8 técnicas para ter sucesso na vida
Queres ter sucesso? Quem não quer 🙂 Neste artigo vou partilhar com vocês 8 estratégias que uso no meu dia-a-dia para ser mais eficiente, ter menos stress, conseguir ter mais foco, e outras coisas que me garantem mais sucesso pessoal e profissional.
Eu gosto muito de perceber que hábitos as pessoas bem sucedidas têm que as ajuda a serem mais eficientes ou mais felizes até. Às vezes são pequenas coisas, como tentar fazer algo novo todos os dias. Ou tomar banho de água fria logo pela manhã. Admiro quem o faça e gosto de perceber como isso ajuda as pessoas a ver que são capazes de fazer coisas que nunca pensariam conseguir fazer.
Listei os meus hábitos e vou partilhá-los, para que vos possivelmente inspire. Quem sabe consegues aplicar algum na tua vida que ainda não uses ou não conheces.
1| Lei da atração
Através da lei da atração conseguimos atrair mais coisas boas na vida. Eu acredito bastante nisto. A lei da atração diz que tudo o que atrais para a tua vida, seja positivo ou negativo, é consequência dos teus pensamentos e ações. Se eu tiver na cabeça que quero fazer algo, e focar os meus pensamentos em atingir esse objetivo, de comprar uma casa por exemplo, a minha energia vai-se focar nisso e assim vou dando passos concretos até conseguir comprar a casa. Vou estando atenta ao mercado, vou contactar agências para me ajudarem, vou fazer um plano financeiro, contactar bancos.
Mas o contrários também se aplica. Se eu disser constantemente a mim própria que não vou conseguir comprar a casa que quero, por isto ou aquilo, inconscientemente já desisti e não dou passos para que o meu objectivo se concretize. Então o que eu faço concretamente é dizer que consigo atingir os meus objetivos, acreditar mesmo nisso e ter um plano de ação para os atingir.
2| Partilhar as minhas ideias de negócio
Isto se calhar é algo que faz confusão a muita gente, porque muitas pessoas acreditam que o segredo é a alma do negócio. E em alguns casos realmente não convém partilhar em detalhe os nossos planos. Mas para mim, sempre que penso nalgum serviço novo, ou uma ideia de negócio eu partilho isso com outras pessoas, e faço um brainstorming. Isto ajuda-me a ter sucesso.
Na minha opinião é benéfico porque assim fico a conhecer várias opiniões, e se calhar consigo ver outras perspectivas. Não acredito que seja uma ameaça. Acho que a probabilidade de alguém “roubar a ideia” é remota. Porque para implementar a ideia, é preciso trabalho, muito trabalho na maior parte dos casos. E só por isso, a maioria das pessoas não vai roubar a ideia. Espero não vir a estar enganada, mas estou disposta a correr o risco. Traz-me mais valor partilhar, do que não partilhar.
3| Definir objectivos ambiciosos
Ter sucesso definindo objetivos ambiciosos. Eu gosto de definir objetivos ambiciosos. Mas não exageremos.
Grant Cardone, um real estate investidor, speaker e autor, fala sobre o 10x Rule, que diz que quando defines um objetivo, por exemplo de ganhar mais 3000 euros durante este ano, multiplica isso por 10. Ou seja, ganhar mais 30 mil euros no próximo ano. Assim o teu esforço vai ser maior, logo maior a probabilidade de o atingires. E caso não atinges o teu objetivo, é preferível não atingir os 30 mil euros, do que não atingir os 3 mil euros.
Para mim isso não funciona, porque se o objetivo for demasiado ambicioso, deixa de ser realista nos meus olhos e como acho que não consigo atingir à mesma, nem tento. Mas definir objetivos ambiciosos realistas, sim, isso ajuda muito e já me aconteceu imensas vezes, ultrapassar os meus próprios objetivos.
4| Como lidar com constante insatisfação
Eu sofro de um problema que é a constante insatisfação. Quero sempre mais. Isso é extremamente cansativo e faz com que tenha dificuldade em valorizar o que já tenho. Eu já consegui atingir algumas coisas que queria e às vezes penso que me devia contentar mais com aquilo que já tenho.
Mas bom, para vos dar um exemplo, posso sentir-me insatisfeita em relação ao meu emprego. E só de pensar que não sei quando irei sair desta situação, desmotivo e fico embaixo. Tenho dificuldade em ver a luz ao fundo do túnel. Sei que a longo prazo não é isto que eu quero. Mas se me perguntares se aguento estar nesta situação por mais 5 anos, se calhar digo-te que sim. Porque assim consigo ver o fim. Tenho um prazo e assim torna-se mais fácil de gerir.
A verdade é que nada é permanente e pensar que esse emprego é só uma passagem no meu percurso para atingir um objectivo maior, se calhar aguento mais uns anos nesse emprego.
5| Que recursos precisas para começar
Esta estratégia é super útil para quando queres começar alguma coisa, mas por mais que tentes começar, não consegues. Quando comecei a pensar em criar o meu próprio projeto nunca hesitei que iria começar, mas tive muito receio de não conseguir fazer certas coisas. Isto foi um percurso, mas em certos momentos parecia que não conseguia mesmo avançar com as minhas ideias porque achava que não ia ser capaz. E então perguntei-me: que recursos preciso para simplesmente começar?
Esta pergunta pôs as coisas em perspectiva. Tendo a lista das coisas que precisava, pareceu muito mais fácil e o obstáculo parece que diminuiu. Com esta lista tive visibilidade sobre aquilo que já tinha à minha disposição para começar e aquilo ainda me faltava. Depois arranjei os recursos e avancei!
Se também tiveres um projeto ou uma tarefa que queres começar, mas estas a ter dificuldade em dar o passo, vale a pena experimentar esta técnica.
6| Não seguir os conselhos de amigos e família
É muito provável que se contares aos teus amigos ou família que te vais aventurar num negócio próprio ou que vais começar a investir dinheiro para atingir a independência financeira, que eles te digam para não o fazeres. E não o fazem por mal. Fazem-no porque gostam de ti, porque querem o teu bem, e porque te querem proteger. Mas seja com boas intenções ou não, pode-te impedir de seguir os teus planos.
Caso isto aconteça, pede-lhes argumentos. “Porque é que dizes para não o fazer?” Se os argumentos forem bons, claro que os deves tomar em consideração, mas caso contrário, não te deixes impedir de seguir o teu plano e atingir os teus objetivos. No meu caso nos investimentos, arrisquei e não ligava muito aquilo que as pessoas à minha volta diziam. Ouvi muito: Não invistas! Isso é um risco tão grande. Ainda perdes tudo! Guarda mas é as tuas poupanças. Depois o meu negócio Finanças com Ella, inda por cima um canal de youtube, as pessoas diziam-me: “Ella, olha a exposição que vais ter.” Eu ouvi, ponderei, e segui o meu plano.
E claro que isto é querido da parte deles e essa preocupação vem do coração. Mas acontece que desmotiva ouvir um discurso a prever um cenário pessimista. Prefiro focar a minha energia em arranjar estratégias para diminuir o risco de falhar. Eu sei que consigo e sei o risco que estou a correr. Pondero todos os factores e que estou disposta a correr os risco.
7| Exercício de gratidão
Uso o exercício de gratidão de Tony Robbins para ter sucesso. No que é que consiste este exercício de gratidão? É muito simples. Durante 3 minutos dizes coisas pelas quais estás agradecido.
Estou agradecida porque estou saudável. Estou agradecida porque hoje fiz meditação logo pela manhã. Porque tenho pessoas de quem gosto ao meu lado. Estou agradecida porque fiz exercício. Etc.
Não o faço todos os dias, mas tento fazer o máximo de vezes, porque ajuda imenso a transformar o foco negativo para um foco mais positivo. Durante esses minutos não há espaço para pessimismo.
8| Investir em mim própria
Invisto dinheiro em mim para ter sucesso. E não falo só em investir para ganhar novas competências, mas também investir, por exemplo, na nossa saúde (física e psicológica).
Começando pela formação. Quando fui para a universidade decidi não me ficar pela licenciatura, nem pelo mestrado, decidi ainda fui fazer um MBA. Gastei bastante dinheiro nisto, mas foi um investimento em mim própria. Isto com o objetivo de me conseguir diferenciar mais tarde no mercado de trabalho e assim, arranjar um emprego melhor, que pagasse mais. Se é preciso ter um MBA para ganhar bem? Não acredito. Mas acredito que em dez cvs, o meu se pudesse destacar por ter mais competências, eventualmente. Isto são especulações, claro. Mas esse pelo menos esse era o meu objetivo. Conseguir diferenciar-me. E aqui investi em mim própria, no meu futuro, na minha formação. Tento sempre fazer workshops, ou formações para me manter desafiada e aumentar as minhas competências.
Quem fica parado a nível de conhecimento, fica parado na evolução, a meu ver. E quando falo em formações também incluo formações para aprender a negociar melhor por exemplo. São competências que ajudam a poupar mais (poupar nos contratos de serviços por exemplo, negociar o contrato da internet ou do telemóvel) ou a ganhar mais (pedir mais dinheiro pelos meus serviços, ou pedir aumentos).
Outro investimento em mim que fiz, que me ajudou a ter sucesso foi contratar o serviço de um coach profissional para me ajudar a atingir certos objetivos que tinha. Isto foi um investimento em mim mesma e gastei bastante dinheiro, mas compensou muito. Aliás, quem já me segue há mais tempo, sabe que foi por causa do coaching que comecei o projecto finanças com Ella.
Depois também gasto dinheiro em ginásio e no yoga, e isso é um investimento mensal que faço. Custa dinheiro, mas vale mesmo a pena pelo retorno. Tem um elevado return on investment. Gasto dinheiro em SPAs de vez em quando, em massagens de relaxamento. Preciso disto de vez em quando para me manter sã. Invisto numa boa alimentação. Opto por comprar muitas coisas frescas talvez um pouco mais caras porque quero tratar bem da minha saúde. Resumindo, esta estratégia, de investir em mim mesma, acho que é super, mas super importante.
Ter sucesso
Além destas 8 estratégias para ter sucesso, uso outras como por exemplo, fazer meditação, exercício, tento sempre rodear-me de pessoas otimistas e inspiradoras. Falo nisto neste video, caso tenhas interesse em ver.