Trabalhar menos horas por semana é possível?

E se pudesses trabalhar menos horas? Imagina que podias só trabalhar 32 horas por semana, ou ainda menos? Como te sentirias? O que farias com o tempo livre? E como te organizavas no trabalho, para continuar a ser eficiente e produtivo?
Tem que haver um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Não podemos sentir que trabalhamos para viver nem que vivemos para trabalhar. Já houve vários países que adotaram uma política de trabalho part-time e em que se trabalha apenas 6 horas por dia ou apenas 4 dias por semana.
Trabalhar 4 dias por semana
Houve um caso na Nova Zelândia, em que as pessoas trabalhavam só 4 dias por semana, mas pelo salário de 5 dias por semana. Com isto o stress diminuiu e a produtividade aumentou. O resultado foi muito interessante, porque como as pessoas tinham de estar mais focadas e mais organizadas, a produtividade aumentou. Tinham de ser mais produtivos e fazer menos pausas, mas compensava porque tinham uma recompensa grande que era 3 dias de fim de semana. Isto teve um grande impacto na qualidade de vida das pessoas.
Em Portugal ainda não há tanto esta mentalidade e ainda há muitas empresas em que se saíres antes das 19:00 ou 20:00 horas te perguntam se vais almoçar a casa. Claro que isto é num tom de brincadeira, mas afecta qualquer um. Ainda é muito comum trabalhar 10 horas ou mais por dia, 5 dias por semana. A questão é que não dá para trabalhar eficientemente e com uma produtividade de 100%, porque são muitas horas seguidas.
Acho que mentalidade está a mudar. Também já se vê cada vez mais o trabalho remoto, o que demonstra que se avalia o resultado do trabalho e não se olha para quantas horas uma pessoa está no escritório. Acho que devemos focar-nos mais na qualidade do que se produz e não tanta em quantas horas uma pessoa está presente no escritório. Até porque essa presença não é de todo sinónimo de trabalho ou de resultados.
Mas afinal, o que se ganha quando se trabalha menos horas?
Menos stress
Já vimos que trabalhar menos horas por semana reduz os níveis de stress e isso beneficia a saúde. Até porque assim tens mais tempo para fazer desporto, dormir mais e comer melhor. Tudo isto contribui para a redução de stress. Queres saber como poupar dinheiro e poupar na saúde ao mesmo tempo, então aproveita para ler este artigo: Poupar dinheiro e poupar na saúde ao mesmo tempo.
Menos poluição
Porque provavelmente reduzes o uso de transportes ou carro. Para saber mais sobre como poupar dinheiro e contribuir positivamente para o ambiente, lê este artigo: Poupar dinheiro e o ambiente | 6 dicas práticas
Maior rentabilidade e eficiência
Work smarter not harder. Ao teres menos horas para fazer o mesmo trabalho, obriga-te a ser mais eficiente. Tens de estar mais focado e não vais fazer uma pausa para um café de meia em meia hora. Nem vais sentir essa necessidade, porque sabes que a recompensa vai ser grande.
Ter tempo livre
Outra vantagem é que tens tempo para fazer coisas que gostas. Ou até criar mais fontes de rendimento. Richard Branson, um dos mais reconhecidos empreendedores mundiais, defende mesmo que só se deveria trabalhar 3 dias por semana, para ter a flexibilidade necessária para fazer o que mais se gosta.
Concentração e foco
Ao teres menos tempo para fazer alguma coisa, não tens o luxo de te poderes distrair. E esse foco torna logo o teu dia mais eficiente e mais consciente. Quando é que foi a última vez que bebeste um café, e só bebias o café. Não estavas a ler, nem a falar, nem no telemóvel, só estavas a apreciar o café? Se calhar nem te lembras.
Quando foi a última vez no trabalho que te focaste apenas numa tarefa de cada vez? Eu acho que foco promove a eficiência. Hoje em dia fala-se muito sobre multitasking e como é positivo conseguir fazê-lo. Eu não consigo fazer multitasking. Alias, consigo, mas ou demoro muito mais, ou as coisas não ficam tão bem feitas.
Eu sou um pouco contra isso porque acredito que seja mais dificil fazer duas coisas bem feitas ao mesmo tempo, do que uma de cada vez. Ou não ficam tão bem feitas, ou acabas por demorar mais, por causa da falta de foco e falta de foco provoca falta de eficiência.
Posso vos demonstrar o que quero dizer com isto: no outro dia desafiaram-me para fazer um exercício para perceber o que era mais eficiente, multitasking ou singletasking. Tinha de escrever os números de um a dez e a cada número tinha de associar as letras do alfabeto, por ordem. Ou seja, 1-a, 2-b, 3-c, etc. Primeiro íamos fazer por singletasking, ou seja escrever primeiro todos os números e depois todas as letras. E depois multitasking, ou seja, um número, uma letra, outro número, outra letra. No final víamos em qual demorava mais. Se quiseres ver esta experiência, clica no vídeo acima deste artigo.
É possível trabalhar menos horas por semana?
Se tiveres o teu próprio negócio é mais fácil trabalhar menos horas, porque podes delegar tarefas ou funções. Podes também optar por abdicar de uma parte do lucro e trocar isso por ter mais tempo livre. São escolhas, e quando és o dono do teu próprio negócio tens mais flexibilidade para tomar esse tipo de decisões.
Quando estás a trabalhar por conta de outrem é mais difícil porque elas têm de estar abertas a isso. Mas não é impossível. Se tiveres valor suficiente para uma empresa e se tiveres competências que mais ninguém tem, tens outro poder de negociação. Aqui é uma questão de abordar o assunto a ver a receptividade.
Eu já fiz isso e num dos trabalhos que tive por conta de outrem conseguir trabalhar apenas 3 dias por semana, sem ter de abdicar nada a nível salarial. Consegui isto porque primeiro, tinha competências que eram difíceis de encontrar no mercado e segundo porque estava numa posição, precisamente por causa do valor que poderia acrescentar para a empresa, que podia negociar os meus termos. Ou me contratavam nestas condições, ou não me contratavam.
Claro que estas são situações pouco comuns, mas também acho que são menos comuns, porque nós não pedimos. A mesma coisa com aumentos. Muitas vezes não os recebemos mais porque pedidos. Pois assim a probabilidade de receberes um aumento é muito mais pequena. Portanto, trabalhar menos horas é possível e cabe-nos a nós saber acrescentar valor a uma empresa e definir as nossas condições.