O que é ser livre?
Liberdade
Reflectir sobre o que é ser livre é importante para perceber o que valorizamos. Liberdade pode significar ter mobilidade. Estamos onde quisermos e irmos para onde quisermos. Pode ser ter tempo, gerindo o tempo como quisermos. Podermos expressar a nossa opinião em qualquer situação. O que é ser livre para mim e porque é que é importante pensar sobre isso?
A vida (im)perfeita
Por fora parecia que tinha tudo, a vida perfeita. Consegui subir na carreira e ter uma posição de liderança. Muito dinheiro. Muita responsabilidade. Uma equipa. Mas isso não me deixava feliz. sentia que não era livre. Sentia que tinha entregue a minha liberdade pelo sucesso. Pela carreira. Pelo dinheiro. Pelo estatuto. Eu não decidia como acordava de manhã, como agia, como me sentia. Isso era tudo decidido por mim.
Todos os dias vejo pessoas à minha volta, a entrar e a sair do metro, do escritório, como robôs. A perder os momento mais importantes das suas vidas. Todos os dias perdemos horas no trânsito ou em transportes para ir para o trabalho. Sobra pouco tempo para fazer as coisas que realmente gostamos. Teremos de nos render a isto?
O que é ser livre?
Depois de muitos anos descobri o que procuro na vida. Liberdade. Mas o que é ser livre? E o que representa para mim?
Filosoficamente, a liberdade, e mais concretamente a liberdade moral, diz respeito a uma capacidade humana para escolher ou decidir racionalmente quais os actos a praticar e praticá-los. A liberdade humana reside em se poder dizer sim ou não, quero ou não quero. Nada nos obriga a ter apenas uma alternativa. Liberdade também é conseguirmos ser nós próprios, independentemente das expectativas das outras pessoas. O exercício da liberdade exige reflexão.
Eu sou livre porque escolhi viver em Lisboa, porque escolhi aceitar trabalhar nas empresas onde trabalhei, porque escolhi os meus amigos. Mas sinto que não sou livre porque preciso de trabalhar. Trocar tempo por dinheiro, para sobreviver. Não me sinto livre porque não tenho a opção de escolha. Então sentiria-me livre se não trabalhasse?
Liberdade é deixar-nos levar pelo vento?
O meu pai, conhecendo o meu strugle diário, contou-me a historia do seu amigo de infância. Comprou um barco em segunda mão, e viaja pelo mundo, deixando-se levar pelo vento. Não está dependente de ninguém. É livre. Mas eu não me sentiria livre num barco. Mas porque não? Para mim ser livre é estar num espaço maior que um barco? Estar em terra?
Na escola aprendi que a liberdade não vem sem responsabilidade. Então ser livre tem consequências? Tem. Se escolher não trabalhar, não tenho dinheiro para pagar as contas. Se escolher não me adaptar à sociedade, não vou ser aceite na sociedade.
Eu sou livre
Se procuro liberdade quer dizer que agora não sou livre? Acho que sou. Esta noite, estava na minha varanda, a beber um copo de vinho e a olhar para a rua. Sentia-me livre. Sinto-me livre. Estou nesta varanda, a olha sobre a rua, porque eu decidi. Porque eu quis. Então, ser livre também tem a ver com um sentimento que está na nossa cabeça.
Liberdade é escolher fazer o que se gosta. Então o que faria se amanhã acordasse e fosse completamente livre? Onde acordava? Para onde ia? Com quem? Fazia o quê?