Investimentos de baixo risco para o investidor conservador
Hoje o artigo é para investidores mais conservadores ou iniciantes, que procuram investimentos de baixo risco. Vamos falar aqui de algumas opções de investimento com menor risco.
Vieste à procura de opções de investimento de baixo risco, com retornos maravilhosos? Então keep looking, porque aqui não os vais encontrar. Vamos falar de investimentos de baixo risco, e consequentemente baixo rendimento.
Este tipo de investimentos são bons para ter na carteira em várias situações. Primeiro, se o teu horizonte temporal é menor, porque se assim for, deves de facto arriscar menos. Também para os investidores que não gostam muito de risco. E ainda caso queiras ter alguns produtos com rendimento garantido na tua carteira. (Atenção que nem todos os produtos que vou falar aqui hoje têm capital garantido.)
Certificados de Aforro
Já deves ter ouvido falar dos certificados de aforro. Eu própria também subscrevi. São produtos fornecidos pela IGCP, ou seja a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública que podem ser subscritos através CTT, dos correios.
Também são uma boa opção para colocar o fundo de emergência, porque têm elevada liquidez. Ou seja, investes e o dinheiro só fica “preso” nos primeiros três meses.
Mais vantagens deste produto: não há custos associados. Quando digo que não há custos associados falo em comissões de subscrição ou de resgate. Mas claro que temos de pagar impostos de 28% sobre os ganhos. Isso não há volta a dar. Outra vantagem é que há capitalização de juros, ou seja, podes beneficiar do juro composto automaticamente.
Caso queiras saber outros produtos financeiros onde se pode beneficiar do juro composto, vê este artigo.
Relativamente ao rendimento, existe uma taxa base mais um prémio de permanência depois do 2º ao 10º ano A taxa base não é fixa, e é determinada mensalmente no antepenúltimo dia útil do mês, para vigorar durante o mês seguinte. E a fórmula que usam para fazer este cálculo é a média dos valores da Euribor a três meses observados nos dez dias úteis anteriores mais 1%.
Ler sobre: Tudo sobre Certificados de Aforro
Certificados do Tesouro Poupança Crescimento
Os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento são títulos da Dívida Pública, com uma taxa fixa garantida. É uma boa opção para quem procura investimentos de baixo risco. Este produto também é fornecido pela IGCP e portanto podem ser subscritos através CTT.
Neste caso, durante o primeiro ano não podes retirar o dinheiro. Mas a taxa anual de rentabilidade é fixa. O que é bom. Está definido qual é a taxa para cada ano, durante 7 anos, que é o período máximo de subscrição, e a média desses 7 anos, da taxa de juros é de 1,38%. E depois também há um prémio de permanência após o segundo ano.
Uma desvantagem para mim deste produto, é que não há capitalização de juros de forma automática. E nem dá para fazer de forma manual, porque o investimento mínimo são 1000 euros, o que limita um pouco as possibilidades deste produto. Isto é a minha opinião, claro.
Ler sobre: Como investir em Certificados do Tesouro Poupança Crescimento
ETFs de Obrigações
Já falei muitas vezes de ETFs, e já indiquei em qual eu gosto de investir. É um ETF mundial de ações. Mas também há ETFs de obrigações! E estes ETFs são menos arriscados. Claro que há sempre risco, como sabem, mas comparando um ETF de ações mundial, com um ETF de obrigações mundial, o grau de risco é menor. O nível de risco está sempre na ficha do produto.
Penso que ETFs de obrigações pode ser um bom complemento na carteira de um investidor com um horizonte temporal mais curto.
PPR sob forma de seguro
O último investimentos de baixo risco que quero partilhar aqui hoje são os PPR sob a forma de seguro. Os PPR, ou planos de poupança reforma são um investimento não exclusivamente para usufruir na reforma, porque também permitem resgatar o dinheiro que juntaste antes de entrares na reforma. Não consegues é usufruir de todos os benefícios fiscais.
Qual é a vantagem dos seguro PPR? É que por norma, têm o capital garantido. Digo, por norma, porque existem seguros PPR divididos em fundos que, por sua vez, não têm o capital garantido, mas pronto, estes são uma minoria. Nos seguros PPR com capital garantido, existe normalmente um rendimento mínimo, variando de seguro para seguro.
Pessoalmente invisto num fundo PPR, porque me dá maiores retornos, mas no futuro, possivelmente investirei num seguro PPR.
Ler sobre: Como escolher um PPR (Plano Poupança Reforma)
Bons investimentos!