O que ter em conta para investir em criptomoedas

Neste artigo vamos falar sobre criptomoedas: o que são, como investir em criptomoedas e principalmente os riscos a ter em conta.

O que são criptomoedas

As criptomoedas são moedas digitais e no fundo têm o mesmo propósito que dinheiro, mas em vez das transações serem físicas, são virtuais. Outra grande diferença é que esta moeda é descentralizada, ou seja não está associada a nenhum banco central ou governo, como é o caso das moedas tradicionais, o euro, o dolar, etc. A Bitcoin é se calhar a criptomoeda que mais ouvimos falar, mas existe também Ethereum, Bitcoin Cash, Litecoin, etc.

Especialistas na área comparam as criptomoedas com a internet. Antes de haver internet, para comunicar com pessoas que estivessem longe de nós, tínhamos de enviar uma carta pelo correio. E a entrega das cartas dependiam, ainda hoje dependem, de uma pessoa para as entregar. Hoje em dia, comunicamos por email, whatsapp, online, pela internet, sem precisarmos de um intermediário. A ideia é que o email substituiu em grande parte as cartas, e as criptomoedas irão substituir em grande parte o dinheiro. Sendo isto previsões. Só o futuro dirá. Portanto, as criptomoedas podem ser usadas com as mesmas finalidades do que dinheiro físico, ou seja, para meio de troca. Ou então para investir.

Agora, se estás a pensar em investir em criptomoedas, já deves ter reparado que o preço varia bastante. Há muita flutuação de preço. E porque é que isto acontece? Bem, vários fatores, mas um deles tem a ver com a oferta e a procura. Quando as criptomoedas são mais procuradas, ou seja, as pessoas compram mais, o seu valor também aumenta. Isto acontece porque existe um limite de criptomoedas no mercado (no caso da bitcoin por exemplo).

Onde comprar criptomoedas

O mais comum é comprar criptomoedas através de plataformas específicas para o efeito, ou sites de intercâmbio. Um exemplo dessas plataformas, é a coinbase, mas existem muitas outras. É necessário fazer o registo na plataforma e depois é possível criar uma carteira virtual. E podes comprar as criptomoedas com moedas tradicionais. 

Ler sobre: Como escolher uma corretora

Riscos

É muito importante ter em conta os riscos, visto isto ser as criptomoedas ser um produto de elevado risco e muito exposto a fraude. As criptomoedas, não são regulamentadas. Já falei um pouco disto no artigo sobre esquemas de pirâmide e fraudes financeiras, que é que, no caso das criptomoedas, não existe uma entidade reguladora. Não existe uma instituição financeira ou governamental que regule as criptomoedas, e por causa disto há muita fraude neste tipo de produtos.

Outra coisa a ter em conta é que é um produto de risco elevado. Vejo muita gente com pouca experiência a investir em criptomoedas, porque é um tipo de investimento que tem vindo a ganhar popularidade. E isso não tem mal, desde que se tenha noção dos riscos. Investir em criptomoedas é arriscado, devido à alta volatilidade. Se não gostas de correr riscos, se és um investidor conservador, se não gostas de correr risco, à partida este tipo de investimento não é para ti.

Não sabes o teu perfil de investidor? Descobre aqui: Descobre o teu perfil de investidor

Outro ponto a ter em conta caso queiras investir em criptomoedas é a possibilidade de ataques. Visto ser digital, pode ser alvo de hacking. Por exemplo, no caso da bitcoin, a mesma é protegida (isto é feito através do sistema de registo distribuído chamado blockchain), e a probabilidade de hacking é baixa, mas de qualquer forma existe essa possibilidade, e o maior problema é que como não existe uma regulamentação, se perderes as tuas cotas, não tens como as recuperar. Apesar de improvável, o hacking já se demonstrou mais eficaz nas carteiras digitais, onde as moedas são armazenadas. 

Faz sentido investir em criptomoedas?

Sendo um investimento de alto risco, não significa que não deves investir. Tens é de garantir que estás confortável com esse risco, e que este investimento está alinhado com o teu perfil de investidor. E depois há também algumas coisas que podes fazer para diminuir um pouco o risco.

Já sabes que em nenhum investimento dá para eliminar totalmente o risco, mas existem formas de reduzir um pouco o risco de perda do teu capital. Isto também é algo que abordo no meu Curso Transformação Financeira, quando falamos sobre como nos preparar devidamente para começar a investir de forma segura. Então, como fazer isto, primeiro, se decidires investir, antes de investir, estuda muito bem os riscos. Já sabes, conhecimento é poder. Quanto mais estudares, melhor vais perceber como tudo funciona e os riscos associados, para não ser alvo de fraude por exemplo. E depois, outra forma de reduzir o risco de perda de capital, é criando uma carteira de investimento diversificada.

Dou alguma importância nisso aqui nos meus vídeos no youtube, mas também no curso, porque isto ajuda a investir de forma mais segura e lá está, reduzindo o risco de perda de capital. Ao diversificar o teu capital investido, em vez de o teu único investimento ser em criptomoedas, vais escolher mais dois ou três produtos onde possas investir. Produtos de menor risco. Assim, no pior cenário até podes perder dinheiro nas criptomoedas, mas será só uma percentagem do teu capital total.

Ler sobre: Como criar um portfólio de investimentos equilibrado

Bons investimentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *