Porque é que 77% das famílias portuguesas têm dificuldades económicas?
Segundo o estudo da Deco Proteste, 77% das famílias portuguesas têm dificuldades económicas. 77%! É assustador. Neste artigo vamos tentar perceber o porquê destas dificuldades e porque é que poupar é uma missão quase impossível para muitos Portugueses.
Gostava de pedir a tua ajuda para aumentarmos a literacia financeira no nosso país. Basta partilhar conteúdo sobre finanças pessoais, deste ou de outros sites idênticos nas tuas redes sociais para podermos chegar a mais gente. Estes pequenos gestos podem ajudar muita gente e por isso se achares que faz sentido, partilha. Deixo um textinho que podes copiar e adaptar se quiseres e partilhar nas tuas redes sociais.
Segundo o estudo da Deco Proteste, 77% das famílias portuguesas têm dificuldades económicas! Vamos todos ajudar a aumentar a literacia financeira dos portugueses!
Se queres melhorar a tua situação financeira, seja poupar mais, ganhar mais ou até aprender a investir, tens de aprender sobre finanças pessoais!
Pronto para aprender? Começa aqui: https://www.financascomella.com/os-3-segredos-para-o-sucesso-financeiro-financas-pessoais/
Contribui para o aumento da literacia financeira em Portugal, e partilha o que sabes.
Portugueses em dificuldades económicas
77% das famílias portuguesas têm dificuldades económicas, segundo o barómetro da Deco Proteste. Falando um pouco deste barómetro. O que ele avaliou foi “o nível de vida das famílias portuguesas com base na facilidade que estas têm ou não em fazer face a seis grandes conjuntos de despesas: habitação, saúde, alimentação, educação, mobilidade e tempos livres.” Com o objectivo de perceber quais as despesas que mais fazem tremer a estabilidade dos portugueses.
Por exemplo, na habitação, concluiu-se que “ A manutenção é um encargo que 55% têm dificuldade em pagar e, para quase 50%, as contas da luz, da água e do gás também são fonte de preocupação.” Depois no caso da saúde “Na saúde, os constrangimentos atingem 45% das famílias.” No caso da educação “Para 32% das famílias, está longe de ser fácil arcar com as despesas de educação, sobretudo do ensino superior. ” E depois refere ainda que “Poupar é também tarefa praticamente impossível para 80% das famílias.”
Há solução?
Estes números são de facto assustadores. Acredito que seja difícil melhorar as situações destes casos, mas seria interessante avaliar alguns dos casos para perceber se há alguma coisa que se possa fazer. Por exemplo, conheço casos de pessoas com muito pouco dinheiro, que compram todos os seus produtos de supermercado de marca. Isto é desnecessário, até porque há alternativas igualmente boas.
Por isso penso que em alguns casos possa ter a ver com escolhas e alternativas, e principalmente, saber que elas existem. Por vezes não são feitas as melhores escolhas, por não saber da existência de alternativas. Por isso é que é tão importante haver uma Deco Proteste que avalia produtos para perceber se vale mesma a pena pagar mais caro, por exemplo. E em muitos casos não vale a pena.
Para ler mais sobre este assunto, vê este artigo: Como poupar dinheiro | 5 dicas práticas onde falo sobre como poupar nas compras de supermercado, no teu operador telefónico, entre outros.
Será que as coisas vão melhorar?
Depois perguntaram qual a expectativa futura: pior, melhor ou igual. 55% das pessoas disseram igual. Agora vou ser um pouco crítica: Será que existem intenções para mudar? Porque, para a sua situação se manter igual, é porque nada vai mudar. Mas a mudança pode muito bem estar nas nossas mãos.
Será que, quem acredita que a sua situação financeira vai ficar igual, não pensa em mudar ou a procurar alternativas? Ou será não sabem que há alternativas? Eu acredito que quem está na mal financeiramente, tem todo o interesse em mudar. Aliás vamos partir desse pressuposto, para manter as coisas positivas 😉 Por isso é que é tão importante partilhar este tipo de informação com o máximo de pessoas.
Qual o nível da literacia financeira dos portugueses?
Na entrevista com Rita Rodrigues, Responsável das Relações Institucionais, ela diz que: “o País melhora nos indicadores económicos, mas as famílias enfrentam muitos constrangimentos na gestão diária. Acabam por ter de fazer as escolhas possíveis e não as necessárias. “ Mas será que sabem as escolhas todas possíveis que existem?
Por exemplo, sabem que existem organizações que ajudam a avaliar qual a opção mais em conta a nível dos gastos com internet e telefone? Ou que podem estar aptos para diversos subsídios, de habitação, de educação? Será que têm acesso a essa informação?
E depois acredito que em alguns casos, as famílias que não conseguem poupar (aqui não estou a falar no caso das famílias em dificuldades extremas), porque não priorizam poupar. E digo isto porque há casos em que até entra dinheiro suficiente para se poder poupar, mas gasta-se o dinheiro noutras coisas, e no final do mês já não há nada para poupar.
Por isso é que é tão importante, para quem pode e quer, pôr dinheiro de lado, assim que o recebe, (paga-te primeiro) para não cair na tentação de não sobrar.
Se quiseres ler mais sobre a estratégias “Paga-te primeiro”, aproveita para ler ester artigo: Investir para Iniciantes | 5 Dicas para Começar
Vamos aumentar o nível da literacia financeira!
Se queremos melhorar a nossas situações financeiras, seja poupar mais, ganhar mais ou até aprender a investir, temos de aprender sobre finanças pessoais!
Partilha se achares que este conteúdo pode ajudar outras pessoas. Vamos todos contribuir para aumentar o nível da literacia financeira em Portugal e reduzir o número de famílias portugueses em dificuldades económicas!
Deixo novamente o texto que podes partilhar nas tuas redes sociais:
Segundo o estudo da Deco Proteste, 77% das famílias portuguesas têm dificuldades económicas! Vamos todos ajudar a aumentar a literacia financeira dos portugueses!
Se queres melhorar a tua situação financeira, seja poupar mais, ganhar mais ou até aprender a investir, tens de aprender sobre finanças pessoais!
Pronto para aprender? Começa aqui: https://www.financascomella.com/os-3-segredos-para-o-sucesso-financeiro-financas-pessoais/
Contribui para o aumento da literacia financeira em Portugal, e partilha o que sabes.