Investir em formação | Uma forma de ganhar mais dinheiro

Queres adquirir conhecimento, aprender coisas novas e estas disposto a investir em formação. Mas será que tenho de tirar um mestrado? Uma pós-graduação? Ou um curso mais curto é suficiente? Neste artigo explico-te que porque é que deves investir em formação e que tipo de opções tens.

Já disse isto várias vezes, o melhor investimento que podes fazer é investir em ti próprio. Adquirir conhecimento pode ser considerado um investimento porque se desenvolveres novas competências, aumentas o teu valor, logo podes pedir mais dinheiro pelo teu trabalho. É um investimento que pode ter grande retorno, se o souberes aplicar bem. Pensa que tipo de competencias te faltam, ou possas aporar mais, para dar ainda mais valor ao teu empregador ou ao teu negócio.

Especialização = diferenciação

Um aspecto muito positivo da aprendizagem é a especialização. No fundo, se tiveres competências que outras pessoas não têm, consegues diferenciar-te do mercado e entrar num nicho de mercado. Um nicho de mercado é uma pequena percentagem do mercado, onde os clientes ou consumidores ainda não estão a ser atendidos.

Pensa num produto ou serviço que ainda não exista numa determinada localização. Por exemplo, não há UberEats em todas as cidades do país. Poderá haver mercado para o negócio de entrega de comida em casa nas cidades mais pequenas ou vilas de Portugal.

Outro exemplo é aprenderes outra língua para poderes trabalhar para outros mercados. Podes trabalhar na área da contabilidade em Portugal e te especializares em clientes estrangeiros. Se fores o único contabilista em Portugal que fale e que conheça a realidade de, por exemplo, Suécia, tens um nicho de mercado. É provável que todos os suecos que queiram abrir um negócio em Portugal, te contactem a ti e não aos outros milhares de contabilistas disponíveis.

Ao apostares num nicho de mercado tens acesso a clientes que procuram uma solução muito específica que é escassa ou até inexistente. Então a probabilidade de sucesso é gigante porque é focado num grupo restrito, com necessidades muito específicas.

Ganhar mais com formação

Para que a formação seja considerada um investimento, o dinheiro que gastas tem que ter retorno. Por isso o objectivo que tens com a formação e a escolha dos cursos que vais querer tirar é fundamental.

Há muitas alternativas gratuitas que são boas e vale a pena explorar essas hipóteses. Na minha opinião em qualquer formação que tires, quer seja paga ou não, tens de ter sempre um olhar crítico.

Para tirares o proveito máximo da formação, deves responder a estas questões: Qual é o motivo para quereres apostar na formação? O que esperas atingir com o curso? Qual é o teu plano de acção para rentabilizar o investimento do teu tempo e eventualmente dinheiro?

Formação profissional ou universitária

Deves apostar na formação profissional ou na universitária? Na formação universitária mais facilmente se entra em detalhe porque a por norma duração do curso é maior, logo há mais tempo para abordar os temas pormenorizadamente e por isso é mais provável que consigas adquirir mais conhecimento do que num curso mais curto. Mas nem sempre a formação universitária é a mais acertada. É preciso ter em conta que tirar uma licenciatura ou um mestrado é um investimento de dinheiro e de tempo. Por isso, primeiramente é preciso perceber se estás em condições para aceitar este compromisso de longo prazo.

Se optares por formações mais curtas há várias opções entre elas pagas e gratuitas.

Udemy

Esta plataforma é das minhas preferidas. Na Udemy encontras todo o tipo de cursos, com durações distintas, em línguas distintas e com preços distintos. A plataforma funciona como um marketplace de formação, onde podes assistir a cursos, ou criá-los e colocá-los à venda (ou oferecê-los gratuitamente).

Antes de te inscreveres num curso, consulta as avaliações dos anteriores formandos. Como a própria Udemy não se responsabiliza pelo conteúdo dos cursos, convém teres uma noção da qualidade dos mesmos.

Cursos Universitários

Este tipo de cursos são uma boa aposta para quem quer entrar em detalhe sobre um determinado tema. Como estamos a falar de durações maiores, há mais informação que podes adquirir.

Para apostares num curso universitário deves ter tempo e dinheiro suficiente. Poderás por exemplo ponderar fazer o curso em regime pós laboral. No que diz respeito ao financiamento, podes ver se é possível teres uma bolsa de estudo ou optares por pedir um crédito para formação universitária. Queres saber mais sobre como obter um crédito universitário? Vê o que o Doutor Finanças tem a dizer.

Outra alternativa é negociar com a tua empresa para te financiar o curso. Isto só faz sentido caso acrescente valor à tua função.

Academia de Código

Para quem tiver interessado a entrar no mundo de IT pode fazer o bootcamp da Academia de Código e aprender a programar. São 14 semanas em que aprendes a programar em Javascript e Java. É um curso muito prático, que te prepara para entrar no mercado do IT.

Este modelo surgiu no seguimento do aumento do desemprego em Portugal. Neste bootcamp, a Academia de Código transforma pessoas de outras áreas sem saída ou sem perspectivas, em developers prontos para entrar num mercado onde as oportunidades não faltam.

Coursera

Na Coursera encontras todo o tipo de cursos leccionados por formadores de universidades e instituições a nível mundial. A maioria dos cursos são em inglês e também a maioria deles são pagos.

Formação alternativa

Outras formas de adquirires conhecimento sem ser através de cursos são por exemplo ler livros, ouvir audiobooks, ouvir potcasts, fazer workshops, assistir a palestras ou seminários, entre outros.

Quanto mais conhecimento especializado tens, mais valor acrescentas e mais dinheiro poderás ganhar. Por isso, investe em formação!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *