Transformar um hobby num negócio

Todos nós queremos um trabalho que nos deixe realizados e transformar um hobby num negócio pode ser a solução!

Uma boa forma de ganhar mais dinheiro é criando várias fontes de rendimento. Podes por exemplo ter um emprego e ao mesmo tempo ter outros negócios que te dão dinheiro.

Transformar um hobby num negócio é uma forma ideal de conseguir ganhar mais dinheiro e sentires-te realizado. Além disso é meio caminho andado para o sucesso. Se queres transformar o teu hobby numa profissão, continua a ler este artigo, ou vê o vídeo abaixo, para descobrires quais as vantagens e desvantagens.

Análise de mercado

A primeira coisa que deves fazer é uma análise de mercado. Tens de perceber se há mercado para a tua ideia de negócio. Porque um hobby que não faz dinheiro, nunca pode vir a ser um negócio.

Sê específico na definição do teu mercado alvo. Quanto mais te especializares, menos concorrência terás. Por isso, encontra o teu nicho de mercado.

O hobby deixa de ser hobby

Quando transformas o teu hobby numa profissão, o próprio hobby deixa de ser hobby. Criar um negócio implica muito mais do que apenas a actividade do hobby em si. Por exemplo, se queres ser fotógrafo, além de tirares fotografias, tens de vender o teu serviço. Ou seja, tens de fazer a parte de vendas.

Vais ter de tornar o negócio rentável e no início podes ter de trabalhar muito e abdicar de outras coisas. Deves ter em conta que criar um negócio do zero implica muita dedicação e trabalho.

Aprender

Voltando ao exemplo do fotógrafo. Podes ser muito bom em fotografia, mas para transformar este hobby num emprego rentável, terás de aprender a vender, tens de criar um site, fazer contabilidade, marketing, etc.

Hoje em dia temos a internet onde podemos encontrar imensas coisas, mas é preciso dedicação e tempo. Quando decidi lançar Finanças com Ella, tive de aprender como fazer um site, SEO, Analytics, edição de vídeo, contabilidade, etc. Isto levou muito tempo e não gostei de todas as fases. Mas faz parte e é um sacrifício inevitável.

Além do Google, usa o teu network para te ajudar com questões que não saibas.

Estas dicas servem para teres uma noção do que é que implica transformar um hobby numa profissão. Tem muitas vantagens, mas pode também ter desvantagens. Deixo-vos com algumas ideias de hobbies que podem transformar em empregos:

Artesanato

Se és bom nalgum tipo de artesanato explora esse talento para abrir uma loja online. Hoje em dia existem imensas plataformas onde podes criar lojas, como a Shopify ou a Etsy. Podes também criar o teu próprio site e vender directamente. Assim não perdes dinheiro em comissões, mas por outro lado terás de fazer todo o marketing e logística. Algo com que não te precisas de preocupar nessas plataformas.

Design e Fotografia

Estas duas áreas são bastante populares no mundo dos freelancers. Podes começar por te inscrever numa plataforma de freelance para depois ires criando a tua própria carteira de clientes. No caso da fotografia, podes também colocar fotografias da tua autoria em sites como a iStock. Por cada foto que vendes, recebes um pequeno montante. Este tipo de rendimento é passivo.

Negócio online

Eu criei o meu negócio online porque me dava flexibilidade. Além disso uma das minhas paixões é finanças pessoais. Criar Finanças com Ella foi juntar o melhor dos dois mundos.

Um negócio online pode ser ter um blog e fazer affiliate marketing, mas também podes criar produtos digitais como Ebooks ou cursos online. Para mim a maior vantagem disto é que não precisas de um armazém, nem fornecedores. Apenas precisas de internet e um computador.

Se queres saber como podes fazer dinheiro com o blog recomendo ler o artigo como começar um blog.

Cozinhar

Se sabes cozinhar bem tens enumeras oportunidades de negócio que podes explorar. Podes por exemplo escrever livros de receitas. Podes criar um canal de youtube onde explicas passo a passo diferentes receitas. Podes começar um negócio de bolos ou cupcakes. Neste caso consegues especializar-te mais na área dos eventos, como festas de aniversário ou casamentos.

Outra ideia: existe um serviços chamado HelloFresh que envia caixas com ingredientes para casa com uma receita específica onde podes escolher o prato online e indicar para quantas pessoas vais cozinhar e enviam-te uma caixa com tudo o que precisas para casa, incluindo instruções. Porque não fazer algo parecido?

Estas são algumas dicas e ideias para quem quer transformar um hobby num negócio rentável. Tem em conta os prós e os contras e depois de teres tomado uma decisão avança! Queres saber quais são os primeiros passos que deves dar como empreendedor, então lê este artigo: Trabalhar por conta própria | Primeiros passos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *