a subir.

Claro que este investimento significa que não terás liquidez durante muitos anos. Tem isso em conta. Se tiveres interesse em saber como se pode investir em fundos de índice, aproveita para ler o artigo: Como investir em Fundos de Índice.

Investir em imobiliário

Este tipo de investimento só é possível se tiveres algum dinheiro poupado, porque por norma, para poder pedir um empréstimo de habitação, precisas de dar um valor de entrada. Este valor depende da tua situação financeira (se tens um emprego fixo, se tens fiadores, se tens outras dívidas, etc.) Dependendo destes factores, os bancos emprestam mais ou menos dinheiro.

Caso consigas um emprestimo, este tipo de investimento é bastante simples. Requer algum trabalho, sendo que arrendar uma casa ou apartamento implica sempre alguma mão de obra. De qualquer modo, ao teres a casa arrendada, terás uma liquidez mensal.

Se quiseres saber se vale mesmo a pensa investir em propriedades imobiliárias, lê o artigo: Investimentos imobiliários | vantagens e desvantagens.

Investir com pouco dinheiro é possível!

Estes são apenas algumas opções para investir com pouco dinheiro. Caso queiras ficar a conhecer outros, aproveita para ver o artigo: O que fazer com as poupanças onde te apresento mais algumas formas de investires o teu dinheiro. Se preferires ver em formato vídeo, acede ao link do meu canal de Youtube. O link está na caixa de descrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *