• Saltar para o menu principal
  • Skip to main content
  • Saltar para o rodapé

+351 915 777 439

hello@financascomella.com

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Finanças com Ella

Vamos atingir a Independência Financeira

  • Sobre
  • Coaching
  • Vídeos
  • Blog
  • Free Ebook
Contactos

Como usar as dívidas para ganhar mais dinheiro

Você está aqui: Home / Dívidas / Como usar as dívidas para ganhar mais dinheiro

Agosto 11, 2019 por Ella Nooren 2 Comentários

Como usar as dívidas para ganhar mais dinheiro? Estamos habituados a ouvir que ter dívidas é mau. Mas a verdade é que dívidas podem gerar dinheiro e podem ser usadas de forma positiva. Tens é de saber como usá-las a teu favor. É como o fogo, se for bem utilizado dá para aquecer, para cozinhar. Se for mal utilizado podes te queimar.

Um crédito de habitação é uma dívida boa?

Para poder distinguir dívidas boas de dívidas más temos de perceber a diferença entre activo e passivo, ou em inglês asset e liability. Isto é algo que o Robert Kiyosaki explica muito bem no livro Pai Rico Pai Pobre. Vamos pegar num exemplo simples: uma casa. Comprar uma casa para viveres nela é considerada um liability, porque ter uma casa custa dinheiro. Tens custos de condomínio, impostos, custos de manutenção, etc. Agora se comprares a casa para depois a arrendares, já é um asset, porque vais ganhar dinheiro com isso.

Ou seja, ao teres uma dívida de crédito de habitação com a casa onde víves, é uma dívida má. Mas no caso de arrendares a casa, é considerado uma dívida boa porque te gera dinheiro.

Dívida boa e dívida má

Dívidas boas põem dinheiro na tua carteira, enquanto que dívidas más te tiram dinheiro da carteira. Dívida boa é aquela que usas para rentabilizar alguma coisa, por exemplo uma casa que vais arrendar. Dívida má é quando compras um carro, um telemóvel, um barco, ou uma casa para tu viveres, porque só tens gastos com isso. Não tens rendimentos.

Agora para complicar um pouco mais: no fundo não tem a ver com o que compras com dinheiro emprestado, se é um carro, um barco, uma casa, mas sim, se vais fazer dinheiro com isso ou não. Porque se comprares um carro para ser usado para a Uber, já te vai colocar dinheiro no bolso. Então, neste caso o carro é um asset ou um activo e a dívida é boa.

It’s all about the Cashflow

Então usar as dívidas para ganhar mais dinheiro? Tem tudo a ver com o cashflow… Vamos recapitular: tens assets, liabilities, income, e expenses. A casa que arrendes, é um asset. Porque? Porque te mete dinheiro no bolso. Isto é cashflow. Esta palavra é fundamental. Neste caso o teu dinheiro, o cash, entra-te no bolso, it flows into your pocket. E atenção, isto só foi possível por causa da dívida. Ou seja, estás a ganhar dinheiro à conta da dívida. E por isso é que é uma dívida boa. Faz te ganhar dinheiro. Tem tudo a ver com se tens dinheiro a te entrar no bolso ou a sair. Porque por exemplo, um carro, é um liability, porque só te custa dinheiro.

Mas como já disse, nada tem a ver com o que compras, mas sim com o cashflow. Porque se fizeres de uber driver com o carro, já deixa de ser um liability e passa a ser um asset, porque te faz ganhar dinheiro. O que compraste faz-te entrar ou sair dinheiro do bolso? Isso é o cashflow. E por isso é que o cashflow é tão importante. Tem tudo a ver com para onde o dinheiro está a fluir, where the cash is flowing.

Então porque é que ter uma dívida pode ser bom? Porque só estás a conseguir fazer dinheiro com a casa que compraste com o crédito de habitação, por causa da dívida. Sem ela não conseguirias investir na casa. Isto no mundo das finanças chama-se alavancagem.

Queres saber se deves ou não comprar casa? Então aproveita para ver este vídeo no meu canal de youtube: Investimentos imobiliários | vantagens e desvantagens

Se tens dívidas más e queres ver-te livres delas, aproveita para ler este artigo: Como pagar dívidas | 4 passos eficazes

Dívidas,  Investir

Subscreve a Newsletter

Fica actualizado com as últimas publicações.

Subscreve

Interações do Leitor

Comentários

  1. Pedro diz

    Setembro 3, 2019 em 4:10 pm

    Olá Ella,

    Tenho uma duvida, eu quero ser investidor em imobiliário, e quero comprar a minha primeira habitação na qual pretendo alugar quartos, no meu caso consigo arranjar dinheiro suficiente para comprar o imovel a pronto, mas irei ficar sem liquidez durante algum tempo. Será que compensa pedir um empréstimo ao banco com todos os custos associados e investir o meu dinheiro aonde consiga mais juros dos que os que vou pagar ao banco?.

    Muito obrigado e continua com os conteudos,

    Responder
    • Ella Nooren diz

      Setembro 10, 2019 em 11:03 am

      Olá Pedro, isso é uma excelente questão. Por vezes vale mais pedir um crédito para ter liquidez para poder fazer outros investimentos. Tudo depende das rentabilidades que conseguirias versus os juros do crédito e tens de considerar o risco. Tens de fazer as contas. E em quanto tempo conseguirias voltar a juntar dinheiro para fazer outros investimentos/repor o fundo de emergência? Se conseguires com alguma rapidez (à partida será o caso porque vais alugar quartos), o que eu faria era comprar a casa a pronto. Depois tens de ter em conta também a altura em que estamos. Pode vir aí uma crise financeira. Isto pode ser bom para eventuais oportunidades de investimento (e para isso precisas de liquidez), mas pode também fazer-te perder rentabilidade dos teus actuais investimentos. Reforço que não sou consultora financeira, deixei-te apenas com a minha opinião pessoal. Bons investimentos!

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pronto para começar?

Contacta-me para mais informações ou para marcar uma sessão de esclarecimento.

Contacta-me

Footer

Contactos

Ella Nooren
+351 915 777 439
hello@financascomella.com

Sitemap

  • Home
  • Sobre
  • Coaching
  • Blog
  • Ebook

Newsletter

Subscreve a newsletter semanal para ficares actualizado com as últimas publicações.

Subscrever

  • Facebook
  • Instagram

© 2019 Ella Nooren. Website: Alva Design. Return to top