Como começar um negócio online

Queres começar um negócio online para poder trabalhar de onde quiseres! Poderes te despedir, finalmente! Para fazeres o que realmente gostas e de onde quiseres? Neste artigo vou-te apresentar os passos para começar um negócio online e mostrar-te como eu fiz.

A motivação para começar um negócio online

Diz-se que se começares um negócio por dinheiro, não vais conseguir ter sucesso. É uma razão errada para começar um negócio e que assim não vais aguentar-te até ter sucesso (porque o sucesso não é de um dia para o outro). Pois, eu não concordo com isso. Acho que tens é de saber se essa motivação (o dinheiro neste caso) é suficiente para ultrapassar todos os obstáculos.

Qualquer que seja a tua motivação, ela tem que subsistir nos momentos mais difíceis. Imagina que estás há 6 meses a trabalhar dia e noite para fazer a empresa funcionar e ainda não tens clientes. A razão pela qual começaste o negócio, aquele objectivo final que pretendes atingir com o negócio, é suficiente para te motivar nestas alturas?

O que é preciso para começar?

Um negócio online, em que possas trabalhar de onde quiseres desde que tenhas net e um computador, pode dar-te a liberdade que procuras. Mas que negócio é que deves começar?

Duas coisas: Primeiro deves tentar perceber que tipo de serviço ou produto vais querer vender. E depois, qual o meio de comunicação que vais usar: um blog, uma loja online, o instagram, um canal de youtube…

Vou-vos dar o exemplo de Finanças com Ella para perceberem como fiz para começar e os desafios que senti.

Exemplo de Finanças com Ella

No meu caso queria vender o serviço do coaching financeiro. Esse era o serviço que queria oferecer aos meus futuros clientes. E os meios de comunicação que iria usar era um site, instagram, facebook e canal de youtube. Depois tinha de pensar numa estratégia em como iria vender o meu serviços.

Neste caso decidi partilhar o máximo de informação, através de artigos escritos e vídeos no youtube, sobre a área da finanças pessoais, para no fundo mostrar o meu know-how. Criar conteúdo grátis, acessível a todos, para passar o meu conhecimento e conquistar a confiança dos meus potenciais futuros clientes. Sabia que naquele momento não iria ganhar nada com isso, mas eventualmente, no futuro as pessoas recorriam a mim para coaching financeiro.

Alguns dos primeiros passos

Para começar tive de fazer várias coisas:

  • Criar um site
  • Aprender a criar conteúdo no site
  • Escrever o conteúdo (garantir ter ideias suficientes sobre o tema)
  • Aprender a editar vídeos
  • Criar um setting (luzes, audio, máquina para filmar, ou telemóvel)
  • Criar um logo
  • Abrir actividade
  • Etc.

Isto era uma série de coisas completamente novas, que nunca tinha feito. Um dos maiores desafios que tive foi pensar que era tanta coisa, que nunca iria conseguir fazer tudo. Porque por exemplo, começar um canal de youtube é tudo muito giro, mas dá imenso trabalho e antes de começar, pode ser bastante overwelming, e nem sabemos por onde começar.

Como ultrapassar as dificuldades

O meu truque para ultrapassar essa insegurança foi criar um plano de acção com tarefas pequenas e começar sem pensar demasiado. Porque se começas a pensar sobre todos os obstáculos possíveis, nunca vais começar. Para mim isso foi isto que me ajudou mais. Uma tarefa de cada vez.

Por exemplo, quando escrevi o meu Ebook antes de começar pensei: como vou conseguir escrever vários capítulos? Como vou conseguir fazer a capa? Como vou fazer o design? Que programa usar? Como vou conseguir pôr isto no meu site para as pessoas fazerem download. Como vou promover o livro? Tanta coisa que facilmente desmotivava.

Mas simplesmente comecei por escrever a introdução, depois mais uma página e outra e outra. Depois procurei no youtube como criar uma capa de um livro e descobri o programa Canva (que hoje em dia uso para quase tudo) e ia desenrrascando as coisas uma por uma.

Trabalhar dia e noite para ter sucesso?

Cheguei a trabalhar dia e noite, mas era porque não conseguia parar! A minha motivação para acabar as coisas era tanta, que não desmotivava. No início, trabalhava bastante porque queria avançar e ter tudo online. Mas não considero que seja absolutamente necessário trabalhar 12 horas ou mais por dia, para conseguir ter sucesso.

Aliás, esse não era nem de perto nem de longe o meu objectivo, trabalhar 12 horas por dia. Agora, pode é ajudar para atingires o sucesso mais rapidamente. Mas também tens de ter em conta que queres ter uma vida fixe né. Não estar sempre exausto. Até porque assim também perdes criatividade.

Guia com os passos para começar um negócio online

Fiz um guia prático com os passos necessários para começar um negócio online e criar rendimento passivo. É um guia muito breve, mas tem os passos necessários para começar.

GUIA GRÁTIS PARA GERAR RENDIMENTO PASSIVO ONLINE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *