Optar por sucesso ou felicidade?
Ter sucesso é bom?
Sucesso aparenta ser uma palavra positiva. Quem não quer ter sucesso? Mas o sucesso pode não ser tão bom como parece. Devemos optar por sucesso, ou felicidade?
Achilles foi um herói grego que esteve perante um dilema quando era novo. Ele podia escolher uma vida curta de herói, ou seja, ter sucesso, ou uma vida longa secante que ninguém ia lembrar.
Optou pela primeira. Sofreu muito e morreu cedo. Para ele, a escolha do caminho do sucesso não foi muito positiva. No entanto, para a sobrevivência do seu nome foi, porque ainda hoje falamos nele.
Optar por sucesso ou felicidade?
Optar por felicidade em vez de sucesso é uma escolha muito sensata mas muito difícil. Há uma relação entre a palavra sucesso e a palavra seguir. A palavra sucesso vem da palavra em latim successus que significa seguir. Ter sucesso significa ter seguidores. Ter seguidores também é uma confirmação que estamos a fazer algo bem.
É preciso ter coragem ao decidir que preferimos felicidade em vez do sucesso. Sairmos fora do padrão daquilo que é expectável. E não sermos lembrados pelas nossas conquistas. Na verdade, é bem mais importante sermos lembrados pela nossa bondade como pessoa.
Reflexão sobre o sucesso
Porque é que as pessoas querem ter sucesso? Numa das minhas viagens em trabalho, a regressar de avião, reparei numa coisa. Fiquei na fila mesmo atrás do business class. Onde só vinham senhores ‘importantes’, de fato. Políticos, administradores de empresas, por aí.
Alguns estavam em pé a falar com outros com aquele ar superior a mostrar o quão importante são uns aos outros. A relevância do nosso estatuto só é relevante se der para mostrar a outras pessoas, certo? Grande parte das pessoas nesta sociedade só atinge sucesso para mostrar aos outros.
Tenho a certeza que grande parte destas pessoas que vão no business class são infelizes. Provavelmente trabalham no mínimo 12 horas por dia, incluindo fins de semana. Raramente devem estar com a mulher e os filhos, se tiverem. Não têm tempo para ter hobbies. Se tiverem deve ser jogar golf ou bridge para o networking. Será que isto os faz feliz?
Mas porque é que escolham ter essa vida?
Querem sentir-se importantes? E se calhar não pensam no que realmente querem? Isso é verdadeiramente difícil e confrontante. A sociedade de hoje em dia está muito focada no sucesso. Isto cansa-me e eu própria caio nesta armadilha.
Mas afinal este sucesso é de quem, se não nos deixa feliz? Eu estou a tentar outra forma de ter sucesso focando-me em encontrar o que realmente me faz feliz. Isso será o meu sucesso.