Que resultados esperar do coaching financeiro

Neste artigo vamos esclarecer todas as dúvidas sobre coaching financeiro. Eu sou coach certificada pelo Instituto de Ciências Comportamentais e de Gestão em Lisboa, sendo então International Certified Professional Coach. Cada vez mais há pessoas interessadas em experimentar coaching. E a maior dúvida é sempre: será que coaching me vai ajudar? Será que é de coaching que preciso? Vai valer o investimento? Neste artigo vou responder a todas as vossas questões!

O que é o coaching?

Uma definição mais formal (e já vamos ver o que isso significa de forma informal) é: coaching é um processo que visa melhorar performances na vida profissional e pessoal, desenvolvendo o potencial da pessoa. Assenta em três pilares base: definição de objetivos/metas, estabelecimento de um plano de acção e respectiva monitorização. É uma técnica baseada no princípio de que é possível pensar melhor, com menos limitações e bloqueios, adquirir novas competências e ferramentas, ser mais pro-activo e criativo.

Bem, na prática o que é que isto significa? O coaching ajuda-te no processo para chegar de A a B, ou seja, da tua situação actual, para a situação desejada. Um coach, ajuda o coachee (ou seja, o cliente) a fazer uma auto-reflexão, através de perguntas poderosas.

Um coach não dá a sua opinião, nem julga. O coach não pode dar conselhos ou recomendações. Quer dizer, poder pode, infelizmente. Cada coach faz o que quer, porque infelizmente esta profissão não é regulada. Não existe uma ordem dos coaches. E isso é um problema porque infelizmente há muitos coaches que não seguem os princípios do coaching e não se consegue resultados ideais. E por haver esta falta de qualidade muitas vezes dá uma má imagem do coaching.

O que não é o coaching

Bom, para percebermos o que é o coaching, temos agora de clarificar o que não é o coaching. Vamos às diferenças entre coaching e outras disciplinas, até para tu poderes avaliar que tipo de serviço precisas:

  • Um coach não é um mentor, pois não fala da sua experiência.
  • Um coach não é um conselheiro, porque não dá conselhos.
  • Um coach não é um consultor, porque não faz um diagnóstico nem apresenta soluções.
  • Um coach não é um formador, pois não passa conhecimento.
  • Um coach não é um psicólogo, porque não mapeia o passado.

Além disto confunde-se muito o coaching com o conceito de coaching americano, football coach ou mesmo o Tony Robbins, que são motivadores não é. Dizem: “Tu consegues, não desistas! Eu acredito em ti! Força!” No coaching europeu não queremos criar dependência entre o coach e o coachee. Queremos que o coachee seja capaz de agir por si mesmo, com motivação intrínseca. E é essa motivação, que vamos encontrar no processo de coaching. Conseguimos isto através dos valores. Porque os teus valores são motivadores.

Exemplo concreto:

A título de exemplo, imagina que um dos teus valores norteadores é a autonomia e o teu objectivo é atingir a independência financeira. Para atingir esse objectivo um dos caminhos é arranjar um emprego que pague mais. Para depois poder poupar mais e investir mais. Conseguiste uma proposta de trabalho super fixe e a ganhar muito, mas não tens autonomia.

Até pode ser um trabalho perfeito que tem tudo o que procuras. Mas se um dos teus valores norteadores, ou chave digamos, é autonomia e neste emprego tens que fazer exactamente o que o teu chefe te diz, então dificilmente te vais conseguir motivar. O que significa que este não é o melhor caminho, porque não é um caminho sustentável. Ou seja, o objectivo tem que estar alinhado com os teus valores. E ao descobrir quais são os teus valores, e nós coaches aprendermos ferramentas para descobrir isto, conseguimos chegar aquilo que te motiva.

Como funciona o processo de coaching

A primeira sessão é chamada sessão zero e serve para perceber o objectivo do coachee, se o coaching é o serviço adequado a recorrer. Aqui explicamos ainda como funciona o processo de coaching. Esta primeira sessão serve como esclarecimento e é sempre gratuita. Porque depois desta sessão podemos concluir que não de é coaching que o cliente precisa. As sessões seguintes já são pagas.

Qual a duração e frequência das sessões?

Uma sessão de coaching tem duração média de 1 hora a 1 hora e meia. As sessões podem ocorrer semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, sendo que a frequência é definida caso a caso, à medida das necessidades do coachee.

Quanto tempo dura o processo de Coaching?

Como o processo de coaching é personalizado, a duração do processo e o número de sessões vai depender de cada caso. É o coachee decide quando quer terminar o processo. Por isso é que um coach não deve vender pacotes de várias sessões, porque e se o coachee atinge o resultado pertendido logo depois da primeira sessão. O que vao fazer nas proximas? Não faz sentido. E é o coachee que manda. Não o coach. O processo pode ser terminado pelo coachee a qualquer momento.

Que ferramentas usa o Coach?
  • Perguntas poderosas que incentivam a reflexão. (Isto é uma arte, fazer perguntas não sugestivas por exemplo).
  • Modelos de definição de objectivos como o SMART, PURE, CLEAR,…
  • Roda da vida
  • Estrela de valores
  • Escuta activa
  • Calibração
  • Rapport
  • Etc.

Podes atingir objetivos financeiros através do coaching financeiro?

Sim! Sem dúvida. Sejam objectivos financeiros, de carreira, de vida. Focando na área financeira: podemos ajudar a definir um plano concreto para atingir a independência financeira, por exemplo. Ou criar novas fontes de rendimento. Poupar mais. Começar a investir. O coaching ajuda-te no processo de chegar da tua situação actual, para a situação desejada. Qualquer que seja o objectivo que queres atingir, se tiveres abertura para relfectir, te auto questionares e dedicação, trabalhar, então o teu objectivo é alcancavel. Na prática definimos objetivos ou metas, estabelecemos um plano de acção e monitorizamos o mesmo.

O que é necessário para ter sucesso num processo de coaching?

  1. Ter um objectivo. Acontece que em muitos casos que o objectivo não está claro. No coaching utilizamos diferentes estratégias para ajudar o coachee a perceber o que realmente é o seu objectivo e depois a atingir o mesmo. Um objectivo pode parecer claro, mas nem sempre é. E depois também temos de perceber quais são os valores do coachee, ou seja, o que ele valoriza, para saber se estão alinhados com o seu objectivo.
  2. Depois é preciso ter abertura para a reflexão. Porque o coaching baseia-se na filosofia de Sócrates, em que tu tens as respostas dentro de ti e o coach te encaminha para a reflexão. É uma técnica baseada no princípio de que é possível pensar melhor, com menos limitações e bloqueios, adquirir novas competências e ferramentas, ser mais pro-activo e criativo.
  3. Por fim, criar um plano de acção e cumprí-lo. E aqui tem que haver autoresponsabilização.

Quando deves procurar coaching financeiro?

Se tens um objectivo que queres atingir, seja ele mais ou menos ambicioso, mais ou menos difícil de atingir, o coaching pode ajudar-te a atingir esse objectivo. Coaching financeiro e coaching de carreira está muitas vezes ligado, porque é com o trabalho que ganhamos dinheiro não é verdade. Mas apesar desse ser o objectivo principal também nos queremos sentir realizados com o nosso trabalho. E como é algo que ocupa grande parte do nosso tempo, é fundamental que esteja alinhado com o que mais valorizamos.

Espero que isto te ajudou a esclarecer tudo sobre este tópico. Já sabes se tens interesse em saber se no teu caso faz sentido avançar com coaching financeiro envia-me um email e quem sabe avançamos com um processo de coaching para conseguires finalmente atingir esses teus objectivos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *