A Crise dos Trinta | Como sair

Cheguei à crise dos trinta! Exactamente aos trinta ou não, por volta desta idade entramos em crise. Podemos até ter uma vida bem encaminhada. Uma carreira, uma vida social activa, dinheiro, viagens, uma relação, uma casa… Mas porque é que isso não nos faz sentir completos? Em vez disso sentimos ansiedade, incerteza, sentimo-nos presos!

Chegámos finalmente onde queríamos, com sacrifício, suor e dedicação, para nos apercebermos que não é isto que nos preenche. Para onde estou a caminhar? O que posso esperar do futuro?

Pensar que vamos continuar nesta rotina até à reforma enlouquece-nos! Será que temos mesmo de nos ceder ao facto de termos que trabalhar até aos 65 para podermos fazer o que realmente queremos…? Quero voltar a ser estudante e ter uma vida despreocupada!!!

Identificas-te com tudo isto? Então bem-vindo à crise dos trinta!

Excertos do meu diário | Estou na crise dos trinta

” Tive um mental breakdown. Passei o dia a chorar. Inicialmente não consegui perceber bem porquê. Apenas que estava tudo a ser demasiado. Demasiado stress, demasiada pressão no trabalho, demasiadas viagens em trabalho, demasiados pensamentos sobre o futuro.

Depois de reflectir e desabafar, percebi que estava em baixo porque achava que o objectivo de viver uma vida diferente: viver numa casa de campo e criar uma familia era quase impossível nesta fase, nem num futuro próximo. Como vou encontrar um emprego sem ser em Lisboa? Como vou ter dinheiro suficiente? Como vou pôr os putos na creche (quando os tiver)? Quando falo nisto, as pessoas dizem-me para ter calma e dizem que dá tempo…

Mas eu penso logo para mim mesma: não, não dá tempo. Tempo é o que me falta! Tenho de pensar numa solução. Tenho de trabalhar muito para conseguir atingir esse fim. Fazer investimentos, poupar, pensar nisto tudo. Mas não vejo uma solução à vista e isso deixa-me muito stressada…”

“Quero sempre o que não tenho. Penso que seja um problema comum, que leva à frustração. No meu caso, grande frustração. Sempre que tenho a minha vida em ordem, quero mudá-la. Sinto que não chega, que preciso de mais. Porque não consigo simplesmente aproveitar o que tenho? Agora estou numa fase muito boa da minha vida. Tenho uma carreira muito boa, tenho uma casa própria, tenho o meu namorado, amigos e família por perto, vivo em Portugal que adoro, tenho dinheiro, tenho boas perspectivas de futuro, tenho sol, viajo… Parece perfeito. E é! Mas não é que agora estou a pensar outra vez em mudar de emprego, de mudar de casa. Isto é realmente ridículo. Porquê?? Porque é que quero mudar agora que tenho tudo bem orientado? Eu torno a minha vida tão difícil desta forma.”

Ao voltar a ler estes excertos fico logo cansada de mim própria. Não me posso queixar tanto! Mas… Eu sinto que não me estou a queixar. Sinto que tento lutar para uma vida ainda melhor. O que me falta para estar mais completa?

A nossa carreira não nos define

Temos um foco tão grande nas nossas carreiras. Mas isso não é o que nos define! Porque é que as pessoas usam a descrição da sua função como descrição de si próprios? Quando as pessoas perguntam: O que fazes na vida? A maioria das pessoas responde: trabalho num banco, ou sou enfermeiro, ou faço organização de eventos… E se a resposta fosse: Dependendo onde estou nesse momento, posso estar a ler um livro na praia à sombra de uma palmeira, a tirar um curso, a fazer mergulho, a viajar pelo mundo… O que fazes por dinheiro e o que fazem com o teu tempo são coisas diferentes!

Na minha opinião, para viver uma vida de sonho nao precisas de ser multimilionário! Precisas de algo bem mais valioso: tempo e mobilidade. E é possível criar um estilo de vida em que tenham isto e possas viver segundo o estilo de vida que tu defines como sendo o sonho, atingindo independência financeira.

Como sair da crise dos trinta

Não há uma formula mágica, mas há coisas que podem ajudar. Partilho três dicas para sair da crise e caminhares em direcção à tua vida de sonho.

1 | Sentes-te preso?

Aproveita para viver um tempo fora. Abrir o teu horizonte. Depois de tantos anos com grande estrutura, escola, faculdade, carreira, desejas liberdade. Poderes sair a qualquer momento traz-te liberdade. Se não tiveres muitas coisas e responsabilidades, o que tens a perder? Livra-te das coisas que foste acumulando e mantem apenas o básico. E se não fores casado e não tiveres filhos, aproveita essa liberdade e mobilidade, que um dia podes já não ter.

2 | O que queres na vida?

Define um objectivo. Há certas coisas que já não vais conseguir fazer, como ser acrobata. Para isso devias ter começado a treinar aos oito anos e apesar de ainda seres novo, já não és assim tãaaooo novo. Por outro lado, já conheces as tuas qualidades, os teus defeitos, o que gostas e o que não gostas. Então, o que faz sentido para ti? Faz uma lista de todas as tuas habilidades, forças, fraquezas, gostos, valores e define um objectivo. A mim, o coaching ajudou-me imenso neste processo, porque me ajudou a descobrir so meus valores, que estão na base da motivação. Caso queiras experimentar uma sessão gratuita, clica aqui. Ou se quiseres saber mais, clica aqui.

3 | Luta pela vida que queres!

Ninguém te vai entregar a vida de sonho de bandeja. Tens de ser tu a lutar por ela. Nem sempre vais saber onde a tua vida te vai levar, mas ao longo do caminho, com objectivos bem definidos, aprendes coisas novas, novas competências e habilidades, que te vão aproximar da vida que queres, do sucesso. Isto nunca vai acontecer se não levantares o rabo do sofá e deixares de ver Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *