Cumprir resoluções de ano novo

Para o último artigo do ano, pensei que pudesse falar sobre as minhas resoluções de ano novo. Vamos falar também sobre como cumprir resoluções, vou-vos contar quais as minhas resoluções para 2021 e quais as resoluções da ano passado que cumpri e as que não cumpri.
Eu gosto bastante de ter resoluções de ano novo. Aliás, eu chamo-os objetivos e defino novos todos os anos. E sou da opinião que se não definires objetivos, vais-te ficar pelo sonhos. Eu associo isto à lei da atração. A lei da atração diz que tudo o que atrais para a tua vida, seja positivo ou negativo, é consequência dos teus pensamentos e ações. Se eu tiver o meu objetivo na cabeça constantemente e focar os meus pensamentos em atingir esse objetivo, automaticamente a minha energia vai-se focar nisso e assim vou trabalhando para atingir o meu objetivo. E tem mesmo funcionado, porque grande parte dos objetivos que defino consigo atingir.
Cumpri os objetivos de 2020?
Em 2020, um dos meus maiores objetivos era criar novas fontes de rendimento passivas. Portanto, não depender só de uma fonte de rendimento, criando mais do que uma. Quando falo em fontes de rendimento passivas é quando depois de um esforço inicial, consegues ganhar dinheiro, sem trabalhar ativamente para isso. E consegui!
Comecei a rentabilizar os meus vídeos no youtube e criei o primeiro curso online do Finanças com Ella! Sim, ouviste bem! Vem aí um curso de finanças pessoais. O curso será lançado em Janeiro de 2021 e qualquer pessoa se pode inscrever! O curso é para as pessoas que querem dar os primeiros passos práticos para melhorar as suas finanças pessoais e começar a conquistar a independência financeira.
Portanto, em 2020 criei duas fontes de rendimento novas. Não são totalmente passivas, mas bem mais do que quando estava a trabalhar num escritório das 9h às 18h.
Um objetivo que não consegui cumprir, foi o meu objetivo de investimento. Não investi o montante que queria, ou que tinha previsto. Isto foi porque queria focar em aumentar as minhas poupanças para usar para uma eventual obra de reconstrução de um imóvel. Acabei por focar mais as minhas poupanças aí, do que nos outros investimentos que queria fazer. É importante ter flexibilidade, para poder identificar oportunidades.
Definir e cumprir os objetivos
Uma coisa que eu noto, sempre que defino os meus objetivos do ano, é que quero sempre ser menos ambiciosa do que devia. Se quero que uma das minhas fontes de rendimento comece a gerar 500 euros mensalmente, devia escrever que quero que comece a render 750 euros por mês. Porque apesar de naquela altura parecer quase impossível, depois de um ano, vejo que superei os meus objetivos e afinal devia ter sido mais ambiciosa. Já me aconteceu muitas vezes.
Há quem leve isto ao extremo, usando a 10X RULE de Grant Cardone, que diz que quando defines um objetivo de, por exemplo ganhar mais 1000 euros anuais deves multiplicar isso por 10. Ou seja, ganhar mais 10 mil euros por ano. Porque assim o teu esforço vai ser maior, logo maior a probabilidade de o atingires. E caso não atinges o teu objetivo, é preferível não atingir os 10 mil euros, do que não atingir os mil euros. Eu não aplico esta regra, porque me desmotiva. Penso que à partida que não consigo e desmotivo. Mas para quem funcionar, é uma excelente forma de ser bastante ambicioso.
Se nunca definiste objetivos financeiros para ti próprio, desafio-te a fazê-lo para 2021. Podes começar com um objetivo simples de poupança anual. Ou então um objetivo de investimento. Se quiseres comprometer-te, escreve o teu objetivo algures, idealmente num sítio que o vejas regularmente.
Objetivos para 2021
Para o ano 2021 quero continuar a focar em criar ainda mais fontes de rendimento. Gostava de ter pelo menos cinco. Tenho agora três. Vou apostar em criar mais três no próximo ano. Tenho de ser mais ambiciosa. E assim o objetivo é ter seis no final de 2021.
E porquê este objetivo? Já falei da importância de diversificar nas fontes de rendimento anteriormente. Falamos muitas vezes em diversificar nos investimentos, mas eu sou da opinião, que diversificar nas fontes de rendimento é igualmente importante.
Em 2021 quero continuar a investir, ainda vou ter de ver que montante, porque à medida que vou aumentando as minhas fontes de rendimento, vou querer investir mais. E gostava também de escrever um livro… Se calhar não vos interessa muito saber quais as minhas resoluções, mas pronto. Eu sou um pouco curiosa e gosto de saber as resoluções das outras pessoas. De certo modo inspira-me.
Quais são as tuas resoluções para 2021? Deixa nos comentários para eu ler 🙂 Se quiseres inspiração para definir objetivos ou resoluções financeiras para 2021: 10 resoluções de ano novo para ter mais dinheiro