Investir de forma passiva e para o longo prazo, rumo à independência financeira

Investir sem stress, nem trabalho é possível? Diria que totalmente, não. Mas há de facto uma forma de investir, que à partida dará menos stress e menos trabalho que outras formas de investir. E qual é esta forma? O investimento passivo, investir fazendo uma gestão passiva. E é sobre isto que vamos abordar neste artigo. 

Caso prefiras ver este conteúdo em vídeo, acede ao mesmo abaixo.

O teu objetivo é a independência financeira?

Se o teu objetivo é atingir a independência financeira, e sabes que para isso precisas de investir, mas não queres investir de forma ativa, ou seja, fazer stock picking, fazer timing the market, eu tenho uma solução para ti.

Investir fazendo uma gestão passiva. Simples!

E o que é que isto significa na prática? Significa criar uma carteira de investimento diversificada, investir regularmente nos produtos, ou mesmo no produto, que escolheste e manténs essa carteira por muito tempo, sem estar sempre a entrar e a sair do mercado. A esta estratégia também chamamos buy and hold, que traduzindo significa: comprar e manter. 

Eu gosto muito desta estratégia porque quase não dá trabalho e como não tenho de estar constantemente a ver o que o mercado faz, e agir com base nisso, fico descansada e tranquila. Esta estratégia é muito comum no mundo FIRE, ou seja, quem procura atingir a independência financeira reforma antecipada. Em muitos casos, o investidor tem apenas um produto onde investe e mesmo assim consegue garantir a diversificação. 

“COMO?” Perguntas tu. “Diversificar não significa ter vários produtos na carteira?” Não necessariamente.

Se investirmos num ETF que siga um índice mundial, vamos estar a investir em várias empresas ao mesmo tempo, em diferentes zonas geográficas, empresas de diferentes setores, garantindo assim a diversificação.

Neste caso, se for um ETF de ações, é um facto que só estamos a investir numa classe de ativos – ações. No entanto, não estamos a investir só numa ação. Mas sim em várias. E por isso é que mesmo tendo só uma classe de ativos na carteira, torna a gestão muito mais simples e acabamos por garantir a diversificação por estar a investir em muitas ações ao mesmo tempo.

Rentabilidade versus risco

Investir em ações, mesmo sendo através de um ETF, implica um maior risco do que se investíssemos em obrigações, por exemplo. E correndo mais risco, também podemos vir a ter melhores rentabilidades.

Os ETFs de ações acabam por conseguir este balanço muito interessante entre rentabilidade e risco. Porque apesar do risco ser maior do que se investirmos em obrigações, o risco é muito menor do que se investíssemos em apenas uma ação de uma empresa. 

Muitos investidores passivos e mesmo no mundo FIRE, optam por investir apenas no ETF que siga o índice MSCI WORLD e desta forma reduzem o trabalho ativo de analisar cada ação onde querem investir. 

Vantagens desta estratégia de investimento

  • Maior rentabilidade: Muitos estudos demonstram que, a longo prazo, investir passivamente traz maiores retornos comparando com uma estratégia de investimento ativa. E além disso, sobram mais lucros no final, porque os custos deste tipo de investimento normalmente são mais baixos.
    O que nós sabemos é, olhando para os dados históricos do mercado bolsista, num longo período de tempo (40, 50, 60 anos) os retornos tendem a ser entre 7% a 8%. “Mas Ella, conseguimos ganhos muito superiores se investirmos em crypto. Porquê investir na bolsa de valores e esperar retornos anuais entre 7% a 8%, se ao investir em crypto conseguimos ter retornos de 50% a 60% por ano?” Até pode ser, mas não de forma consistente como na bolsa. Neste link podes consultar os dados históricos da rentabilidade iShares Core MSCI World.
  • Menor risco: há menos risco de cometer erros ligados às nossas emoções, que são erros muito comuns (ou seja, é comprar ou vender em alturas menos ideais, tendo como argumento que se consegue prever o comportamento do mercado). E ainda, o risco de desvalorização é mais reduzido pela diversificação, porque em vez de investires numa ação de uma empresa, investes em cerca de 1500, no caso do MSCI WORLD.
  • Maior tranquilidade: Ao investir sempre no mesmo instrumento financeiro, não nos preocupamos com análises exaustivas e sabemos que mesmo que haja quedas de mercado, a economia tende a recuperar, e consequentemente os nossos investimentos também.

Esta estratégia é para ti

  • Se não tens tempo para investir de forma ativa ou não queres pagar a um gestor profissional para investir por ti.
  • Se queres pôr o dinheiro a trabalhar para ti, investindo, e seguir com a tua vida. 
  • Se queres ter rentabilidades interessantes, mas não assumir um risco super elevado
  • Se o teu objetivo for investir para o longo prazo. 
  • Se não queres ter de estudar muitos produtos financeiros diferentes
  • E também é para ti se te falta conhecimento técnico para saber exatamente onde investir e quando investir.

Até breve e bons investimentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *