Poupar dinheiro e o ambiente | 6 dicas práticas

Gostas de poupar? És preocupado com o meio ambiente? Gostavas de poupar dinheiro e o ambiente? Partilho contigo várias formas de poupar dinheiro e poupar o ambiente.

Comprar roupa em segunda mão

Sou bastante fã disto porque além de contribuir para o ambiente e poupares dinheiro, há outra vantagem grande. Sabes quando compras uma roupa nova e após a primeira lavagem, a peça está completamente desformada ou com borboto? Com as roupas em segunda mão por norma, como já foram usadas e lavadas várias vezes, what you see is what you get. O estado em que as encontras provavelmente não vai alterar muito. Em Lisboa costumo ir às lojas Humana. Há alturas em que vendem qualquer peça a €2!

Beber água da torneira

Comprar água de garrafa, quando a água da torneira é boa é um desperdício. Tanto por causa do plástico como da despesa que tens com isso. Além disso, hoje em dia há a possibilidade de filtrar a água em casa, caso não a queiras beber directamente da torneira.

Transporte alternativo

Em vez de te deslocares de carro ou transportes públicos tenta andar mais vezes a pé ou de bicicleta. Além de poupares dinheiro e o ambiente, também fazes exercício físico. Para fazeres o mínimo de exercício físico diário, dizem os entendidos que 10000 passos por dia chega. Se for o caso, podes até deixar de ir ao ginásio e apenas caminhar. Poupas dinheiro em transporte, poupas o ambiente e poupas o dinheiro do ginásio.

Sacos reutilizáveis

Usa sacos reutilizáveis em vez de sacos descartáveis. Quando vais às compras leva sempre os teus sacos e evita comprar novos. Uma alternativa sustentável são sacos de pano. Ou se não queres mesmo deixar de usar os sacos de plástico, pelo menos reutiliza-os, por exemplo para sacos do lixo.

Vender e comprar produtos usados

Quando tens produtos que já não usas, mas ainda estão em boas condições, não os deites fora. Vende-os por exemplo no OLX. Doar também é uma excelente alternativa. Além de venderes os teus produtos usados, podes também comprar produtos usados. Por exemplo, em vez de ires ao IKEA, compra móveis em segunda mão. Pessoalmente sou fã da Remar. É uma loja solidária que tem como objectivo prestar ajuda a todo o tipo de marginalizados. É ideal se gostas de móveis antigos ou se gostas de recuperar móveis. Além de ser barato, a entrega e montagem dos móveis é gratuita. Há lojas da Remar em várias cidades do país.

Poupar energia e água

Por fim, deixo umas dicas gerais que acho que já todos sabemos, mas é sempre bom relembrar. Podes instalar redutores de caudal nas torneiras para gastar menos água. Compra eletrodomésticos de classe A++ e A+++. Regula a temperatura das lavagens da máquina de lavar roupa. Normalmente até existem programas eco-friendly já pré-definidos. E por fim, substitui as lâmpadas de halogéneo por lâmpadas LED, para poupares cerca de 80% em energia.

Partilha nos comentários que tipo de medidas já implementas no teu dia-a-dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *