5 formas de ganhar dinheiro online sem sair de casa

Há muitas formas diferentes de ganhar dinheiro online ou trabalhando de casa e já fui falando aqui no blog de várias. No meu canal de youtube Finanças com Ella ate criei uma lista de reprodução de vídeos só sobre ganhar dinheiro.

Ver a lista de reprodução no youtube.

Garantir fontes de rendimento

No dia em que escrevi este artigo, estamos a viver uma crise. E por causa desta crise, houve muitas pessoas que foram despedidas e viram-se forçadas a procurar alternativas para ter rendimento. 

Quando dependemos de apenas uma fonte de rendimento, vindo de um emprego, como a maioria das pessoas, e perdermos esse emprego, ficamos sem dinheiro para pagar as contas. Ter só uma fonte de rendimento é arriscado e a verdade é que isto é actualmente a realidade para várias pessoas. Aliás recebi várias mensagens e emails de pessoas que foram despedidas devido à crise e agora estão a criar outras fontes de rendimento. E admiro muito essa força. Assim é que é! Nada de ficar parado.

A verdade é que o ideal seria já ter essas várias fontes de rendimento antes de perder o emprego, porque tal como deves diversificar nos investimentos, deves também diversificar nos rendimentos. De qualquer modo, já deves ter noção disso, se não, não estarias a ler este artigo. Vamos lá ver algumas maneiras de começares a ganhar uns trocos extra.

Youtube

Na verdade já falei sobre fazer dinheiro com o youtube, anteriormente e não é algo novo, mas quero reforçar novamente, porque a vantagem de criar um canal de youtube, é que basta ter um telefone para filmar e um computador com um programa de edição. Na prática não precisas de muito mais e depois aos poucos vais profissionalizando.

Se não quiseres aparecer, podes fazer vídeos em formado desenho animado com voiceover, ou usar stock videos. Lembra-te que o Youtube é um Search engine, que pertence à google, e como é muito usado para fazer pesquisas. Se tiveres a pensar em começar um canal, tem isso em mente. Podes por exemplo fazer vídeos de top 10 de alguma coisa. Se procurares encontras canais com muito sucesso que incluem estas listas. Ou por exemplo canais como o Bright Side, que explica temas de forma simplificada.

Como fazer dinheiro com o youtube?

Existem várias formas de ganhar dinheiro com o youtube:

  • marketing de afiliados, ou seja, promover produtos ou serviços e colocares links de afiliação na caixa de descrição
  • através de parcerias com empresas
  • e podes ganhar dinheiro através de publicidade. Assim que atingires 4 mil horas de visualização durante o último ano e mil subscritores, podes rentabilizar o teu conteúdo o que faz com que tenhas anúncios nos vídeos. O dinheiro que recebes é de acordo com a quantidade de cliques e visualizações. É possível ter lucros interessantes, mas como está dependente do número de visualizações e cliques, pode ser um pouco instável.

Há um site onde podes ver quando dinheiro os youtubers ganham. Mostram uma previsão, mas costuma estar bastante certo. O site é o socialblade.com 

Traduções online

Há uns bons anos atrás, dividia casa com uma amiga e ela para ganhar dinheiro extra começou a fazer traduções online. Basicamente nas horas livres, depois do trabalho, ela fazia traduções de inglês para português, holandês para inglês e vice versa.

Ela registou-se nalgumas plataformas e iam aparecendo estes trabalhos. Basicamente ela era tradutora freelance e quando ela queria, aceitava um trabalho. Era tudo online e apesar de ter deadlines, ela podia fazer quando quisesse, geria os seus horários. Isto é uma boa forma de ganhar algum dinheiro extra se tiveres conhecimento de línguas estrangeiras. Convém ter um bom nível, idealmente nativo.

Por norma ganhas por palavra. Pelos menos no caso da minha amiga era assim. As plataformas que ela usava eram a Elance que eu tenho ideia que agora é a upwork.com, a Peopleperhour.com e o site freelancer.com

Vender um produto ou serviço

Vender um produto ou serviço produzido por ti é outra forma de ganhar dinheiro online. Podes pensar que o mais importante é qual o serviço ou produto que vais vender, e tens razão. Mas outro aspecto super importante é pensares COMO vais vender, ou seja, o plano de marketing. E por vezes é mais importante começar por aí. Sei que isso soa estranho, mas vou dar um exemplo concreto.

Há imensos bloggers e youtubers que começaram simplesmente a partilhar coisas sobre uma paixão que tenham. Por exemplo fazer vídeos ou blog posts sobre novos gadgets tecnológicos que vão adquirindo, fazendo reviews dos mesmos. Começam a criar uma audiência que está interessado no mesmo que eles e só depois é que associaram um modelo de negócio. Por exemplo, colocar affiliate links nos artigos ou na descrição dos vídeos e se alguém comprar o produto que eles falam (que à partida há grande probabilidade de comprarem, porque confiam muito no que essa pessoa, que já seguem há anos, diz) o criador de conteúdo ganha uma comissão. Ou mesmo lançar um produto próprio.

E isto aplica-se a vários sectores. Por exemplo, as bloggers e vloggers de moda. Começam a filmar os outfits, ou as novas peças de roupa que compraram, e depois de ter uma audiência grande, lançam uma marca de roupa ou de bijutaria própria e já têm um mercado que quase garantidamente vai comprar.

Ou seja, vender um produto ou serviço é uma boa forma de ganhar dinheiro, se garantires que há mercado.

Sugestão de leitura: Como ganhar dinheiro na internet

Ser assistente virtual

Outra forma de ganhar dinheiro online é ser assistente virtual. Ser assistente virtual é algo muito utilizado nos USA, mas também já se vai vendo por aqui, em Portugal. Quando ouvi falar nisto há uns anos atrás, através do livro The 4 Hour Work Week de Tim Ferris, fiquei um pouco cética. Pessoalmente não me via tão facilmente a contratar um assistente virtual. Mas na altura também não tinha um negócio próprio e não sabia que de facto podia ser muito útil. Agora percebo melhor e no futuro, eu própria vou ponderar seriamente.

Sugestão de leitura: Os meus livros preferidos

Basicamente o que um assistente virtual faz é dar suporte administrativo de forma virtual, sem que seja necessária a presença física. Isto é bom porque assim podes trabalhar de qualquer lado. O suporte administrativo pode incluir várias tarefas, dependendo da especialização do assistente virtual. Normalmente a especialização vem da experiência passada, ou competências específicas que a pessoa tenha. 

Normalmente as tarefas incluem:

  • gestão de agenda
  • serviço de receção virtual (portanto fazer chamadas)
  • gestão de email
  • criação e gestão de redes sociais
  • criar apresentações
  • templates de emails
  • criação de listas de potenciais clientes
  • contactar estes potenciais clientes
  • envio de propostas
  • etc.

Podes optar por encontrar trabalhos em sites como o Fiverr.com que é o ideal para tarefas simples e de curta duração) ou então pelo UpWork.com ou o Freelancer.pt onde encontras projetos a que te podes candidatar como assistente virtual.

Mas podes também pensar em criar um projeto próprio, com um site teu a oferecer os teus serviços como assistente virtual. Seja qual for a forma que escolhes, convém criar um plano de negócio para estruturar melhor a ideia, definir a tua especialização, os teus honorários, etc.

Aproveito para partilhar aqui um artigo interessante escrito por assistentes virtuais portuguesas a falarem da sua experiência.

Ser copywriter

E já chegámos à última forma de ganhar dinheiro online que vou partilhar aqui hoje. Gosto bastante desta opção. Basicamente um copywriter cria conteúdo através da escrita com o objetivo de vender algo para alguém. Claro que não basta saber escrever uma mensagem de texto, senão toda a gente podia ser um copywriter. É preciso conseguir passar a mensagem certa, de forma coerente, simples e persuasiva. Diria até que ajuda ter conhecimentos de marketing e ser criativo.

Imagina, uma marca contrata um copywriter para escrever nos seus diferentes meios de comunicação, que podem ser digitais, ou seja, em sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing, etc. Ou mesmo a publicidade offline, ou seja, cartazes, folhetos, brochuras, etc.

No outro dia eu recebi um email de uma empresa a pedir se eu podia escrever conteúdo para o blog deles, como copywriter. Escrever conteúdo, no nome dessa empresa, para promover os seus serviços. Para mim isto não era algo que queira fazer, mas é só para verem que existem oportunidades no mercado para este tipo de trabalho.

Essa empresa pode ter-me contactou porque viu que eu tinha experiência a escrever conteúdo. Agora, caso não tenhas um blog público onde possas mostrar a tua experiência, o que eu faria era criar um pequeno portfólio, nem que seja com casos fictícios, apenas para conseguir mostrar algum trabalho.

Se isto te interessar, procura por copywriting vagas portugal no google e aparecem imensos resultados, portanto acredito que haja vagas abertas.

Sugestão de leitura: Como ganhar dinheiro online em Portugal | 5 estratégias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *