Poupar dinheiro e poupar na saúde ao mesmo tempo

E se pudesses poupar dinheiro e ao mesmo tempo melhorar a tua saúde. Saúde e finanças, são dois aspectos fundamentais nas nossas vidas e para estarmos felizes e equilibrados temos de estar bem em ambas. Acontece que, podemos contribuir positivamente para as nossas finanças, enquanto também melhoramos a nossa saúde! Isto é um win win e por isso, vou-te dar algumas dicas para conseguires melhorar a tua saúde e aumentar as tuas poupanças.

Reduzir o consumo da carne

Hoje em dia, já há muita gente que reduziu no consumo da carne ou a eliminaram por completo na sua alimentação. Há imensas alternativas e isso faz bem não só à saúde, mas também ao ambiente e à carteira. A carne é uma das coisas que torna a tua conta de supermercado mais elevada.

Podes ponderar reduzir o consumo de carne. As proteínas são importante para uma alimentação equilibrada, no entanto as proteínas não vêm só da carne! Podes perfeitamente substituir a carne por outros alimentos ricos em proteína. Uma boa maneira de começar a reduzir o consumo de carne é se por exemplo deixares de comprar carne para casa e apenas consumires carne fora de casa.

Reduzir nos snacks

Os snacks têm um impacto grande na nossa saúde porque muito facilmente e sem dares conta já comeste um saco inteiro de batatas fritas. Às vezes é dificil te controlares e facilmente abusas nas quantidades. Se tens uma caixa de chocolates em casa, torna-se irresistível e muito dificilmente comes apenas um chocolate de vez em quando. É bem provável que comas a caixa toda de seguida e no dia seguinte ainda tens de ir comprar mais. O açucar pode ser viciante e por isso é normal que isso aconteça. Deixa de comprar snacks como bolachas, batatas fritas, chocolates, gelado, bolos, etc… Se não tiveres nada disto à mão, não cais na tentação de comer coisas que não te façam tão bem à saúde nem à carteira.

Fácilmente gastas muito neste tipo de produtos. Quando estás no supermercado, principalmente se estás com fome (o que é sempre uma péssima ideia), é muito fácil pegar em snacks e encher o carrinho deles. Quando vais a ver, grande parte das tuas compras não é comida saudável. Um dia, por curiosidade faz as contas. Quanto gastas em snacks e quanto então conseguirias poupar se em vez disso comprasses coisas mais saudáveis. Deixa de comprar snacks. Se não os tiveres em casa, também não cais na tentação de os comer.

Reduzir nos refrigerantes e no álcool

Grande parte dos refrigerantes é só açucar. E mesmo se forem bebidas light, se tiverem gás, vais-te sentir cheio mais facilmente e se calhar não comes uma refeição completa como deverias e uma hora depois já tens fome e vais atacar nos snacks. Deixa de comprar refrigerantes e em vez disso bebe água ou chá. Além de ser mais saudável, é bem mais barato também!

No caso do álcool acho que é obvio. Quanto menos consumires melhor para a carteira e para a saúde. Por norma, nos restaurantes o álcool é o que torna a conta mais cara. Opta por reduzir nas quantidades que consomes e define por exemplo que só bebes álcool nos fins de semana. Isto já será uma grande ajuda.

Deixar de encomendar comida

Quantas vezes não nos apetece cozinhar e acabamos por encomendar fora? Nem precisas de sair de casa. Tão fácil e tão irresistivel. Abres a app e é só escolher, selecionar a comida que queres e esperar que te toquem à porta. Isto é mau para a saúde, mau para a carteira e mau para o ambiente. Além de te virem trazer a comida de mota (a não ser que seja eléctrica) e isso poluir o ambiente, ainda tens as embalagens que normalmente são todas de plástico.

Como por norma essas apps estão associadas ao cartão de credito, não vez logo o impacto do dinheiro a sair da conta. Então gastas muito mais facilmente sem pensar muito. Tenta reduzir no fast food e encomendas de comida. Há refeições muito fáceis e rápidas de fazer. É uma questão de pesquisar, seleccionar algumas e ter esses ingredientes sempre em casa.

Ginásio e carro

Quantas vezes já te inscreveste no ginásio e depois vais muito menos vezes do que tinhas planeado? Isso leva a frustração e dinheiro gasto desnecessariamente. Se não deres tanto uso, ou nenhum, ao ginásio, deixa de ir e procura alternativas para fazeres desporto. Podes por exemplo ir correr! É gratis, podes fazer em qualquer lado e faz bem à saúde.

Outra coisa que podes ponderar fazer é deixar o carro. Se a tua vida o permitir claro. Acontece que muitas vezes há alternativas boas ao carro, mas simplesmente não queremos sair da zona de conforto. Quando vais de carro para o trabalho, sais de casa para entrar directamente no carro, e quando chegas ao trabalho, pões o carro na garagem e sobes de elevador. Isto faz com que nem caminhes quase nada no dia-a-dia.

Se deixares o carro e começares a andar de transportes ou mesmo a pé ou de bicicleta, poupas imenso dinheiro e ainda contribuis positivamente para o ambiente e a tua saúde. Se achares que até podes deixar de andar de carro durante a semana, mas precisas do carro nos fins de semana, podes também optar por fazer car sharing. É uma questão de fazer as contas a ver se compensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *