Trabalhar por conta própria | Primeiros passos
Decidiste arriscar! Tens uma ideia, motivação e garra! Vais finalmente começar um negócio teu e trabalhar por conta própria. Este passo é o mais difícil no empreendedorismo. Começar.
Pensamos sempre em mil argumentos para não começar. Não vai haver mercado. Já existe. Não consigo. É muito difícil. Mas se conseguires passar este obstáculo dos pensamentos negativos, já é meio caminho andado para o sucesso.
O motivo
Qual é o teu motivo para quereres ser empreendedor? Procuras liberdade? Queres melhorar o mundo? Queres deixar de ter um chefe que te diz o que fazer? Queres ganhar mais dinheiro? Todas estas razões são válidas. É importante perceberes qual é a tua missão porque isso vai-te dar motivação.
Que valores estão por de trás desta decisão? O que pretendes atingir? Quando visualizas o sucesso do teu negócio o que vês? O que sentes? Onde estás? Como? Com quem? Estas são perguntas importantes para te colocares a ti mesmo.
Procura ajuda de um mentor ou de um coach
Se nunca tiveste um negócio próprio ou se sempre tiveste um emprego fixo, o passo de trabalhar por conta própria é grande e requer uma boa preparação. Não precisas de reinventar a roda, por isso estuda casos de sucesso para aprenderes com os melhores.
Procura ajuda de um mentor que possa partilhar a sua experiência e guiar-te durante o processo. A ajuda de um coach também poderá ser muito útil para definir e atingir objectivos.
Podes perfeitamente criar um negócio teu sozinho, mas podes sempre procurar ajuda junto dos que já passaram pela mesma situação.
Quanto dinheiro precisas
Quando começas a trabalhar por conta própria, precisas de capital. Fora do valor que precisas para investimento (que depende do tipo de negócio) precisas de dinheiro suficiente para te sustentares enquanto o teu negócio não rende.
O ideal é teres uma poupança suficiente para conseguires sobreviver durante 6 meses, sem teres rendimentos nenhuns. Ou seja, imagina que os teus gastos mensais são 1000€, então precisas de 6000€ no mínimo. Isto vai-te dar tempo para começares o negócio e fazê-lo render após os seis meses. Além disso, coloca-te alguma pressão saudável.
De qualquer modo, o mais prudente é só deixares o teu emprego, quando já consegues ter rendimento suficiente para te sustentares.
Learn along the way
O mais difícil é começar! Antes de começares pensas nos obstáculos e naquilo que não sabes ou não consegues. Mas a verdade é que vais aprendendo ao longo do percurso.
Eu não sabia fazer imensas coisas antes de começar. Mas decidi não me focar nisso e fazer as coisas passo a passo. Se surgisse um problema, eu arranjava maneira de o resolver. Assim além de não sofrer por antecipação, os problemas não pareciam tão grandes.
O espirito empreendedor é não ter medo de falhar, arranjar forma de passar os obstáculos e simplesmente seguir em frente. Go for it!
Metas e objectivos
Uma das dificuldades que podes vir a sentir como empreendedor, quando começar a trabalhar por conta própria, é que não vais ser capaz. Tens de fazer tanta coisa e atingires o teu objectivo parece tão longe de acontecer, que entras num desespero. Estes pensamentos são normais e tens de os combater.
O teu foco deve estar no teu objectivo. Se o teu objectivo é conseguir ter 100 clientes no final do ano deves fazer tudo para o conseguir. Define mini metas, metas, grandes metas e mega metas. 100 clientes é uma mega meta que parece impossível de atingir… Mas não é!
Começa por definir mini metas (por exemplo 1 clientes na primeira semana), metas (por exemplo que esse primeiro cliente te recomenda a mais 3) e grandes metas (por exemplo, conseguir 9 clientes novos por mês). Com 9 clientes por mês, no final do ano tens mais de 100 clientes! Desta forma a mega meta já não parece assim tão difícil de atingir.
Simplesmente começa
O mais difícil de começar a trabalhar por contra própria é sempre começar. Por isso começa, e o teu primeiro obstáculo fica ultrapassado.
Começa já! Até porque ainda demora muito tempo até o teu negócio estar onde queres.