Investir em Portugal vale a pena? Quais são as melhores opções

Será que é rentável investir em portugal? É mesmo possível atingir a independência financeira em Portugal? E se sim, onde devo investir? Neste artigo vamos falar sobre investir em Portugal e apresento algumas opções possíveis.

Investir em Portugal

Há muito conteúdo online sobre atingir a independência financeira principalmente dos Estados Unidos. Mas será que também se pode aplicar esse conteúdo à realidade Portuguesa? Mais ou menos. Já vamos ver porquê.

Portugal tem estado na mira de muitos investidores estrangeiros. Por causa dos golden visa por exemplo, mas também para abrir centros de competência, como é agora o caso agora da Revolut. E na área tecnológica, com a vinda do Websummit para Portugal, o nosso país tem atraído imensos investidores estrangeiros por causa do talento dos nossos recursos humanos e por causa da nossa qualidade de vida.

É um facto que começar um negócio em Portugal é atractivo. Dito isto, Portugal tem grande interesse para investidores estrangeiros, mas também há imensas oportunidades de investimento para os próprios Portugueses! E é sobre isso que vamos falar. Onde é que os Portugueses podem investir.

Vamos falar de investimentos de risco mais elevado como P2p lending, PPR sob a forma de fundo, e risco mais baixo como: PPR sob forma de seguro, Certificados do tesouro poupança crescimento. Vamos falar ainda sobre investimentos imobiliários em Portugal, especialmente se nesta altura ainda faz sentido ou não, investir em empresas ou negócios, e investir na bolsa.

P2P lending

Há bastantes investimentos que podemos fazer de vários países, e por isso não precisamos necessariamente de estar num país específico para investir. No caso do P2P lending ou empréstimos colectivos, há várias plataformas disponíveis onde podes investir a partir de Portugal. Tens a Mintos, a Raize, a Portugal Crowd, a Bondora

Para quem não sabe o que é, P2P lending: é um tipo de investimento onde se empresta dinheiro a pessoas ou empresas através da internet, usando sites que ligam aqueles que querem emprestar dinheiro àqueles que precisam de um empréstimo. Diria que é um investimento de risco mais elevado, e por isso as rentabilidades também podem ser superiores. E é também por isso que eu pessoalmente não invisto neste tipo de produtos.

Se quiseres saber todos os detalhes sobre este tipo de investimento e quais as melhores plataformas para investir, lê este artigo: As melhores plataformas de P2P Lending para investir

PPR sob a forma de fundo

Este tipo de fundos permitem entregas periódicas de pequeno montante. São fundos que investem em acções ou obrigações mas não têm capital garantido. Tens alguns benefícios fiscais para quando o dinheiro está aplicado por mais de 8 anos.

Mais uma vez, como é mais arriscado, consegues rentabilidades mais interessantes. Este tipo de produtos são oferecidos muitas vezes pelos nossos bancos.

PPR sob forma de seguro

Estes produtos financeiro já são menos arriscados, e consequentemente também rendem menos, claro. Os planos de poupança reforma permitem resgatar o dinheiro que juntaste antes de entrar na reforma.

Tens por exemplo o Lusitania Poupança Reforma PPR que em 2019 garante um rendimento de pelo menos 1,5% e entre 2013 a 2017 rendeu, em média, 4,3%. Para quem prefere arriscar menos, pode optar por este tipo de investimento.

Certificados do tesouro poupança crescimento

Também um investimento de baixo risco. São Títulos da Dívida Pública de médio e longo prazo, com uma taxa fixa garantida. Garantem uma taxa média anual de 1%, sendo que, a partir do segundo ano, os juros são acrescidos de um prémio em função do crescimento do PIB.

O resgate só é possível 12 meses depois da subscrição. Este produto financeiro pode ser subscrito nos Correios, ou online (caso já tenhas conta no IGCP). Exigem um investimento inicial de 1000 euros e têm um prazo máximo de sete anos.

Investimentos imobiliários

Será que ainda é rentável investir em imóveis em Portugal? A meu ver, tudo depende do tipo de negócio que queres fazer. Se tiveres uma estratégia de longo prazo, em que pretendes arrendar a casa ou o apartamento por muitos anos, será sempre um bom negócio, porque independentemente da altura do mercado se calhar não parecer a melhor para comprar, a longo prazo, ou seja daqui a 20, 30, 40 anos, a casa irá valorizar à mesma. Agora se queres comprar para daqui a um ano vender, já é preciso ponderar bem se agora é a altura certa ou não.

Lê este artigo para conhecer as Vantagens e Desvantagens dos Investimento Imobiliário.

Investir em empresas

Tenho ideia que este investimento é muitas vezes esquecido. A verdade é que é um dos meus preferidos porque à partida, o retorno do tempo e dinheiro que investiste vai ser em grande parte para ti. Investir em Portugal no teu próprio negócio é uma opção bastante viável!

Lê este artigo caso queiras saber como começar um negócio próprio (online).

Investir na bolsa

Há muitos investimentos que no fundo são internacionais, como a bolsa estrangeira, mas que podem ser feitos a partir de Portugal. As correctoras permitem-te escolher em que bolsa queres investir, independentemente onde vives (na bolsa americana, países emergentes, bolsa portuguesa).

Aqui tens de ver é que tipo de investimento queres fazer. Queres investir em acções individuais? Obrigações? ETF’s? Fundos de índice? Há imensas opções diferentes e basta perceber o que combina melhor com a tua estratégia de investimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *