Os 4 piores hábitos de pessoas pobres

Quais são os hábitos pobres que as pessoas têm que as limite no seu sucesso financeiro? E será que tu tens algum hábito destes e é por isso que ainda não atingiste a independência financeira? Neste artigo vamos falar de 4 hábitos de pessoas pobres. Por isso fica atento, para saber se tu tens algum deles que deves eliminar imediatamente!

Pensar pequeno

O primeiro hábito que grande parte das pessoas pobres… (bem, não gosto muito da palavra pobre, até porque há pessoas ricas que são muito pobres de mentalidade… por isso entenda-se por pessoas pobres: pessoas que não são financeiramente independentes.) O primeiro hábito que estas pessoas têm, é que pensam pequeno! Têm objectivos pouco ambiciosos, ou não têm objectivos se quer.

Já falei imensas vezes sobre a importância de sermos ambicioso quando definimos objectivos, porque se definires um objectivo ambicioso, vais também atingir mais. Imagina que o teu objectivo é no próximo ano conseguir um aumento salarial/ou um aumento de honorários se trabalhares por conta própria. Define um objectivo concreto. Um aumento de quanto? E aí a reflexão começa. “Mmmm, tendo em conta o meu salário actual, o meu valor no mercado, a empresa ou os clientes com quem trabalho… um aumento de 100 euros líquidos por mês acho que está bom.” Agora pensa, 100 euros deixa-te mesmo satisfeito? A mim não deixaria. Em vez de 100 euros , define que queres um aumento de 300 euros. Aposta alto!

Eu continuo a cometer o mesmo erro de apostar demasiado baixo nos meus objectivos. Ano após ano, supero os objectivos de defini e fico sempre surpreendida comigo própria. A verdade é que se apostas alto, vais agir de forma diferente e vais atingir mais porque as tuas acções vão te levar aos teus objectivos. Imagina o seguinte: defines que no próximo mês vais poupar 50 euros. Até seria fácil eventualmente. E agora defines que em vez de 50 euros, vais poupar 100 euros. O que achas que aconteceria? Muito provavelmente também conseguirias! Tem tudo a ver com mindset. Define um objectivo ambicioso e foca-te nele.

Pensar negativo

Isto tem a ver com focar nos obstáculos em vez de focar nas oportunidades. As pessoas “ricas” vêem oportunidades. As pessoas “pobres” vêem obstáculos. É muito interessante analisar como funciona a mente dos otimistas e dos pessimistas. No livro The Secrets of a Millionaire Mind, de T. Harv Eker, ele compara pessoas de diferentes mentalidades para perceber como isso pode ter impacto nas nossas vidas.

Então, ele diz que:

  • As pessoas pobres ou pessimistas, focam-se no que pode correr mal: “E se não resultar?” ou “Nunca vi a resultar…”;
  • As pessoas de classe média, ligeiramente mais otimistas, dizem: “Espero bem que isto resulte!”;
  • As pessoas ricas, otimistas, assumem a responsabilidade das suas acções e dos resultados: “Vai resultar, porque eu vou fazer por isso!”.

Estão a ver a diferença! Gosto mesmo destas análises, porque isto significa que é uma questão de mindset! As pessoas ricas ou como eu prefiro chamar, financeiramente independentes, confiam nas suas capacidades e acreditam que vão ser bem sucedidas. E é fundamental ter este mindset. Enquanto que as pessoas “pobres” ou responsabilizam outras pessoas dos falhanços deles, ou acham que nem vale a pena tentar porque não conseguem à mesma.

Foco no salário

Grande erro! E este é um dos piores hábitos pobres que podes ter. Concentra-te no teu capital, não no teu salário. As pessoas financeiramente livres ou independentes concentram-se no seu capital. As pessoas financeiramente não livres ou dependentes concentram-se no seu rendimento salarial. Há uma diferença grande entre o teu salário mensal (ou anual) e o teu capital. Eu posso ganhar 2000 euros por mês em salário de trabalho e adicionalmente 3000 euros de rendimento dos meus investimentos.

O rendimento salarial é o que recebes em troca de trabalho activo. O capital representa o valor financeiro de tudo o que se tem. Ou seja, a soma do dinheiro, das acções, do imobiliário, do valor actual da empresa/negócio caso tenhas, o valor da casa, etc., subtraindo todas as dívidas.

A maior parte das pessoas gere o seu salário de forma a dar para o mês inteiro. No final do mês sobra pouco ou nada. Algumas pessoas, a quem tenha sobrado alguma coisa, poupam esse dinheiro. E algumas destas pessoas, poucas, investem as suas poupanças. Quem gasta tudo não tem capital. Quem poupa já tem algum capital, nomeadamente dinheiro. E quem investe, pode ter ou vir a ter um capital com potencial para gerar mais dinheiro, com acções, obrigações, imobiliário, ou outros.

Já começaste a investir? Não? Então aproveita para ler este artigo: O que fazer com as poupanças | 6 formas de investires o teu dinheiro

Se és iniciante vês este artigo: Começar a investir do zero – Guia para iniciantes

Com capital tens a possibilidade de criar um rendimento passivo. Isto é, dinheiro que ganhas sem trabalhar activamente. Não trocas horas do teu trabalho por dinheiro. Um rendimento passivo é quando o dinheiro trabalha por ti ou quando o negócio trabalha por ti. Pessoas “pobres” provavelmente não sabem o que é, ou pensam que isso é tudo muito bonito, mas na prática não é possível. A verdade é que é possível! Fica a saber como: Como colocar o dinheiro a trabalhar para ti | Rendimento passivo

Não ter dinheiro a trabalhar para ti

O quarto hábito que deixa as pessoas pobres é não ter dinheiro a trabalhar para ti e seres tu a gastar o teu tempo precioso em troca de dinheiro. Exactamente, os ricos colocam o seu dinheiro a trabalhar para eles. A verdade é que se tiveres este hábito não te julgo, porque somos ensinados desde sempre a trabalhar para o nosso dinheiro. “Estuda muito para entrares na universidade, tira um bom curso e arranja um trabalho bom para ganhares muito dinheiro!”

Quanto mais trabalhas, mais ganhas. Verdade. Mas trabalhar muito não vai fazer de ti uma pessoa financeiramente independente. Muito dificilmente. Agora, o dia só tem 24h. Então, como faço o dinheiro trabalhar por mim? Tens de investí-lo para criar rendimento passivo.

Por exemplo, uma pessoa que tenha um salão de cabeleireiro. O salão tem cinco cabeleireiros que cortam cabelo, fazem penteados, manicures, etc. O dono do negócio gere esses empregados e o negócio em si. Investiu o seu dinheiro e o seu tempo para montar o salão inicialmente, e depois contratou empregados para fazerem o trabalho. Mesmo que ele não esteja no salão, o negócio continua a funcionar.

Isto significa que tem um rendimento passivo. Outro exemplo é o arrendamento. Ao arrendares um apartamento ou uma casa, ganhas dinheiro passivamente. Não precisas de estar lá a despender 8h por dia para receber dinheiro. As pessoas financeiramente independentes vêem o dinheiro como uma semente que podem plantar, para mais tarde colher mais dinheiro. Trabalham por dinheiro, inicialmente sim, mas é temporário. Para as pessoas dependentes financeiramente ou “pobres”, esta situação é permanente.

Dica da Ella: Tens que trabalhar o suficiente para que o teu dinheiro comece a trabalhar para ti e quanto mais o teu dinheiro trabalhar por ti, menos terás de trabalhar tu.

Mais hábitos pobres

Estes foram apenas alguns hábitos pobres de pessoas financeiramente dependentes. Se gostas deste tema aproveita para ler o meu ebook, onde falo sobre os hábitos de pessoas ricas e pobres ou financeiramente livres e não livres. Podes fazer o download gratis aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *