Dinheiro traz felicidade?

Será que dinheiro traz felicidade? Esta questão é muito falada e todos nós queremos melhorar ou aumentar tanto a nossa situação financeira como a felicidade. Dinheiro pode trazer felicidade quando bem gasto. Mas isto é mais difícil do que parece…

Se queres descobrir se dinheiro traz felicidade continua a ler este artigo ou vê o video abaixo.

Dinheiro mal gasto

Todos nós já sonhámos em ganhar a lotaria. Ter todo o dinheiro do mundo seria um sonho. Comprar tudo o que quisermos, sem pensar no dinheiro. Casa com piscina, carros, malas, sapatos,… Estamos convencidos que dinheiro traz felicidade. Mas será que ter estas coisas todas nos faria plenamente feliz? Se tivermos todas estas coisas mas não tivermos com quem partilhar ou não tivermos saúde, tudo isto se torna irrelevante.

A CNN fez um estudo sobre pessoas que ganharam a lotaria e as consequência disso. Grande parte das pessoas pensa que se ganhassem a lotaria as suas vidas seriam fantásticas e sentiriam-se completas. O estudo revela que acontece o contrário. Que em vez disso, as suas vidas são arruinadas. Primeiro porque as pessoas que ganham a lotaria gastam todo o dinheiro e endividam-se. E segundo, porque de repente todos as pessoas, incluindo amigos e família, se aproximam para pedir dinheiro. Ou seja, ficam com mais dívidas e menos amigos do que antes de ganharem a lotaria.

Associamos dinheiro à possibilidade de ter coisas e esquece-mo-nos que dinheiro nos pode proporcionar muito mais. Proporciona por exemplo liberdade ou experiências novas através de viagens.

Dinheiro traz opções

Dinheiro mal gasto de facto não traz felicidade, mas bem gasto sim! O dinheiro proporciona opções e escolhas. Só o facto de poderes organizar o teu dia como quiseres, proporciona felicidade. Quando trabalhamos 40 horas por semana, ou mais, temos tendência de nos queixar e de sonhar como seria se não tivéssemos de trabalhar.

Imagina que não precisavas mesmo de trabalhar. O que farias com o teu tempo? Costumo colocar esta perguntas às pessoas: o que escolherias se pudesses escolher entre ter um aumento ou trabalhar menos horas? E a maior parte responde trabalhar menos horas. Se tivéssemos dinheiro suficiente para trabalhar menos horas, teríamos mais tempo e mais liberdade.

Dinheiro compra tempo e liberdade

Podemos concluir que dinheiro pode comprar liberdade e tempo. Liberdade e tempo para assistir de perto os teus filhos a crescerem. Para estares perto das pessoas que mais gostas. Para perseguir os teus sonhos.

Imagina que tens 80 anos e te perguntavam: o que terias feito diferente se pudesses voltar atrás? O que respondias? Fiz um post na minha página de facebook Finanças com Ella sobre um estudo que foi feito chamado Regrets of the Dying, onde colocaram esta questão a pessoas que estavam à espera de partir. Uma das respostas mais dadas foi: trabalhar menos.

Identifico-me bastante com isso e foi por isso que numa altura decidi despedir-me para arriscar e prosseguir o meu sonho. Agora, para podermos ter mais tempo e liberdade precisamos de dinheiro. E sem trabalhar não temos dinheiro. Como podemos sair deste ciclo vicioso?

Contenta-te com menos

Vários estudos mostram-nos que a partir de um certo montante, a felicidade já não aumenta em consequência da quantidade de dinheiro que temos. No fundo necessitas de uma quantia suficiente para atingir a felicidade. Essa felicidade pode vir da liberdade que ganhas ao ter dinheiro, por exemplo.

Tu crias a tua liberdade. Imagina que és uma pessoa que só consegue viver numa casa grande, que necessita de ter vários carros bons e que quer jantar fora pelo menos cinco dias por semana. Estas exigências limitam a tua liberdade financeira, porque para sustentares este estilo de vida, tens de ter muito dinheiro e trabalhar muito.

Quanto menos precisares, mais livre serás. É possível calcular o montante que precisas de juntar para atingir a independência financeira. Se quiseres saber como se faz recomendo leres este artigo, onde te mostro como calcular o teu montante de sonho.

Podemos concluir que dinheiro traz felicidade quando bem gasto e quando o foco está naquilo que o dinheiro nos permite fazer e nas opções que nos proporciona.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *