Investe como Warren Buffett

Hoje vamos então falar sobre Warren Buffett, um dos investidores mais ricos do mundo. Há muito estudos feitos e livros escritos a analisar as suas estratégias de investimento. Mas será que a estratégia dele também se pode aplicar a ti?

Quem é Warren Buffett?

Warren Buffett, com quase noventa anos continua a ser uma das pessoas com maior capital do mundo segundo a Forbes. Começou a investir cedo e desde novo sempre teve uma veia empreendedora. Ele em criança já vendia porta a porta e comprou a sua primeira acção aos dez anos de idade.

Eu identifico-me com a sua estratégia de investimento, porque este investidor defende que um bom portfólio de investimentos deve ter fundos de índice ou ETFs. São seguros, têm uma gestão passiva, têm boa rentabilidade e os custos são baixos. Mas a verdade é que ele tem investimentos que rendem bem mais. Um desses investimentos é a sua empresa que fundou juntamente com o Charles Munger, a Berkshire Hathaway, uma empresa gigante que rende biliões.

Mas vamos lá analisar algumas das suas estratégias.

Identifica-se com os seus investimentos

Ele foca-se naquilo que gosta e naquilo com que se identifica. O investimentos tem de estar alinhado com os seus valores. Ou seja, a título de exemplo, só compra acções de empresas com que se identifica ou que lhe interessem. Porque ao se informar sobre a empresa, lendo, pesquisando, analisando os seus números financeiros, tira prazer do processo e nunca será algo forçado.

Isto é algo que Warren Buffet faz e diria que é um exemplo a seguir. Imagina que queres ter um negócio próprio, mas vais abrir um negócio a pensar só no dinheiro. Aquilo que render mais, tu vais vender. Mas não te identificas com o produto que estás a vender. Vai ser um sacrifício gigante acordar todos os dias e trabalhar para o teu próprio negócio.

Ele vai colocar o seu dinheiro, onde estiverem os seus valores. Ele bebe coca-cola todos os dias. Dá-lhe prazer. Traz-lhe felicidade. Por mais que lhe digam que faz mal à saúde, ele defende que, como lhe deixa feliz beber a sua coca-cola todos os dias, não lhe faz mal, antes pelo contrário. Prefere viver menos anos, mas ser feliz. E aliás a mesma coisa com McDonalds, ele come todos os dias, e também See’s Candies.

Compreendo o ponto de vista dele, apesar de não concordar totalmente. Mas isso não interessa muito para aqui. De qualquer modo, além dele gostar dos produtos destas empresas, ele também se identifica com os valores das empresas, com a competência das pessoas que lá trabalham e estratégia de negócio.

Pensa em termos de faturação e não valorização

Já falei nisto anteriormente, mas um dos grandes hábitos do Buffett é a leitura. Ele lê imenso e dá-lhe gosto ler sobre as empresas em que investe. E uma das coisas que ele faz é não olhar para se acções estão a valorizar, mas sim, analisar os resultados e o lucro das empresas onde investe.

Isto requer uma constante leitura e ele é muito rigoroso nisso. Ele considera que não precisas de ser um mega expert para ter sucesso no mundo dos investimentos, mas deves conhecer as tuas limitações. Não compliques demasiado e não te deixes enganar. Quando uma oferta parece boa de mais para ser verdade… é porque será o caso.

Põe as suas emoções de lado

Warren Buffett não se deixa influenciar por notícias sugestivas relativas à bolsa. É muito fácil nos deixarmos influenciar por rumores ou mesmo as notícias. Mas quando seguimos os conselhos de alguém supostamente entendido na matéria, acabamos por confiar um pouco às cegas em alguém que mal conhecemos. Pergunta onde a pessoa obteve a informação, pesquisa e faz a tua própria análise. Não te deixes é levar pelas tuas emoções.

Adotar as estratégias do Warren Buffett?

Acho que é importante seguirmos as estratégias de pessoas bem sucedidas como o Buffett, desde que combine contigo! Se a estratégia de investimento não combinar contigo, vais estar a forçar algo que a longo prazo não será sustentável. Por isso, a minha dica é, encontra o teu estilo de investimento, tirando ideias de grandes investidores.

Se és iniciante neste mundo dos investimentos, para começar, e seguindo a primeira estratégias que falámos de Buffett que acho que todos podemos seguir é fazer uma lista das coisas que tu gostas, e tenta perceber se dá para investir nelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *