Coaching funciona | Como o Coaching me ajudou a perceber o que queria
Decidi procurar um coach porque coaching funciona
Há um tempo atrás decidi procurar um coach para me ajudar a perceber o que queria na minha vida profissional. Tinha a ideia que coaching funciona para nos encontrarmos e era o que eu precisava.
Quando entrei na faculdade estava determinada em seguir uma certa carreira. Era muito ambiciosa e sabia perfeitamente o que queria. Ter uma carreira no mundo corporativo, trabalhar muito para subir e assumir grandes responsabilidades, ter uma equipa por minha gestão e ter muito dinheiro.
Toda a minha carreira foi focada em atingir este objectivo. Passei por várias empresas e consegui chegar onde queria. Ser reconhecida pelo meu trabalho, gerir uma equipa, status, dinheiro… Tudo à custa de muitas horas de trabalho, muito stress, abdicar de férias, estar com amigos e família. Mas todo esse sacrifício valeu a pena, achava eu.
Estava completamente perdida
Quando cheguei a este ponto e atingi o sucesso, apercebi-me de que isto não me fazia feliz… É muito estranho quando lutas tantos anos para um objectivo muito concreto, e depois de atingido, percebes que não é nada disto que queres. E vais ter de repensar o que te faz feliz e o que queres na vida. Ter sucesso não significa necessariamente que isso te faça feliz. Escrevi um post sobre sucesso e felicidade que podes ver aqui.
Totalmente perdida, e depois de ter tentado várias técnicas para descobrir o que queria na vida, que me ajudaram bastante, decidi procurar a ajuda de um coach. Percebi que tinha de mudar alguma coisa na minha vida profissional, mas não sabia bem o quê, por onde começar e como.
Como o coaching me ajudou
A primeira coisa que fizemos na sessão foi falar do meu objectivo. Queria mudar de trabalho porque já não estava motivada, mas não sabia o que me motivava, nem o que gostava. O coach colocava perguntas como: o que é que te deixa desmotivada no teu trabalho actual? O que valorizas num trabalho? Se pudesses mudar qualquer coisa no teu trabalho actual, o que mudarias?
Estas questões fizeram-me reflectir e muito. Esse é um dos objectivos do coaching. Fazer o coachee reflectir. As respostas a estas perguntas fizeram-me chegar aos meus valores. O que eu valorizo na minha vida e como é que um trabalho pode corresponder a isso.
Ser fiel aos meus valores
Um trabalho que faria sentido para mim, tinha de me permitir ser criativa, ter autonomia, interagir com outras pessoas, ter flexibilidade para poder trabalhar em qualquer sítio sem estar presa a um escritório, ter visão e lutar para um projecto com futuro, ter tempo para mim. O meu trabalho actual não correspondia a estes valores.
Tinha de procurar um trabalho em que conseguia ser fiel aos meus valores. Onde conseguia ser criativa, pudesse trabalhar onde quisesse, ter tempo para mim, ou seja, não trabalhar dezasseis horas por dia, ter autonomia e interação com outras pessoas…
Nunca tinha pensado desta forma. Quando procurava um emprego apenas pensava se seria capaz, se tinha o que a empresa procurava, se dava para crescer na empresa e se ia gostar minimamente das tarefas diárias. Um pensamento comum, mas errado!
Coaching funciona?
Descobrir quais são os meus valores na vida foi um grande abre olhos. Os valores estão na base da nossa felicidade e é fundamental sabermos quais são. Na certificação internacional em coaching que tirei, aprendi as diferentes técnicas de como descobrir os nossos valores. Se tivesses interesse em experimentar coaching, contacta-me para uma primeira sessão gratuita.
Na minha opinião todas as pessoas devem ter um coach, mesmo sem terem um objectivo específico. O coaching faz reflectir colocando perguntas e agir definindo planos de acção. É muito motivador e faz-nos descobrir o que gostamos, o que queremos, po que tomamos certas decisões…
Em que situações devemos procurar um coach?
No meu caso procurei um coach porque estava insatisfeita no meu trabalho e queria saber o que me fazia feliz. Não precisas de ter um objectivo super específico. Por outro lado, se souberes exactamente o que queres a ajuda de um coach também pode ser útil para te encaminhar e acompanhar.
Partilho convosco alguns excertos do meu diário sobre o coaching:
“Estou perdida. Decidi procurar um coach para me ajudar. Já fiz a primeira sessão e acho mesmo que me vai ajudar. Já devia ter feito isto mais cedo. Mas ainda vou a tempo.”
“O coaching está a correr muito bem. Já conseguimos encontrar os meus valores e agora vamos encontrar as minhas forças. É brutal porque vou ao coaching, saio sempre mais feliz e inspirada…”. “…Outra coisa que me apercebi: Sempre me senti insegura no trabalho. Qualquer trabalho. Acho que nunca tive no lugar certo. Fiz sempre trabalhos que não eram de todo o meu sonho e não correspondiam aos meus valores.”
Coaching funciona! Queres experimentar coaching? Contacta-me e faz uma primeira sessão gratuita. Se não gostares não precisas de continuar o processo. Não perdes nada 🙂