5 coisas que deixei de comprar para poupar mais
Quero partilhar com vocês cinco coisas que deixei de comprar. Quando comprava ou consumia estas coisas não conseguia poupar tanto como consigo hoje em dia considerando estes comportamentos como falhanços da minha vida financeira.
Combater o consumismo
Hoje em dia existe tanto consumismo. Somos expostos a publicidades constantemente, seja nas series, nos filmes, nas redes sociais, na rua! Tudo para nos incentivar a comprar coisas que nem sabíamos que existiam e que nem precisamos. Acontece regularmente compramos coisas que nunca usamos, ou porque estava em promoção, ou porque houve pressão social para comprar, ou porque foi uma compra de impulso.
Para mim conseguir controlar as compras por impulso foi um grande passo para conseguir poupar mais. Aproveita para ler o artigo Como controlar compras por impulso se também sofres deste mal. Este tipo de consumismo é um desperdício, tanto para a carteira como para o ambiente. (Ler mais sobre Poupar dinheiro e o ambiente | 6 dicas práticas.)
Vou partilhar contigo o que eu deixei de comprar que me faz poupar muito dinheiro sem sentir falta de nada:
1| Uber/Taxi
A primeira coisa que deixei de comprar, ou melhor, serviço que deixei de usar, foram os taxis e Ubers. É tão fácil hoje em dia chamar um Uber ou um taxi, que por vezes nem pensamos se há alternativas mais económicas. No meu caso, muitas vezes era preguiça e basicamente tornei chamar um Uber um hábito. Um péssimo hábito, porque com isso sofria a carteira, a minha saúde, porque andava muito menos a pé, e o ambiente.
Neste caso foi mesmo uma questão de hábito. Decidi para mim mesma deixar de usar Uber e ir a pé, sempre que houvesse essa alternativa. E assim foi. Hoje em dia é raro andar de Uber e sinto-me muito bem com isso! Ando muito a pé e de bicicleta. É uma excelente alternativa para quem vive em Lisboa, onde tudo acaba por ser relativamente perto.
(Usa o meu código de promoção da Uber e recebe um desconto na primeira viagem: aq5mj9qvue)
2| Coisas para a casa
Quem não quer ter a casa toda bem decorada, cheia de acessórios de decoração, móveis lindos, loiça bonita, cortinados de boa qualidade, roupa da cama, almofadas… Eu claramente queria e gastava muito dinheiro nisso. Até porque sempre que ia a uma loja, via sempre alguma coisa que queria levar.
Gastei dinheiro desnecessariamente e hoje em dia já não o faço. Tento investir em coisas de qualidade que saiba que vá usar mesmo. Além disso compro bastante em segunda-mão. Algo que sempre fiz. Mais uma vez poupo dinheiro e poupo o ambiente reutilizando, por exemplo móveis.
3| Roupa
Outra coisa que deixei de comprar para poupar mais dinheiro foi roupa. Compramos muito mais roupa do que precisamos. A verdade é que com o fast fashion a qualidade do vestuário baixou tanto que nesses casos até precisamos mesmo de comprar roupa nova porque a que comprámos há um mês já se estragou. Mas mesmo assim, no meu caso eu comprava mais do que precisava, e mais do que cabia no meu roupeiro.
Eu comprava roupa nova e para a poder guardar, tinha de doar outra roupa que muitas vezes ainda estava em bom estado, só que não a usava porque tinha sido uma má compra. Comecei a investir em algumas peças de melhor qualidade para durarem mais tempo. Assim não preciso de andar sempre a comprar. Até porque, sempre que precisava de uma peça de roupa nova e ia às compras, voltava com muito mais do que precisava.
Eu compro roupa em segunda-mão desde sempre. O que ajuda muito nas poupanças. Mas também podemos cair na armadilha de comprar em maiores quantidades por ser barato. A mesmo coisa pode acontecer nos saldos. Comprar coisas que precises nos saldos é ótimo, mas não compres algo, só porque está em saldos. Pensa bem se precisas mesmo e se vais usar antes de comprar.
4| Livros que não lês
Pessoalmente gosto de comprar livros. Mesmo com as alternativas digitais, prefiro ter um livro na mão. Livros são um excelente investimento e por isso sou a favor de comprar livro… se os leres! Comprar livros para não os ler não vale a pena. Eu comprava livros com toda a intenção de os ler, mas acabava por nunca o fazer, ou porque não tinha tempo, ou porque preferia fazer outras coisas.
Agora disse a mim mesma que só posso comprar novos livros, quando tiver todos os que tenho lidos. A não ser que haja um livro muito específico que precise mesmo de ler. Investe em livros bons e lê-os mesmo! Fica também a saber quais foram os livros que transfomaram a minha vida financeira!
5| Ginásio
Já me inscrevi algumas vezes no ginásio, e acabava por nunca ir. Queria muito fazer exercício e parecia que ao me inscrever, ou seja, ir lá, preencher os dados, pagar, etc, era suficiente para começar a fazer exercício regularmente. Mas obviamente não funciona assim. Eu tive de aprender a custo de algum dinheirinho, que ginásios não são para mim. Eu gosto de estar ao ar livre e depois de sair do trabalho ou mesmo ao fim de semana preferia ir até à praia para correr ou fazer uma caminhada na natureza, ao ir para um ginásio.
Por isso, se não vais, não vale a pena te inscreveres. Faz esse favor à tua conta bancária. A mesma coisa com roupa de ginásio. Queres começar a fazer desporto então a primeira coisa que vais fazer é comprar roupa nova, para depois te motivar a fazer exercício. Isso é claramente fazer as coisas numa ordem errada. (Quantas vezes eu fiz isto! Shame on me!) Primeiro deves começar a fazer exercício, com a roupa que tens, e depois se vires que já é um hábito fixo e precisas de mais roupa, aí sim, compras.
(Se também queres implementar novos hábitos e não sabes como, lê este artigo: Como criar novos hábitos | 3 métodos infalíveis)
Estas foram as cinco coisas que deixei de comprar para poupar dinheiro. Quais delas também se aplicam a ti? Desafio-te a escolheres três delas e deixares de as comprar ou adquirir para poupares mais!